Mercados de Bitcoin São Extremamente Eficientes, Afirma Relatório

 | 01.04.2019 09:37

Uma aluna chega na casa do professor para a primeira aula, sendo recebida pela empregada. O professor começa a aula de aritmética pelas somas: 1+1, 1+2, tudo vai bem. Mas a aluna se mostra absolutamente incapaz de realizar qualquer subtração. O professor tenta ensiná-la de toda forma, sem sucesso. Se a aluna não consegue resolver nem as mais simples subtrações, como espera algum dia resolver multiplicações astronômicas? Eis que a aluna responde o resultado correto da multiplicação, explicando que, apesar de incapaz de aprender a multiplicar, decorara os resultados de todas as infinitas multiplicações.

Os dois passam então a estudar filologia, e provam que todas as palavras em todas as línguas são idênticas e diferentes, simultaneamente. Para exemplificar, o professor pega uma faca e chama-a de "faca" em todas as línguas e termina matando com ela, a sua aluna. A empregada, que já tinha tentado interromper a aula, recrimina o professor, dispõe-se a enterrar a vítima (a 49ª somente naquele dia) e lhe lembra que a "aritmética leva à filologia e esta ao crime", consolando-o e abrindo a porta para a aluna seguinte.

O texto é de “A lição”, peça de Eugène Ionesco, dramaturgo romeno mestre do absurdismo. O motivo de começar o artigo dessa semana com essa peça é que devemos sempre lembrar que neste mundo sabemos de muito pouco ou quase nada. Na grande escola da vida somos todos alunos do professor mercado e que suas lições, por mais absurdas que possam parecer, têm consequências reais e fazem vítimas cotidianamente.

Todo mundo sempre falou da ineficiência do mercado de criptomoedas, dos grandes spreads e alta manipulação. Pois bem, em relatório divulgado à SEC no último dia 20, a Bitwise mostrou com maestria que, na verdade, o mercado do Bitcoin é extremamente eficiente. Vejamos por exemplo as cotações em 10 das principais corretoras do mercado: