Mercados Digere Sinais Emitidos pelo Governo Trump

 | 30.01.2017 09:22

Mercados Globais

A semana começa com os mercados digerindo a semana passada, cheia de medidas e sinais emitidos pelo governo Trump e que, como era de se esperar, aumentam as incertezas e a volatilidade dos mercados globais.

Os indicadores mais importantes para a condução d apolítica monetária saem ao longo da semana e estão relacionados ao comportamento do mercado de trabalho, com as folhas de pagamento da ADP na quarta feira e a situação do emprego na sexta (payroll). Amanhã começa a reunião do Comitê de Política Monetária do FED (FOMC), que pode elevar a taxa básica de juros em mais 0,25%, dando continuidade ao ciclo de alta. Esses eventos vão dominar a semana, que ainda terá as reações globais às medidas protecionistas e restritivas à imigração impostas por Trump.

Em meio ao feriado chinês do ano novo lunar, o petróleo se mantem em ligeira queda, com preços pressionados para baixo com a constatação de que a produção dos EUA aumentou em decorrência da alta dos preços. Com preços acima de US$ 45 e US$ 50 a produção de xisto se viabiliza. Dessa forma, a restrição da produção da OPEP reduz a oferta global, mas ela é compensada pelo aumento da produção dos EUA. Veja o gráfico da produção mensal de petróleo dos EUA, em milhares de barris: