Mercados Disparam com Cessar-Fogo entre EUA e China

 | 03.12.2018 07:57

ÁSIA: As bolsas na Ásia registraram ganhos na segunda-feira após os presidentes Donald Trump e Xi Jinping concordarem com um cessar fogo temporário entre os Estados Unidos e a China, durante a reunião do G-20 na Argentina no fim de semana. O índice da MSCI para as ações da Ásia-Pacífico, excluindo o Japão, subiu quase 2% com as notícias.

Os mercados da China continental registraram fortes ganhos no dia. O composto de Xangai subiu 2,57%, enquanto o composto de Shenzhen avançou 3,27%. Enquanto isso, o índice Hang Seng de Hong Kong subiu 2,55%. O movimento também se deve por conta de uma nova leitura sobre a atividade econômica na China, onde o índice PMI da Caixin Manufacturing mostrar que a atividade fabril cresceu de 50,1 para 50,2 em novembro, em comparação com o mês anterior. Economistas consultados previam uma leitura de 50,0, nível que separa a expansão da contração.

O Nikkei do Japão subiu 1%, enquanto o índice Topix, mais amplo, avançou 1,3%. Na Coreia do Sul, o Kospi ganhou 1,67%.

Na Austrália, o ASX 200 saltou 1,84%, com quase todos os setores em território positivo. As grandes mineradoras registraram fortes ganhos: Rio Tinto (LON:RIO) avançou 2,33%, Fortescue Metals Group subiu 4,25% e BHP Billiton, 3,6%.

O presidente chinês, Xi Jinping e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram no sábado em fazer uma pausa momentânea na escalada da atual guerra comercial entre as duas potências econômicas. O acordo oferece a Pequim um alívio sobre o planejado aumento de tarifas de 10% para 25%, que estava previsto para 1º de janeiro, sobre US $ 200 bilhões em mercadorias chinesas.

A suspensão depende do progresso nas negociações entre os dois lados que deve ser concluído nos próximos 90 dias e deve abranger questões como a proteção à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e agricultura.

Uma promessa chinesa de comprar mais produtos agrícolas americanos fez com que os futuros de soja subissem 1,9%, para até US $ 9,24 por bushel, o maior nível desde agosto. As ações da chinesa WH Group, o maior produtor de suínos do mundo, subiram 11,4% no pregão de Hong Kong.

As ações de transporte marítimo, como a japonesa Mitsui OSK Lines e a Evergreen Marine de Taiwan também se beneficiaram, subindo 5,3% e 3%, respectivamente.

Os estrategistas do Morgan Stanley (NYSE:MS) aumentaram suas projeções de ganhos em 2019 nos índices MSCI China e Hang Seng, sugerindo que seus clientes recebam uma alocação para "overweight" em relação a outros mercados emergentes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os preços do petróleo subiram acentuadamente durante o horário asiático. O petróleo bruto Brent aumentou 4,79%.

Ainda durante a reunião do G-20, a Rússia e a Arábia Saudita concordaram em estender os esforços da OPEP para conter a produção. A alta só não foi maior por conta do Catar anunciando seus planos de sair do cartel dias antes da reunião antecipada entre a OPEP e seus aliados.

EUROPA: Mercados europeus abriram em alta após trégua comercial temporária entre os EUA e a China. O pan europeu Stoxx 600 sobe mais de 2% durante as negociações da manhã. O índice DAX da Alemanha lidera os ganhos entre as principais bolsas regionais, subindo mais de 2,5%.

O setor de recursos básicos da Europa, com sua forte exposição à China, disparou após o início do pregão, reagindo ao cessar-fogo sobre tarifas entre Washington e Pequim. Antofagsta, Glencore (LON:GLEN) e a Anglo American (LON:AAL) negociaram com alta de mais de 6% com as notícias. Entre as gigantes do setor, BHP sobe 6,1% e Rio Tinto avança 4,8%.

Setores sensíveis à disputa comercial, como os de automóveis, também registram ganhos, com a Volkswagen aumentando 4%. As principais companhias petrolíferas também ajudam a impulsionar os ganhos nos índices europeus, já que os preços do petróleo bruto sobem quase 5%.

EUA: Os futuros dos mercados de ações dos EUA sobem depois que o presidente dos EUA, Donald Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram com um cessar-fogo de 90 dias em relação à guerra comercial que pesou sobre os mercados globais de ações durante a maior parte de 2018.

Os dois líderes, que se reuniram no sábado na cúpula do G-20 na Argentina, concordaram em suspender as tarifas adicionais sobre os bens recíprocos no início de 2019 para permitir que as negociações aconteçam. Os EUA concordaram em deixar tarifas de mais de US $ 200 bilhões em produtos chineses em 10%. Se depois de 90 dias, os dois países não conseguirem chegar a um acordo, essa taxa será aumentada para 25%, segundo a Casa Branca. A China também disse que compraria uma quantidade substancial de bens nos setores de agricultura, energia e industriais dos EUA.

Na sexta-feira, o índice S&P 500 subiu 0,82%, enquanto o Nasdaq Composite Index adicionou 0,79%. O Dow Industrials subiu 1,92%. Tanto o S & P 500 quanto o Nasdaq registraram seus melhores desempenhos semanais desde dezembro de 2011, enquanto o índice de blue-chips registrou sua melhor semana desde novembro de 2016.

Na agenda de dados econômicos, os investidores provavelmente ficarão atentos para a leitura final do PMI de manufatura para novembro, por volta das 12h45. Os dados com gastos de construção para outubro e os de vendas de veículos leves para novembro devem ser divulgados às 13h00.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +2,00%
SP500: +1,89%
NASDAQ: +2,55%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Haramoto

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações