Mercados em guerra de trincheira

 | 24.10.2023 09:00

A Petrobras (BVMF:PETR4) roubou a cena ontem (23) no mercado financeiro, em meio a ruídos de interferência política. As ações ON e PN afundaram ao menos 6%, cada, acompanhando de forma mais acelerada o tombo nos preços do petróleo. Com isso, a estatal se desvalorizou em mais de R$ 30 bilhões em apenas um dia.

Porém, na semana passada, a Petrobras havia sido destaque no noticiário por cravar recordes, inclusive em termos de valor de mercado, acumulando valorização de mais de 10% no mês. Ou seja, embora haja um desconforto dos investidores quanto à aprovação de revisão no estatuto da empresa, a notícia foi o gatilho para realizar lucros.

Da mesma forma, a ausência de novidades na guerra no Oriente Médio, com a temida escalada do conflito não se materializando e Israel adiando a incursão terrestre em Gaza, abriu espaço para os mercados globais respirarem aliviados. A pausa no rali dos rendimentos (yields) dos títulos americanos (Treasuries) de longo prazo também ajudou.

Mercados dão tiro curto/h2

Ainda assim, o Ibovespa acabou fechando em queda, seguindo as bolsas de Nova York, onde apenas o Nasdaq (NASDAQ:NDAQ) subiu, antes de balanços da Microsoft (BVMF:MSFT34) e Alphabet (BVMF:GOGL35) (dona do Google (NASDAQ:GOOGL)). Portanto, os ativos de risco ainda encontram dificuldades para recuperarem parte das perdas recentes.

Contudo, quando surge a oportunidade, os investidores não perdem a chance e colocam os ganhos no bolso. Trata-se de um movimento conhecido como “guerra de trincheira”, de tiro curto, em que os agentes ficam atentos e saem da defensiva para agir apenas quando o ambiente está propício.

Esse comportamento tende a permanecer enquanto não houver clareza no cenário, seja em relação às incertezas políticas ou quanto à narrativa de juros mais altos por mais tempo nos Estados Unidos. Até lá, fatores pontuais, como o noticiário corporativo, a agenda política ou o calendário econômico devem agitar os negócios.

Aliás, a terça-feira reserva dados de atividade na Zona do Euro, no Reino Unido e nos Estados Unidos, com a resiliência da economia americana se contrastando com a fragilidade europeia. Por aqui, a pauta em Brasília fica em destaque, diante da provável votação do projeto de taxação dos fundos exclusivo e offshore na Câmara.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações