Mercados financeiros conseguirão retestar máximas anteriores em breve?

 | 11.09.2023 16:38

Os mercados globais tiveram uma forte recuperação este ano, após a queda de 2022, mas a recente volatilidade indica que as máximas anteriores não serão alcançadas no curto prazo.

A boa notícia para os investidores é que praticamente todas as principais classes de ativos ainda estão registrando ganhos no acumulado do ano, com destaque para as ações dos EUA, de acordo com um conjunto de ETFs até o fechamento de sexta-feira (8 de setembro). Mesmo após a última correção, as cotas do Vanguard Total Stock Market Index Fund ETF Shares (NYSE:VTI) estão apresentando um impressionante aumento de 16,1% até o momento em 2023.

Os únicos componentes das principais classes de ativos que tiveram perdas este ano são: uma medida ampla de commodities (GCC), títulos do governo em mercados desenvolvidos fora dos EUA (BWX) e imóveis fora dos EUA (VNQI).

Como um indicativo claro de um aumento geral nos preços dos ativos, o Global Market Index (GMI), mantido pelo CapitalSpectator.com, subiu quase 11% em 2023. Esse benchmark não gerenciado mantém todas as principais classes de ativos (exceto dinheiro) em proporções de valor de mercado por meio de ETFs e representa uma medida competitiva para estratégias de portfólio que englobam diversas classes de ativos.