Mercados Globais Abrem a Semana Volátil, Com a Ômicron e o Bitcoin no Radar

 | 06.12.2021 08:08

h2 Ásia

As bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta segunda-feira, após o problemático desenvolvedor chinês China Evergrande Group (HK:3333)  (OTC:EGRNY) avisar na sexta-feira que pode ficar sem dinheiro para "cumprir suas obrigações financeiras", enquanto o Bitcoin despencou acentuadamente no fim de semana e os preços do petróleo subiram durante o horário asiático.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,76%, fechando em 23.349,38 pontos, pesada principalmente pelas ações de tecnologia. JD (NASDAQ:JD) caiu 4,85%, Tencent caiu 3,2% e Alibaba (NYSE:BABA) caíram 5,61%. A queda ocorre após perdas das ações de empresas chinesas listadas nos Estados Unidos na sexta-feira, por conta de preocupações com normativa regulatória mais rígida depois que Didi anunciou que sairia da Bolsa de Valores de Nova York.

O problemático incorporador imobiliário chinês Evergrande alertou na sexta-feira em um relatório junto à bolsa de valores de Hong Kong que recebeu um pedido de reembolso de cerca de US $ 260 milhões e que no caso do Grupo ser incapaz de cumprir suas obrigações de garantia ou outras obrigações financeiras, isso pode levar os credores a exigirem uma aceleração dos reembolsos. Depois de cumprir os últimos pagamentos de juros, a empresa enfrenta outro prazo de carência para pagamentos de dívidas de US $ 82,5 milhões, de acordo com a Reuters. As ações da Evergrande despencaram quase 20% na segunda-feira.

As ações da China Continental também caíram depois de subir mais cedo. O composto de Xangai fechou em queda de 0,50%, em 3.589,31 pontos, enquanto o Shenzhen Component caiu 0,93%, para 14.752,96 pontos.

O Nikkei do Japão reduziu as perdas iniciais, fechando em queda de 0,36%, em 27.927,37 pontos, enquanto o Topix caiu 0,53% para 1.947,54 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,17% para fechar em 2.973,25 pontos.

O S & P / ASX 200 da Austrália fechou em alta de 0,05%, em 7.245,10 pontos, recuperando de pequenas perdas iniciais. As principais mineradoras recuaram. BHP  (ASX:BHP) caiu 1,6% e a Rio Tinto Ltd (ASX:RIO) (LON:RIO) fechou em baixa de 1,8%, mas a Fortescue Metals Group (ASX:FMG) ganhou 0,3%. As produtoras de lítio estavam sob pressão. O recém-renomeado Allkem caiu 7,2% e Pilbara Minerals Ltd (ASX:PLS) caiu 4,1%. As produtoras de ouro subiram, apesar do preço do ouro permanecer próximo de $US 1.782,46 por onça.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 0,83%.

h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Europa/h2

As bolsas europeias sobem na segunda-feira, com os investidores continuando a monitorar os desenvolvimentos em torno da variante ômicron e da volatilidade do bitcoin.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,22% nas negociações do meio da manhã, com ações de petróleo e gás liderando os ganhos.

O DAX 30 da Alemanha sobe 0,06%, o francês CAC 40 avança 0,48% e o FTSE MIB da Itália sobe 0,48%. Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,85% e o PSI 20 de Portugal adiciona 0,75%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,68%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 1,9%, Antofagasta (LON:ANTO) adiciona 0,8%, BHP  (LON:BHPB) sobe 0,5% mas Rio Tinto  (LON:RIO) cai 0,7%. As produtoras de petróleo BP  (LON:BP) e Royal Dutch Shell  (AS:RDSa)(NYSE:RDSa) sobem 2,1%.

Entre os dados econômicos divulgados na Europa, as encomendas industriais alemãs despencaram 6,9% em outubro, bem abaixo da previsão do consenso de uma queda de 0,5%, com a fraca demanda externa pesando sobre o estudo.

h2

EUA/h2

Os futuros dos índices de ações dos EUA imprimem bastante volatilidade na manhã desta segunda-feira, após uma semana de baixa em Wall Street, com os investidores liquidando suas ações em meio à preocupações com a nova variante ômicron e a movimentação do Federal Reserve para endurecer sua política monetária.

Na sexta-feira, o Dow caiu 0,17%, para 34.580,08 pontos e o S&P 500 caíu 0,84%, para 4.538,43 pontos.

O Nasdaq Composite caiu 1,92%, para 15.085,50 pontos, ajudada pela queda de mais de 6% para as ações da Tesla (NASDAQ:TSLA).

A forte venda de ações de tecnologia estendeu-se ao mercado cripto, onde os preços também caíram. O Bitcoin foi negociado em torno de US $ 57.000 na manhã de sexta-feira, mas no sábado havia despencado para cerca de US $ 43.000. No domingo, a maior criptomoeda do mundo recuperou parte de suas perdas, mas ainda abaixo do nível psicologicamente importante de US $ 50.000.

Nesta segunda-feira, o Bitcoin cai 3,39%, para US $ 47.632,70, o Ethereum recua 5,69%, para US $ 3.957,06, Cardano cai 6,2%, Solana recua 9,64%, Dogecoin cai 7,82%, Shiba Inu perde 9,15%, enquanto XRP e Litecoin caem 7,57% e 9,31%.

O crescimento do emprego mais lento do que o esperado também contribuiu para as vendas no mercado amplo de sexta-feira. O número de empregos não-agrícolas aumentaram em 210.000 no mês passado, disse o Departamento do Trabalho na sexta-feira, abaixo do número de 573.000 da expectativa dos economistas esperavam. A taxa de desemprego ficou em 4,2%, melhor do que o esperado, ante 4,6% em outubro. Os economistas previam uma leitura de 4,5%. O número de empregos criado foi decepcionante, considerando que o período da pesquisa recuou antes mesmo da existência da variante ômicron.

Com os investidores fugindo para ativos considerados porto-seguros, o rendimento do Tesouro de 10 anos caiu para 1,335%, o menor desde 21 de setembro.

Não há dados relevantes para serem divulgados.

h2

Índices futuros - 7h50/h2


Dow Jones Futuros: +0,26%
S&P 500: -0,07%
Nasdaq 100 Futuros: -0,69%

h2

Commodities/h2

MinFe Dailan: +1,57%
Brent: +2,34%
Petróleo WTI: +2,64%
Soja: -0,31%
Ouro: -0,08%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações