Mercados Ignoram Tensões Comerciais entre os EUA e a China

 | 19.09.2018 08:03

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam em alta na quarta-feira, com investidores aumentando a tensão comercial entre os EUA e a China.

Na Austrália, o benchmark ASX 200 subiu 0,46%, para fechar em 6.190 pontos. As principais ações de mineração subiram: as ações da Rio Tinto (LON:RIO) subiram 3%, Fortescue saltou 4,70% e a BHP ganhou 2,92%.

O Nikkei do Japão subiu 1,08%, fechando em 23.672,52 pontos e o índice Topix avançou 1,46%, fechando em 1.785,66 pontos. O Banco do Japão manteve sua política monetária estável e a sua visão otimista da economia. Em sua declaração de política monetária, o banco central disse que espera que a economia do Japão "continue sua expansão moderada" e que a demanda doméstica deve seguir a tendência de alta.

Os mercados da China continental subiram: o composto de Xangai ganhou 1,14%, para 2.730,85 pontos e o composto de Shenzhen avançou 1,35%, fechando em 1.423,22 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,12%, fechando em 27.417,71 pontos.

O primeiro-ministro Li Keqiang discursou no Fórum Econômico Mundial em Tianjin na quarta-feira, onde reconheceu que a China enfrenta uma série de desafios e "dificuldades para manter um desempenho estável da economia chinesa", mas insistiu que a China apresenta uma situação econômica confortável e que Pequim preparou instrumentos políticos suficientes para impulsionar a resiliência do país em lidar com várias dificuldades.

Os comentários de Li seguiram uma escalada nas tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. A China anunciou tarifas que visam mais de 5.000 produtos dos EUA, no valor de cerca de US $ 60 bilhões e entrará em vigor a partir de 24 de setembro. A China também adicionará uma tarifa de 10% em alguns bens que anteriormente seria de 20%. Ao mesmo tempo, o Ministério do Comércio da China disse que apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os EUA. O anúncio de Pequim veio depois que o governo Trump disse que os EUA vão impor taxas de 10% sobre US $ 200 bilhões em importações chinesas e essas tarifas aumentarão para 25% no final do ano.

Segundo analistas, a queixa à OMC corre o risco de provocar novas medidas por parte dos EUA.

Na Coreia do Sul, o Kospi inverteu à tendência regional e caiu 0,2%, para fechar em 2.308,46 pontos. A reunião do líder norte coreano Kim Jong Un com o presidente sul coreano, Moon Jae-in, para discutir a desnuclearização parece ter sido bem-sucedida. A Coreia do Norte concordou em abolir "permanentemente" suas principais instalações de mísseis na presença de especialistas estrangeiros e está disposta a fechar seu principal complexo nuclear se os Estados Unidos tomarem uma atitude recíproca, disse o presidente da Coréia do Sul, Moon Jae-in.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No mercado de moedas, o índice do dólar que mede o dólar americano em comparação com uma cesta de moedas, foi negociado a 94,401, recuando frente aos 94,800 no início da semana.

O iene que é considerado um porto seguro, foi negociado a 112,31 por dólar, enfraquecendo em relação aos 111,6 na semana anterior. A fraqueza relativa do iene provavelmente fez com que os principais exportadores japoneses recuperassem. Toyota ganhou 1,24%, Nissan avançou 1,35% e a Honda subiu 2,89%.

Em outros lugares, o dólar australiano foi negociado a US $ 0,724, fortalecendo-se de níveis abaixo de US $ 0,7120 na semana anterior.

EUROPA: Os mercados europeus operam majoritariamente em alta na manhã de quarta-feira, com os investidores ignorando a escalada das tensões comerciais entre os EUA e a China.

O índice Stoxx 600 avança 0,18% com a maioria dos setores em território positivo, exceto os setores de mídia, varejo, tecnologia e alimentos e bebidas.

As ações da Danske Bank estão sendo negociadas em baixa próximo de 4% depois que o CEO do banco dinamarquês renunciou depois do banco anunciar o resultado de uma investigação de que bilhões de euros foram lavados através da agência estoniana do banco.

O setor de recursos básicos apresenta melhor desempenho no índice Stoxx na quarta-feira, com alta de 1,27%. Entre os melhores desempenhos estão as ações de mineração listadas na FTSE, incluindo a Glencore (LON:GLEN), a Antofagasta (LON:ANTO) e a Rio Tinto, todas com uma alta de 1,6%.

As ações da Kingfisher (LON:KGF) figura na parte de baixo do Stoxx 600, com queda de 6,9%, depois que a varejista registrou queda de 15% nos lucros do semestre.

Os líderes europeus estão chegando à Áustria para uma reunião informal em que se espera que assuntos como imigração e o Brexit sejam os principais temas de discussão. A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, está preparada para pedir à UE que mostre "boa vontade e determinação" para evitar um Brexit desordenado, disse uma fonte não identificada à Reuters na terça-feira.

Relatórios recentes sugerem que o presidente da França, Emmanuel Macron, está se preparando para usar a reunião de quinta-feira para encorajar os líderes da UE a apoiar as propostas do Reino Unido para um acordo pós-Brexit. Uma reunião inteiramente dedicada às negociações do Brexit é esperada para novembro.

EUA: Os futuros do índice de ações dos Estados Unidos lutam pra definir uma direção antes da abertura de quarta-feira, apesar do sentimento positivo vistos nos mercados internacionais.

Na sessão anterior, as ações registraram ganhos expressivos após o governo americano anunciar que aplicaria novas tarifas de 10% a US$ 200 bilhões em importações chinesas, das quais subiriam para 25% até o final do ano, surpreendendo os mercados. A notícia provocou uma retaliação da China na terça-feira, que anunciou taxas de mais de 5.000 produtos americanos, no valor de $ 60 bilhões, que entraria em vigor na próxima semana em 24 de setembro, de acordo com a Reuters.

O Ministério do Comércio da China anunciou que apresentou uma queixa à Organização Mundial do Comércio contra a última onda de tarifas dos EUA, acrescentou a agência de notícias.

No front de dados econômicos, às 9h30, serão divulgados as licenças de início de construções e o relatório de transações internacionais dos EUA.

Entre as empresas que divulgarão seus resultados, a Red Hat e a Herman Miller estão programadas para lançar seus últimos relatórios corporativos.

Nenhum membro do Federal Reserve dos EUA está programado para falar na quarta-feira.

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: +0,02%
SP500: -0,07%
NASDAQ: -0,01%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações