Mercados iniciam a semana em alta, antes de dados econômicos globais importantes

 | 11.09.2023 08:00

RESENHA DA BOLSA - SEGUNDA-FEIRA 11/09/2023

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia registraram um desempenho misto no início de uma semana em que dados econômicos relevantes das principais economias globais ocuparão o centro das atenções.

Na terça-feira, a Índia divulgará os seus números de inflação e produção industrial para Agosto, enquanto a China anunciará a sua produção industrial, vendas no varejo e os preços de venda de casas na sexta-feira.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu cerca de 0,57%, em 18.097,50 pontos. Os mercados financeiros de Hong Kong fecharam na sexta-feira devido a um alerta nível preto, o mais alto para uma tempestade. Hong Kong ficou inundada após as chuvas mais fortes em quase 140 anos caírem entre quinta e sexta-feira.

Na China continental, o Shanghai Composite fechou em alta de 0,84%, em 3.142,78 pontos, enquanto o Shenzhen Component avançou 0,98%, em 10.382,38 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,50% e terminou em 7.192,30 pontos, quebrando uma sequência de quatro dias de quedas, impulsionado por ações financeiras, bens de consumo básicos e mineradoras. os pesos-pesados do minério de ferro BHP e Rio Tinto (LON:RIO) subiram 1,5% cada e Fortescue avançou 1,1%. As produtoras de lítio contrariaram a tendência entre as mineradoras, com a Liontown perdendo 1,3%, apesar da proposta de aquisição da empresa pela gigante americana Albemarle, por US$ 6,6 bilhões, dar mais um passo à frente. Allkem caiu 2,4% e Pilbara Minerals recuou 2,2%. No setor de energia, as mineradoras de carvão Yancoal e Whitehaven recuaram 3,4% e 2,1%, respectivamente, enquanto as produtoras de petróleo Santos e Woodside Energy subiram 0,3% e 0,9%, respectivamente.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,36%, terminando o dia em 2.556,88 pontos.

Enquanto isso, o Nikkei do Japão caiu 0,43%, fechando em 32.467,76 pontos.

EUROPA: Os mercados europeus sobem na segunda-feira, dando início a uma semana movimentada de divulgação de dados económicos em todo o mundo.

O Stoxx 600 sobe 0,5% no final do pregão matinal com todos os setores no verde, depois que o pan-índice quebrou na sexta-feira uma sequência de sete dias consecutivas de baixas, a mais longa desde fevereiro de 2018.

O alemão DAX 30 sobe 0,4% e o francês CAC 40 avança 0,5%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,2%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 2,8%, Antofagasta (LON:ANTO) adiciona 2,9%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 2,2% e 2,5%, respectivamente. As petrolíferas BP e Shell (NYSE:SHEL) recuam 0,1% cada.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os investidores se preparam para a próxima decisão sobre taxas do Banco Central Europeu, na quinta-feira. O mercado prevê uma probabilidade de cerca de 40% de que o banco central subirá 25 pontos base, para 4,00%.

A Comissão Europeia revisou em baixa a sua previsão de crescimento anual para a União Europeia nas suas prejeções econômicas do verão de 2023, de 1% para 0,8%. Afirmou que agora vê um crescimento em 2024 de 1,4%, abaixo da previsão anterior de 1,7%.

A comissão reduziu a sua expectativa de inflação dos preços ao consumidor para 6,5%, ante 6,7% para 2023, mas elevou a sua previsão para 2024, de 3,1% para 3,2%. Na zona euro, espera uma inflação de 5,6% em 2023 e 2,9% em 2024, ainda bem acima da meta de 2% do Banco Central Europeu.

O relatório apontou que “a economia mundial teve um desempenho um pouco melhor do que o previsto no primeiro semestre do ano, apesar do fraco desempenho da China, no entanto, as perspectivas para o crescimento e o comércio mundiais permanecem globalmente inalteradas em comparação com a Primavera, o que implica que a economia da UE não pode contar com um forte apoio da demanda externa”. “No geral, espera-se que o dinamismo de crescimento mais fraco na UE se prolongue até 2024 e o impacto da política monetária restritiva deverá continuar a restringir a atividade econômica. No entanto, prevê-se uma ligeira recuperação do crescimento no próximo ano, à medida que a inflação continua a diminuir, o mercado de trabalho permaneça robusto e os rendimentos reais recuperem gradualmente”.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na manhã de segunda-feira, enquanto os investidores aguardam um novo lote de dados econômicos na semana.

Na sexta-feira, o Dow Jones ganhou 0,22%, para fechar em 34.576,59, enquanto o S&P subiu 0,14% para quebrar uma sequência de três dias de quedas e terminar em 4.457,49 pontos. O Nasdaq obteve um ganho de 0,09% e fechou em 13.761,53 pontos. Todos os três índices registraram uma semana de perdas. Foi a primeira semana negativa em três para o S&P e o Nasdaq.

Os investidores aguardam os principais dados de inflação para a semana, depois de uma série de dados econômicos mais fortes do que o esperado na semana passada terem renovado as preocupações de que a Reserva Federal possa aumentar as taxas mais do que o esperado anteriormente.

Quarta e quinta trazem as últimas leituras do índice de preços ao consumidor e do índice de preços ao produtor, respectivamente. Os investidores esperam leituras mais fracas, embora espera-se que ambos subam devido às pressões por parte dos custos de energia, principalmente depois que o preço do petróleo empurrou para o limite superior da sua faixa comercial de um ano. Segundo um analista, a quebra acima de US$ 90/barril para o WTI começaria a causar preocupações sobre futuras pressões sobre os preços na economia.

Ainda espera-se que a Fed mantenha as taxas inalteradas na sua reunião do final deste mês, mas o quadro é menos claro quando se trata do resto do ano. Incluindo a próxima reunião de setembro, o banco central tem mais três reuniões de política agendadas para 2023. Os "traders" estão prevendo uma probabilidade de cerca de 4 em 10 de um aumento em novembro, após uma pausa prevista em setembro, de acordo com a ferramenta Fed Watch do CME Group.

Os dados das vendas no varejo também são esperados na quinta-feira e a Pesquisa de Sentimento do Consumidor da Universidade de Michigan será divulgada na sexta-feira, o que deve fornecer uma visão sobre o desempenho dos gastos para o resto do ano. Não está prevista a divulgação de dados econômicos relevantes nesta segunda-feira.

Os investidores também estão recebendo atualizações financeiras de dois grandes gigantes da tecnologia: Oracle (NYSE:ORCL) na segunda-feira e Adobe na quinta-feira.

A Apple (NASDAQ:AAPL) realizará seu evento de lançamentos na terça-feira, apelidado de “Wonderlust”, durante o qual a empresa deverá revelar o iPhone 15. Suas ações estão saindo de uma semana de baixa e negociou abaixo de sua média móvel de 50 dias, após relatos de que a China planeja expandir a proibição do uso de iPhones em agências governamentais e empresas estatais.

Ações da Tesla (NASDAQ:TSLA) sobem no "pre-market" após o Morgan Stanley (NYSE:MS) atualizar para comprar em uma nota a clientes, citando otimismo no recém-lançado supercomputador Dojo, da empresa. De acordo com o banco, o Dojo pode se tornar um novo grande motor de crescimento para a empresa e dar-lhe uma "vantagem assimétrica".

CRIPTOMOEDAS:

Bitcoin: -0,52% em US $ 25.694,30
Ethereum: -2,18% em US $ 1.588,81

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: +0,19%
S&P 500: +0,37%
NASDAQ: +0,58%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +2,41%
Brent: -0,44%
WTI: -0,72%
Soja: +0,16%
Ouro: +0,29%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações