Mercados Mundiais Alçam Novas Baixas após Decisão do Fed

 | 20.12.2018 07:31

ÁSIA: As bolsas na Ásia fecharam em baixa na quinta-feira após o Federal Reserve dos EUA aumentar as taxas de juros pela quarta vez em 2018.

O Nikkei do Japão caiu 2,84%, enquanto o índice Topix caiu 2,51%. O Banco do Japão deixou as metas das taxas de curto e longo prazo inalteradas, como esperado. As ações do conglomerado Softbank Group continuaram sob pressão na quinta-feira, caindo 4,72 por cento, um dia após o IPO decepcionante em sua unidade móvel na quarta-feira.

Os mercados da China continental fecharam sem direção, com o índice de Xangai recuando 0,52% e o composto de Shenzhen se recuperando das perdas anteriores para encerrar o pregão em alta de 0,21%.

O banco central da China decidiu manter as taxas de empréstimos de curto prazo, um dia depois de anunciar medidas para encorajar os bancos à emprestar a pequenas empresas. Pequim anunciou inesperadamente um programa de empréstimos de 100 bilhões de yuans (US$ 15 bilhões) para apoiar empreendedores. Os analistas financeiros viram a "flexibilização objetiva" como um sinal de que os formuladores de políticas querem dar sustentação ao crescimento econômico sem relançar um aumento nos níveis da dívida nacional. Após o movimento do Banco do Povo da China para estimular os pequenos negócios, as ações dos grandes bancos caíram. Banco Agrícola da China caiu 0,57% e China Construction Bank caiu 2,14. As ações do setor financeiro representam quase 40% do benchmark de Xangai.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,94%, com as ações do HSBC, cotadas em Hong Kong, caindo cerca de 1%.

Na Austrália, o ASX 200 caiu 1,34%, com as ações dos chamados "Big Four Banks" do país registrando perdas. Entre as mineradoras australianas, BHP caiu 1,8%, Fortescue perdeu 0,7% e Rio Tinto (LON:RIO) recuou 2,1%.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,9%, enquanto as ações da LG Electronics caíram 4,13% após um analista estimar um declínio de 15% em relação ao ano anterior no lucro operacional do quarto trimestre da empresa, citando a fraqueza em setores como suas divisões de televisão e smartphone.

As ações de empresas relacionadas à tecnologia registraram quedas significativas na quinta-feira. A produtora de chips SK Hynix e Taiwan Semiconductor Manufacturing recuaram 2,82% e 2%, respectivamente. No Japão, a Tokyo Electron caiu 4,3%, enquanto a fabricante de equipamentos de teste de semicondutores Advantest caiu 3,91%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os movimentos no setor vieram depois que as ações da fabricante de chips americana Micron Technology despencaram quase 8%, um dia depois de ter recuado mais de 6% no pregão após terça-feira, após perda de receitas.

EUROPA: As bolsas europeias caem acentuadamente na quinta-feira, depois que o Federal Reserve dos EUA elevou as taxas pela quarta vez em 2018.

O STOXX 600 pan-europeu STOXX 600 cai 1,5% nos primeiros acordos da manhã, para o seu nível mais baixo desde dezembro de 2016. Das principais bolsas, o FTSE 100, o CAC 40 e o DAX caem quase 2%, buscando os menores níveis desde o final de 2016.

O setor de recursos básicos da Europa lidera as perdas na manhã de quinta-feira, depois que o Tesouro dos EUA disse que suspenderá as sanções contra a gigante do alumínio Rusal. Antofagasta (LON:ANTO), Boliden e Randgold Resources (LON:RRS) lidera as perdas no setor, todos negociando em baixa de mais de 3%.

O setor de varejo também atinge novas mínimas, atingindo o menor nível desde outubro de 2014. Inditex (MC:ITX), Next e Dufry AG lideram as perdas do setor.

A coroa sueca sobe em relação ao dólar e ao euro, depois que o banco central do país elevou as taxas de juros pela primeira vez desde julho de 2011. O Riksbank elevou sua taxa de recompra de -0,5% para -0,25%. Em um comunicado em seu site, o banco disse que a política monetária ainda deve "prosseguir com cautela", alegando que a nova taxa de recompra significará que "a política monetária ainda é expansionista e, portanto, continuará apoiando a atividade econômica".

O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra anunciou sua última decisão de taxa de juros na sua última reunião do ano. Os investidores esperam que o BoE mantenha as taxas neste mês.

EUA: Os futuros de ações dos EUA estavam sob pressão na quinta-feira, reagindo negativamente ao aumento da taxa de juros e as perspectivas futuras do Federal Reserve, depois de uma sessão que deixou os três índices em novas baixas históricas para 2018.

Na quarta-feira, o DJIA Média Industrial Dow Jones caiu 1,49%, enquanto o índice S&P 500 recuou 1,54%. O Nasdaq Composite Index caiu 2,17%.

O Fed elevou a taxa em 25 pontos-base, de 2,25% para 2,5%, o quarto aumento da taxa de juros do ano. As perdas aumentavam à medida que Powell explicava a decisão e acompanhava as previsões.

A decepção dos investidores ocorreu mesmo depois da declaração política parecer um pouco mais "dovish" do que a posição anterior do banco central, com o FOMC mostrando que deve haver mais dois aumentos no próximo ano, em vez de três previstos na reunião de setembro do Fed.

O Dow e o S&P 500, ambos em território de correções, seguem à caminho para a sua pior performance em dezembro desde a Grande Depressão de 1931, com uma queda de mais de 8% e 9%, respectivamente, neste mês. O S&P 500 está agora no vermelho em 2018, em baixa de 6,3%.

O Dow perdeu mais de 1.250 pontos nesta semana.

Não está prevista a divulgação de dados relevantes ao mercado.


ÍNDICES FUTUROS - 7h15:
Dow: -0,33%
SP500: -0,32%
NASDAQ: -0,33%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações