Mercados Mundiais Avançam após Comentários do Fed

 | 23.09.2021 07:46

h2 Ásia

 A maioria das bolsas asiáticas fechou em alta nesta quinta-feira, com os investidores continuando a monitorar a situação em torno do China Evergrande Group (HK:3333), com sinais de que as autoridades chinesas poderiam tomar as medidas necessárias para evitar um colapso do polêmico desenvolvedor imobiliário.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,19%, fechando em 24.510,98pontos, após perdas no início da semana, na volta do feriado na quarta-feira. As ações do Evergrande Group na cidade saltaram 17,62%, As perdas no acumulado do ano ainda está superior a 80%. A Reuters relatou na quinta-feira que o presidente do Evergrande Group disse que a principal prioridade da empresa é ajudar os investidores de fortunas a resgatar seus produtos, embora permaneçam dúvidas se o empreendedor chinês vai conseguir pagar os juros sobre um título nominado em dólares que venceria hoje.

Ações de outras incorporadoras chinesas listadas em Hong Kong também subiram: a China Vanke  (SZ:000002) subiu 4,49%, enquanto a Sun Hung Kai subiu 2,76%. Country Garden  (HK:2007) subiu 7,15%. As ações do HSBC listadas em Hong Kong subiram 2,45% depois que o CEO do banco disse que não vê impacto direto dos problemas de dívida do conglomerado Evergrande sobre o banco, de acordo com a Reuters.

Na China Continental, o Shanghai Composite subiu 0,38%, para 3.642,22 pontos, enquanto o Shenzhen Component avançou 0,77%, para 14.387,36 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul voltou às negociações depois de um longo feriado durante a semana e caiu 0,41%, para 3.127,58 pontos.

O S & P / ASX 200 na Austrália subiu 1%, fechando em 7.370,20 pontos, com destaque para ações de tecnologia e energia. As ações de tecnologia australianas seguiram as altas de seus pares dos EUA, com o setor registrando ganhos de 3% na sessão. Produtores de minério de ferro saltaram por conta da recuperação dos preços do minério de ferro. O setor de energia ganhou 2,8% no dia.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,82%.

Os mercados japoneses permaneceram fechados na quinta-feira.

h2

Europa/h2

 As bolsas europeias abriram em alta na quinta-feira, tendo a oportunidade de reagir frente às últimas declarações do Federal Reserve dos EUA, nas quais afirma que ainda não está pronto para reduzir o estímulo monetário.

O índice pan-europeu Stoxx 600 negocia 1,02% mais alto, com todos os setores em território positivo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O alemão DAX 30 sobe 0,92%, o francês CAC 40 avança 0,93%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália sobem 0,89% e 1,18%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 avança 0,32%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 0,4%, Antofagasta (LON:ANTO) adiciona 2,5%, enquanto BHP Group PLC (LON:BHPB) (SA:BHPG34) e Rio Tinto (LON:RIO) avançam 0,5% e 0,2%, respectivamente. As produtoras de petróleo BP  (LON:BP) e Royal Dutch Shell (NYSE:RDSa) recuam 0,2% e 0,1%, respectivamente.

A atenção também estará focada no Banco da Inglaterra, que anuncia sua última decisão de política monetária.

No segundo trimestre, a economia espanhola no segundo trimestre registrou crescimento mais lento do que se esperava, sinalizando que a recuperação frente à pandemia do Covid-19 tem sido mais fraca do que o esperado. O PIB da Espanha cresceu 1,1% no segundo trimestre em comparação com o período anterior, abaixo dos 2,8% estimados inicialmente, impactado pelo menor crescimento dos gastos das famílias, juntamente com custo de produtos importados mais elevados. Em uma base anual, a economia espanhola cresceu 17,5% no trimestre, mas abaixo dos 19,8% estimados anteriormente. O governo espanhol espera que a economia expanda 6,5% este ano e retorne aos níveis pré-pandemia ainda no final de 2021. A revisão do segundo trimestre, no entanto, provavelmente enfraquecerá as perspectivas de crescimento. Em 2020, a economia espanhola contraiu 10,8%, um dos declínios mais acentuados da zona do euro.

h2

EUA/h2

 Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem durante as negociações matinais de quinta-feira, depois que o Federal Reserve manteve as taxas de juros de referência inalteradas e que não tem intenção imediata de remover as políticas de estímulo.

As bolsas terminaram em alta durante as negociações regulares, seguindo as decisões do banco central. O Dow ganhou cerca de 340 pontos, ou 1%, a sua primeira sessão positiva em cinco e melhor desempenho diário desde 20 de julho. O S&P avançou 0,95%, quebrando uma sequência de quatro dias de baixas e também registrando seu melhor dia desde 23 de julho. O Nasdaq Composite terminou a sessão em alta de 1,02%, enquanto o Russell 2000 subiu 1,51%.

O banco central implementou um programa de compra de títulos de US $ 120 bilhões mensais no ano passado, enquanto a pandemia fechava a economia. O Fed e seu presidente Jerome Powell sinalizaram que um afunilamento do seu programa de compras mensais em títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas provavelmente começará em novembro ou dezembro e o primeiro aumento nas taxas de juros, referência para os custos de empréstimos, provavelmente será mais próximo do final do próximo ano.

O movimento da quarta-feira, no entanto, não foi suficiente para empurrar as ações para o azul durante a semana. O Nasdaq Composite caiu 0,98% nas últimas três sessões, enquanto o S&P e o Dow caíram 0,84% e 0,94%, respectivamente.

Setembro também está cumprindo sua reputação de ser um mês difícil para as ações e os três principais índices caem pelo menos 2% no mês.

Parte da fraqueza desta semana deve-se às preocupações com o incorporador imobiliário chinês Evergrande. A empresa anunciou na quarta-feira que um braço imobiliário pagaria os juros dentro do prazo, o que amenizou parte dos temores.

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse na quarta-feira que "não há muita exposição direta dos Estados Unidos" à dívida do Evergrande Group.

Na quinta-feira, o Departamento do Trabalho divulgará o número inicial de pedidos de auxílio-desemprego às 9h30. As estimativas instantâneas para o PMI de manufatura e PMI de serviços de setembro também serão divulgadas e estão programadas para às 10h45. Às 11h00 será divulgado a confiança dos consumidores na atividade econômica. É um indicador importante, pois pode prever os gastos do consumidor, que é um item importante da atividade econômica. No mesmo horário, sairá o Índice de Indicadores Antecedentes, relatório que compreende 10 índices já divulgados no país e que resumem a situação da economia americana e servem como prévia para o desempenho da economia.

h2

Índices futuros - 7h30/h2

Dow Jones Futuros: +0,43%
SP500: +0,50%
Nasdaq 100 Futuros: +0,59%

h2

Commodities/h2

MinFe Dailan: +1,33%
Brent: -0,24%
Petróleo WTI: -0,36%
Soja: +0,28%
Ouro: -0,35%
Bitcoin: +3,89%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações