Mercados mundiais avançam digerindo "Payrolls", em dia de feriado nos EUA

 | 04.09.2023 07:39

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, com os investidores otimistas depois que os últimos dados econômicos dos EUA mostraram que o crescimento do emprego estava começando a moderar.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 2,50%, liderando os ganhos na região na segunda-feira, ao fechar em 18.852,00 pontos, impulsionado pelas ações imobiliárias. O desenvolvedor em apuros Country Garden Holdings supostamente obteve aprovação para estender os pagamentos de um título privado "onshore" no fim de semana e alguns bancos da China cortaram as taxas de hipotecas na sexta-feira. As ações da Country Garden saltaram 7,87%, enquanto as ações da Evergrande (OTC:EGRNY) subiram 7,27%. Outros destaques de alta incluíram o Grupo Longfor, que disparou 9,44%, enquanto a China Resources Land ganhou 9,8%.

Os mercados do continente também fecharam em território positivo, com os índices Shanghai Composite e Shenzhen Component fechando em alta de 1,40% cada. O estímulo do setor imobiliário está impulsionando as gigantes da tecnologia. Alibaba (NYSE:BABA), JD.com (NASDAQ:JD) dispararam.

O Nikkei do Japão subiu 0,7% para fechar em 32.939,18 pontos, marcando uma sequência de seis dias de altas e seu nível mais alto em mais de um mês.

O Kospi da Coreia do Sul negociou em alta de 0,81%, terminando em 2.584,55 pontos, seu nível mais alto em mais de duas semanas.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 0,56% e terminou o dia em 7.318,80 pontos. As mineradoras estavam entre as empresas mais fortes na bolsa local nesta segunda-feira. A Liontown Resources disparou 8,8% depois que declarou que aceitaria uma oferta de aquisição de US$ 6,6 bilhões da gigante americana Albemarle se recebesse uma oferta vinculante a esse preço. Enquanto isso, os pesos pesados do minério de ferro BHP e Rio Tinto (LON:RIO) saltaram 2,7% e 2,5%, respectivamente. O setor de energia também fechou mais forte, impulsionado pela alta de 1,7% da Woodside Energy e 1,3% da empresa Santos.

Os investidores estarão atentos aos principais dados da Austrália e da China durante a semana.

Na terça-feira, espera-se que o Reserve Bank of Australia mantenha a taxa básica de juros em 4,1% pelo terceiro mês consecutivo, o que ajudaria a reforçar a confiança dos investidores.

A China deverá divulgar a sua balança comercial de agosto na quinta-feira e a sua taxa de inflação no fim de semana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: Os mercados europeus começaram a semana com uma nota positiva, impulsionados pelos pares asiáticos durante a noite.

Os dados comerciais alemães mostraram na segunda-feira, uma queda mensal de 0,9% nas exportações em julho, enquanto as importações aumentaram 1,4%. Economistas previam um declínio mensal de 1,5% nas exportações de Julho para a maior economia da Europa.

O índice Stoxx 600 sobe 0,8% no final da sessão matinal, com o setor de recursos básicos lideraram os ganhos.

Os mercados de ações europeus fecharam mistos na sexta-feira, depois que o importante relatório de emprego nos EUA mostrou novas vagas de empregos não agrícolas acima do esperado, juntamente com um aumento no desemprego.

O alemão DAX 30 sobe 0,5% e o francês CAC 40 avança 0,6%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,5%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 1,6%, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 0,5%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 1,8% e 1,6%, respectivamente. A petrolífera BP sobe 0,6%.

Os investidores estão de olho no discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu. Lagarde falará no Seminário Distinguished Speakers organizado pelo European Economics & Financial Centre.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA avançam na manhã de quarta-feira. As bolsas americanas permanecerão fechadas em observância ao feriado do Dia do Trabalho.

Na sexta-feira, os investidores avaliaram o último relatório de emprego dos EUA enquanto cravavam uma semana vitoriosa. O Dow e o Nasdaq subiram 1,4% e 3,3% na semana, respectivamente, registrando seus melhores desempenhos desde julho. O S&P 500 ganhou 2,5%, registando a sua melhor semana desde junho.

Durante o pregão regular, o Dow de 30 ações subiu 0,33%, para fechar em 34.837,71 pontos. O S&P 500 adicionou cerca de 0,18% para encerrar a sessão em 4.515,77 pontos e o Nasdaq Composite chegou a subir 0,8% antes de fechar em baixa de 0,02% e terminar o dia em 14.031,81 pontos.

O último relatório de empregos dos EUA mostrou que a taxa de desemprego subiu para 3,8% em Agosto, atingindo o seu nível mais alto em mais de um ano. Os economistas esperavam que permanecesse em 3,5%. Num outro sinal de desaceleração da economia e de diminuição das pressões sobre a inflação, o rendimento médio por hora aumentou 4,3% numa base anual, menos do que o aumento de 4,4% esperado pelos economistas.

As vagas de empregos de agosto cresceram a um ritmo mais rápido do que o esperado, com 187.000 novas vagas criadas, no entanto, os números de empregos relatados pela primeira vez para junho e julho foram revisados para baixo, em 110.000.

Um analista disse que “embora as tendências da inflação estejam avançando na direção certa e uma visão mais ampla do mercado de trabalho indique que as pressões salariais devem diminuir, o crescimento econômico global está acima do esperado e a inflação permanece bem acima da meta de 2% do Fed”.

Após a divulgação dos dados, a ferramenta FedWatch do CME Group mostrou que os "traders" estão precificando uma probabilidade de 93% de que o banco central manterá as taxas nos níveis atuais na sua reunião de política no final deste mês.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +0,02% em US $ 25.934,20
Ethereum: +0,13% em US $ 1.635,33

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: +0,19%
S&P 500: +0,17%
NASDAQ: +0,27%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +0,06%
Brent: +0,19%
WTI: +0,16%
Soja: ---%
Ouro: +0,03%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações