Mercados Mundiais e Futuros dos EUA Operam em Alta no Primeiro Pregão de 2022

 | 03.01.2022 08:01

h2 Ásia

 As bolsas asiáticas fecharam sem direção no primeiro dia de negociações de 2022, com alguns dos principais mercados da região ainda permanecendo fechados.

O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em baixa de 0,53%, em 23.274,75 pontos. A construtora chinesa China Evergrande Group (HK:3333), considerada a construtora mais endividada do mundo, suspendeu as negociações de suas ações na Bolsa de Valores de Hong Kong nesta segunda-feira sem fornecer informações sobre o motivo, de acordo com um comunicado da bolsa.

No último dia 30 de dezembro, a prefeitura da cidade de Danzhon, na província chinesa de Hainan, ordenou que a Evergrande demolisse 39 prédios de luxo. Os edifícios teriam recebido a licença ambiental ilegalmente para sua execução, segundo autoridades municipais, que deu 10 dias para implodir os prédios.

Parte do plano de quitação das dívidas da Evergrande envolve a troca de débitos por imóveis construídos pela empresa. A empreiteira tem entregue cerca de 10 mil unidades por mês e havia prometido quase 40 mil para dezembro de 2021. Os apartamentos em Danzhon faziam parte da estratégia para reduzir as dívidas. As ações do Evergrande Group caíram 89% no ano passado, fechando a HK $ 1,59 na sexta-feira.

As ações de outras empresas do grupo Evergrande listadas em Hong Kong fecharam de forma mista nesta segunda-feira. China Evergrande New Energy Vehicle Group subiu 10,8%, enquanto Evergrande Property Services caiu 0,76%. Ações de outras empresas do setor imobiliário também caíram. Country Garden Holdings caiu 2,6%, enquanto as ações da Sunac despencaram 9,51%. O índice Hang Seng Properties caiu mais de 1%.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,37% para fechar em 2.988,77 pontos, enquanto o Taiex de Taiwan avançou 0,28% para 18.270,51 pontos.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,08%.

Os mercados da Austrália, China continental e Japão permaneceram fechados na segunda-feira por conta de feriado.

O governo de Cingapura disse que sua economia cresceu 7,2% em 2021, recuperando-se da contração de 5,4% do ano anterior.

h2

Europa/h2

 As bolsas europeias iniciam o novo ano com alta no primeiro dia de negociações do novo ano.

Os mercados no Reino Unido e Irlanda estão fechados por conta do feriado de ano novo, o que significa que os volumes de comércio na região devem ser menores na segunda-feira. O pan-índice Stoxx 600 sobe 0,77% no meio da manhã. O alemão DAX 30 sobe 0,89%, o francês CAC 40 sobe 1,06% e o FTSE MIB da Itália avança 1,02%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,81% e o português PSI 20 opera em alta de 1,21%.

No índice Stoxx 600, a companhia aérea alemã  Lufthansa  (DE:LHAG) registra o melhor desempenho, com as ações subindo 5%, depois que o Citigroup (NYSE:C) (SA:CTGP34) elevou a classificação das ações de “vender” para “comprar”. Em sentido contrário, a empresa dinamarquesa de turbinas eólicas Vestas Wind registra o pior desempenho, com queda de 3,2% na segunda-feira.

h2

EUA/h2

 Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na manhã desta segunda-feira, indicando um início positivo para Wall Street no primeiro dia de negociação de 2022.

O movimento nos futuros ocorre depois que os mercados fecharam 2021 com um desempenho sólido. O S&P 500 subiu 26,9% em 2021, superando tanto a alta de 21,4% do Nasdaq quanto a alta de 18,7% do Dow.

Na sexta-feira, o Dow caiu 0,16%, em 36.338,30 pontos. O S & P 500 caiu 0,26% em 4.766,18 pontos e o Nasdaq fechou em baixa de 0,61%, em 15.645,00 pontos.

O ano novo começa com incertezas em torno da pandemia Covid-19. O avanço da variante ômicron levou ao cancelamento de milhares de voos durante a temporada de férias e levou algumas empresas e escolas a considerar o fechamento temporario. Vários bancos de Wall Street, incluindo o Goldman Sachs (NYSE:GS) (SA:GSGI34), pediram aos funcionários que trabalhassem em casa nas primeiras semanas de janeiro.

A inflação e a política monetária também devem ser temas importantes para 2022. Espera-se a divulgação da ata da última reunião do FOMC na quarta-feira, muito aguardado pelos investidores para avaliar os planos do Federal Reserve de reduzir as compras mensais de ativos e subsequentemente aumentar as taxas de juros para esfriar o rápido aumento da inflação. Muitos analistas preveem que o Banco Central possa aumentar as taxas já em março.

Na primeira semana do ano também se espera o importante relatório de empregos de dezembro agendado para ser divulgado na sexta-feira.

Na segunda-feira, os investidores receberão informações atualizadas sobre a atividade manufatureira às 11h45 e os gastos com construção sendo lançados às 12h00.

As ações da Tesla (NASDAQ:TSLA) sobem 7% no "premarket" de segunda-feira após divulgatr que entregou 308.600 veículos no quarto trimestre, um recorde, superando as espectativas.

h2

Criptomoedas/h2

O Bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, experimentou uma pequena recuperação no sábado, antes de cair novamente no domingo, de acordo com a base de dados TradingView, mas seu volume de negociação foi baixo no fim de semana. O movimento ocorreu depois do vencimento de cerca de US $ 8,67 bilhões em contratos de opções do Bitcoin e Ethereum na sexta-feira.

Depois que a liquidação foi concluída, o preço do Bitcoin subiu rapidamente para acima de US $ 48.000, segundo a plataforma de dados de negociação cripto aICoin em 31 de dezembro.

O Presidente salvadorenho Bukele espera que Bitcoin atinja US$ 100 mil este ano em um tweet no domingo. El Salvador adotou o Bitcoin como moeda oficial no ano passado, paralelamente ao dólar.

Bitcoin: -0,12%, em US $ 47.160,70
Ethereum: +1,88%, em US $ 3.824,50
Cardano: +0,08%
Solana: -0,95%
Dogecoin: -0,02%
Shiba Inu: -0,57%
XRP: -0,50%
Litecoin: +0,60%

h2

Índices futuros - 7h40:/h2

Dow Jones Futuros +0,49%
S&P 500 Futuros: +0,56%
Nasdaq 100: +0,64%

h2

Commodities/h2


MinFe Dailan: +0,89%
Brent: +1,56%
WTI: +1,42%
Soja: +1,67%
Ouro: -0,13%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações