Mercados Mundiais Patinam com Inflação e Novos Casos de Covid em Foco

 | 17.05.2021 07:59

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam sem direção nas negociações de segunda-feira, com os investidores reagindo à divulgação de dados econômicos chineses, ao mesmo tempo em que monitoravam a situação do Covid em vários países, com o crescente aumento nas infecções.

Taiwan relatou um aumento recorde de 203 casos em um único dia no domingo e o governo impôs novas restrições para a cidade de Taipei e Nova Taipei a partir de sábado. Vários estabelecimentos foram fechados: locais de canto e dança, bares e clubes, salões de beleza, pistas de boliche, academias e centros de fitness e recreação, além de cafés na internet e outros locais.

Segundo analista da corretora de câmbio OANDA, Cingapura introduziu restrições sociais rigorosas no fim de semana depois de relatar 38 novos casos de infecção por Covid-19 , um nível não visto há mais de um ano. A Malásia, já sob um regime agressivo de restrição nacional, enfrenta casos em espiral, assim como a Tailândia, enquanto o Japão ampliou o número de prefeituras em estados de emergência.

O Taiex em Taiwan caiu 2,99% para fechar em 15.353,89 pontos, liderando as perdas entre os principais mercados da região.

O Kospi da Coreia do Sul fechou em baixa de 0,60% em 3.134,52 pontos.

Na China continental, o composto de Xangai subiu 0,78%, para 3.517,62 pontos, enquanto o Shenzhen Component subiu 1,75%, em 14.456,54 pontos. O índice Hang Seng em Hong Kong subiu cerca de 0,47%. A produção industrial em abril da China cresceu 9,8% no comparativo anual, de acordo com dados divulgados segunda-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país, contra aumento de 14,1% de março mas acima dos 9,1% esperado por economistas consultados pelo The Wall Street Journal. Dados oficiais também mostraram que as vendas no varejo na China aumentaram 17,7% no comparativo anual em abril, bem abaixo de um salto de 34,2% em março e aquém das expectativas em uma pesquisa da Reuters de um aumento de 24,9%.

No Japão, o Nikkei caiu 0,92% para fechar em 27.824,83 pontos, enquanto o índice Topix caiu 0,24% e encerrou o dia de negociação em 1.878,86 pontos.

Na Austrália, o desempenho positivo em Wall Street ajudou o benchmark local a subir até 0,7% no comércio matinal antes do impulso evaporar à tarde. O S & P / ASX 200 subiu 0,13% para fechar em 7.023,60 pontos. As altas recordes para as ações do Commonwealth Bank e ganhos para os mineradoras de ouro à medida que o dólar americano estava sob pressão após dados fracos no varejo, empurrando o metal amarelo para altas próximas de quatro meses, impedindo que o benchmark local fechasse no vermelho. A Newcrest Mining adicionou 2,6%, Northern Star avançou 6,6% e Evolution Mining adicionou 5,4%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os preços do minério de ferro pesaram inicialmente sobre as gigantes da mineração BHP e Rio Tinto (LON:RIO) na abertura de segunda-feira, embora o par tenha se recuperado para terminar 0,1% e 0,5% maior, à medida que os futuros de Dalian subiram. Fortescue Metals subiu 1,4%, para US$ 23,10. Entre as produtoras de petróleo, Santos subiu 3,1% e Woodside Petroleum avançou 1,6%.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão subiu cerca de 0,1%.

EUROPA: As bolsas europeias caem na manhã de segunda-feira, pesada pelas preocupações sobre um aumento na inflação e um aumento nos casos de coronavírus, em grande parte atribuídos à disseminação de uma variante que surgiu na Índia.

O coronavírus continua sendo uma preocupação importante para os investidores à medida que as economias reabrem. O Reino Unido está facilitando ainda mais o bloqueio na segunda-feira, com pubs e restaurantes programados para reabrir aos clientes para refeições. Museus e cinemas também podem reabrir. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu que a população seja cautelosa diante do desbloqueio, visto que a disseminação da variante indiana poderia ameaçar um desbloqueio ainda maior previsto para 21 de junho. No domingo, a Grã-Bretanha relatou pouco mais de 1.900 novos casos Covid, enquanto o número de pessoas que receberam a segunda dose da vacina ultrapassaram os 20 milhões.

Depois de cair 0,5% na semana passada, o Stoxx Europe 600 cai 0,4%. O alemao DAX 30 cai 0,37%, o francês CAC 40 recua 0,66%, enquanto o IBEX 35 e o FTSE MIB perdem 0,30% e 0,05%, respectivamente na Espanha e na Itália.

Em Londres, o FTSE 100 recua 0,66%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 0,2%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 2,9%, enquanto BHP e Rio Tinto caem 1,1% e 0,1%, respectivamente. Entre as produtoras de petróleo, BP cai 1,3% e Royal Dutch Shell cai 1,5%.

Entre outras notícias, a União Europeia e os Estados Unidos devem iniciar negociações para tratar das tarifas do aço impostas por Washington durante a presidência de Donald Trump. Os Estados Unidos impuseram uma tarifa de 25% sobre o aço europeu e uma tarifa de 10% sobre o alumínio em junho de 2018 por motivos de segurança nacional. A UE contestou a medida desde o início e após várias tentativas fracassadas de chegar a um acordo com a administração Trump, o bloco decidiu levar o caso à Organização Mundial do Comércio e impor medidas retaliatórias em até 6,4 bilhões de euros (US $ 7,78 bilhões) nas exportações dos EUA. Os produtos da lista da UE incluem uísque Bourbon, manteiga de amendoim e suco de laranja.

EUA: Os futuros dos índices de ações caem na manhã de segunda-feira, após a liquidação da semana passada, provocada pelo nervosismo de inflação.

Os três principais benchmarks de Wall Street postaram a sua pior semana desde 26 de fevereiro, em uma das semanas mais agitadas de 2021. O S&P 500 chegou a cair 4% no meio da semana em meio ao aumento dos temores de inflação nos EUA, mas ainda assim o benchmark de referência de ações acabou encerrando a semana com queda de 1,4%. O Nasdaq Composite que foi atingido de maneira particularmente forte por pressões inflacionárias, caiu 2,3% na semana passada. O Dow blue-chip caiu 1,1% nesse período.

Os dados da semana passada mostraram que o Índice de Preços ao Consumidor em abril saltou 4,2% em relação ao ano anterior, a taxa mais alta desde 2008, o que intensificou os temores de que o Federal Reserve possa ser forçado a começar a reduzir sua política monetária facilitada se as pressões de preços mais altas forem sustentadas.

A ata da última reunião do Fed, que será divulgada na quarta-feira, pode oferecer algumas pistas sobre o pensamento dos legisladores sobre a inflação.

Nesta segunda-feira, consta na agenda econômica, o Empire State Manufaturing Index, às 9h30, enquanto às 11h00 sairá o Housing Market Index do NAHB.

A temporada de balanços do primeiro trimestre está encerrando com mais de 90% das empresas S&P 500 tendo relatado seus resultados. Até agora, 86% das empresas do S&P 500 relataram números positivos, o que marca a maior porcentagem positiva nos lucros desde 2008, quando a FactSet começou a monitorar esses números. Walmart, Home Depot e Macy’s entregarão seus resultados na terça-feira.

O preço do Bitcoin caiu para menos de US $ 43.000 depois que Elon Musk deu a entender em uma troca de Twitter no domingo que a Tesla (NASDAQ:TSLA) pode ter se livrado de suas participações em Bitcoin. Na semana passada, a Tesla disse que não aceitaria mais Bitcoins para compras de carros devido a questões ambientais. O Bitcoin teve uma recuperação parcial, com o preço da criptomoeda sendo negociado em torno de US $ 45.125 depois que o CEO da Tesla, Elon Musk, esclareceu em um tweet que a fabricante de veículos elétricos ”não vendeu nenhum Bitcoin”.

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:

Dow: -0,38%

SP500: -0,36%

NASDAQ: -0,40%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: +0,93%

Brent: -0,13%

WTI: -0,09%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações