Mercados Mundiais Reagem à Decisão do Federal Reserve dos EUA

 | 04.11.2021 07:25

h2 Ásia

As principais bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira depois que o Federal Reserve dos EUA anunciou que começará a reduzir o ritmo de suas compras de títulos no final de novembro.

O Nikkei do Japão fechou em alta de 0,93%, em 29.794,37 pontos enquanto o índice Topix avançou 1,18%, para 2.055,56 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,25% no dia, para 2.983,22 pontos.

Na China continental, o composto de Xangai terminou o pregão em alta de 0,81%, em cerca de 3.526,87 pontos, enquanto o Shenzhen Component saltou 1,31% para 14.555,27 pontos. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu cerca de 0,80%, em 25225.19 pontos.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 0,48%, fechando em 7.428,00 pontos, apesar do recuo das ações de energia após queda nos preços do petróleo. Woodside Petroleum Ltd (ASX:WPL) terminou 2,7% menor, Santos  (ASX:STO) caiu 3% e Oil Search (ASX:OSH) caiu 2,8%. Entre as mineradoras, BHP Billiton Ltd (ASX:BHP) subiu 0,8%, mas Fortescue Metals Group (ASX:FMG) e Rio Tinto  (ASX:RIO) (SA:RIOT34)caíram 1,1% e 1,3%, respectivamente.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,31%.

Os mercados em Cingapura, Malásia e Índia fecharam por conta de feriados.

h2

Europa/h2

 As bolsas europeias sobem nesta quinta-feira, com os investidores europeus tendo a oportunidade de reagir ao anúncio do Federal Reserve dos EUA de que começará a reduzir seu programa de compra de títulos.

O pan-europeu Stoxx 600 adiciona 0,40% nas negociações do fim da manhã.

O alemão DAX 30 sobe 0,26%, o francês CAC 40 avança 0,39% e o FTSE MIB da Itália avança 0,33%. Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha avança 0,35% e o PSI 20 de Portugal cai 1,62%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,32%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 0,5%, Rio Tinto  (LON:RIO) recua 0,3%, enquanto Antofagasta (LON:ANTO) sobe 0,1% e BHP Group (LON:BHPB) avança 0,5%. As produtoras de petróleo BP  (LON:BP) e Royal Dutch Shell (AS:RDSa)(NYSE:RDSa) sobem 0,9% e 1,3%, respectivamente.

Os investidores seguem de olho na decisão do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra nesta quinta-feira. O banco decidirá se puxará o gatilho para aumentar as taxas de juros. Os legisladores tem insinuado que um aumento é iminente, mas o MPC que é composto por nove membros determinará hoje se aperta a política nesta semana ou espera até sua reunião de meados de dezembro, à luz da persistente alta da inflação. Os mercados estão incertos sobre o momento, com analistas sugerindo que a votação provavelmente será apertada. Alguns formuladores de políticas do BOE, como o governador Andrew Bailey e Michael Saunders, sugeriram que poderiam recuar imediatamente, enquanto outros pareciam mais relutantes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Berenberg destacou na terça-feira, que os mercados precificam uma probabilidade de 64% de um aumento de 15 pontos-base na taxa nesta semana, embora sua equipe considere a primeira alta em dezembro “um pouco" mais provável, mas uma mudança nesta semana não seria uma surpresa.

h2

EUA/h2

 Os futuros dos índices de ações dos EUA operam entre pequena altas e baixas nas negociações da manhã de quinta-feira, depois que as principais índices fecharam em recordes, após o Federal Reserve dizer que o banco central começará a desacelerar seu programa de compra de títulos.

Durante as negociações regulares de quarta-feira, o Dow Jones ganhou 104,9 pontos alta de 0,29%, sua quinta sessão positiva consecutiva, registrando o seu 51º recorde intradiário do ano e o 42º fechamento recorde de 2021. O S&P 500 também registrou seu quinto dia consecutivo de ganhos, avançando 0,65%, em 4.660,57 pontos. O índice atingiu sua 74ª alta intradiária e 61º fechamento recorde do ano. O {{14

958|Nasdaq}} Composite ganhou 1,04%, fechando em 15.811,60 pontos e está em sua sequência de altas diárias mais longa desde junho de 2020, após oito dias consecutivos de ganhos. O índice de alta tecnologia atingiu seu 41º recorde de alta e fechou na quarta-feira.

O Federal Reserve disse que começará a reduzir o ritmo de seu programa mensal de compra de títulos, que foi implementado no início da pandemia, “no final deste mês”. O ritmo de compras desacelerará em US $ 15 bilhões por mês, o que significa que a flexibilização quantitativa deve terminar em junho de 2022. Nesse ponto, o Fed poderá começar a elevar sua taxa de juros de curto prazo, que afeta muitos empréstimos para consumidores e empresas. O Banco Central disse que pode alterar a taxa de redução das compras de títulos, que tem sido destinadas para segurar as taxas de longo prazo e estimular empréstimos e gastos. O anúncio do Fed ficou em linha com o que economistas e mercados esperavam à medida que o banco central se move para combater a inflação.

Na sequência, o Presidente do Fed, Jerome Powell também procurou acalmar os nervos sobre a inflação e o crescimento econômico e reafirmou que o banco central continuaria observando os dados do mercado de trabalho de perto à medida que o afunilamento começasse. Isso colocará os holofotes nos dados iniciais de seguro-desemprego nesta quinta-feira, antes do relatório de empregos dos EUA na sexta-feira.

Na agenda desta quinta-feira, o pedido de seguro-desemprego sairá às 9h30, com economistas prevendo que haverá 275.000 pedidos de indenização pela primeira vez, de acordo com estimativas da Dow Jones. Na semana passada 281.000 desempregados solicitaram o benefício, o menor desde o início da pandemia. No mesmo horário, sairá a balança comercial, o Prelim Nonfarm Productivity, que mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária e o Prelim Unit Labor Costs que mede a variação no custo total do emprego.

O importante relatório de empregos de outubro sairá na sexta-feira. As estimativas de consenso apontam para 450.000 empregos adicionados, de acordo com a Dow Jones. O Payrolls aumentaram em 194.000 em setembro, muito aquém da estimativa de 500.000.

A temporada de relatórios de balanços segue nesta quinta-feira. Antes do sino de abertura, Toyota Motor Corporation  (NYSE:TM), Regeneron Pharmaceuticals  (NASDAQ:REGN)  (SA:REGN34) e Kellogg estão entre as empresas que publicarão suas atualizações trimestrais. Após o sino de fechamento, Dropbox (NASDAQ:DBX), Expedia (NASDAQ:EXPE)(SA:EXGR34), Airbnb (NASDAQ:ABNB)  (SA:AIRB34), Shake Shake, Square (NYSE:SQ) e Uber (NYSE:UBER)  (SA:U1BE34) entre outras, estão no radar.

No mercado cripto, o Bitcoin cai 1,84%, em US $ 61.837,16, o Ethereum cai 2,34% para US $ 4.522,77, Litecoin cai 2,74%, mas XRP sobe 0,79%.

h2

Índices futuros - 7h20/h2

Dow Jones Futuros: -0,09%
S&P 500 Futuros: +0,05%
Nasdaq 100 Futuros: +0,36%

h2

Commodities/h2

MinFe Dailan: +0,34%
Brent: +1,46%
WTI: +1,16%
Soja: -0,20%
Ouro: +0,72%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações