Mercados Mundiais Reagem ao Anúncio do Federal Reserve

 | 16.12.2021 07:55

h2 Ásia

 As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, enquanto os investidores digeriam as indicações do Federal Reserve dos EUA de que sua corrida de política monetária ultra-fácil desde o início da pandemia está chegando ao fim.

O índice Hang Seng de Hong Kong reverteu as perdas iniciais e subiu 0,23%, para 23.475,50 pontos. As tensões entre Pequim e Washington estão lançando uma sombra sobre a recuperação dos mercados, depois que a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma resolução para proibir as importações da região chinesa de Xinjiang devido a preocupações com o trabalho forçado e abusos aos direitos humanos.

Além disso, os EUA supostamente estão considerando sanções que impediriam que as empresas fornecessem equipamentos para a maior fabricante de chips de computador da China, a SMIC. As ações da empresa negociadas em Hong Kong caíram 1,60% na quinta-feira. Nos últimos seis meses, suas ações caíram quase 22%.

No continente chinês, o composto de Xangai aumentou 0,75%, para 3.675,02 pontos, enquanto o Shenzhen Composite subiu 0,58%, para 15.112,81 pontos.

No Japão, o Nikkei subiu 2,13%, para 29.066,32 pontos, para 2.013,08 pontos. As ações de automóveis avançaram, assim como as ações de tecnologia e varejo. A Nissan subiu 4,07%, enquanto Fast Retailing subiu 3%.

Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 0,57%, para 3.006,41 pontos.

Na Austrália, o ASX 200 caiu 0,43% para 7.295,70 pontos enquanto setores como energia e materiais pesando sobre o índice. As produtoras de petróleo Santos Ltd (ASX:STO) e Woodside Petroleum Ltd (ASX:WPL) caíram 1,1% e 0,8%, respectivamente. As mineradoras BHP Billiton Ltd (ASX:BHP) e Rio Tinto Ltd (ASX:RIO)  (SA:RIOT34)) caíram 1,1% e 0,6%, respectivamente, enquanto Fortescue Metals avançou 0,8%.

O governador do Reserve Bank of Australia, Philip Lowe, disse em uma conferência na quinta-feira que a Austrália não provavelmente seguiria os EUA com aumentos nas taxas de juros no próximo ano. "O conselho do Banco Central não aumentará a taxa de juros até que a inflação real esteja de forma sustentável na faixa da meta de 2 a 3%, o que é improvável que aconteça no próximo ano" (...) "mas o banco central está preparado para diminuir, ou potencialmente cessar, suas compras de títulos no próximo ano se a recuperação econômica estiver em linha com os objetivos do Conselho do Reserve Bank, e isso pode acontecer já em fevereiro". O surto de ômicron pode amenizar a economia australiana, alertou Lowe, mas continua confiante de um forte 2022 alimentado por consumidores que devem lançar US$ 200 bilhões na economia que impulsionarão os gastos e reduzirão o desemprego. " A economia está em modo de recuperação após o revés do trimestre de setembro, quando a economia contraiu 1,9% devido aos bloqueios relacionados ao COVID".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os dados do Australian Bureau of Statistics mostraram que o emprego ajustado sazonalmente aumentou 2,9%, ou 366.000 pessoas empregadas, no mês de novembro, à medida que os bloqueios do COVID aumentaram em todo o país. O número de desempregados caiu para 69.000.

O Banco Central de Taiwan deixa taxas de juros inalteradas.

h2

Europa/h2

As bolsas europeias avançam nesta quinta-feira, precificando a reação positiva à decisão da taxa de juros do Federal Reserve após o fechamento dos mercados europeus e antes das reuniões do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra.

As expectativas são de que o Banco da Inglaterra opte por não aumentar as taxas de juros e em vez disso, esperar até fevereiro, depois que o Reino Unido recomendou que os trabalhadores ficassem em casa em resposta à variante ômicron do coronavírus. A inflação no Reino Unido atingiu a maior alta em 10 anos em novembro, segundo dados na quarta-feira, e pode influenciar o banco quanto a apertar a política monetária.

O Banco Central Europeu também anuncia a sua decisão de política, devendo manter um tom mais "dovish" do que os seus pares até ao momento. O BCE deve reiterar que o Programa de Compra de Emergência Pandêmica terminará em março como planejado e poderá anunciar um programa a parte, o Programa de Compra de Ativos que pode, pelo menos temporariamente, substituir essas compras de títulos. Economistas acreditam que o BCE pode manter a sua intenção de manter suas medidas de flexibilidade, deixando alguma alteração para fevereiro ou março de 2022.

O Euro Stoxx 50 sobe 1,49%, preparando para um segundo dia de ganhos após uma sequência de cinco sessões de perdas, com as ações de tecnologia liderando os ganhos.

O alemão DAX 30 sobe 1,47%, o francês CAC 40 adiciona 0,92% e o FTSE MIB da Itália adicona 0,63%. Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 1,06% e o PSI 20 de Portugal sibe 0,65%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,85%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 1,8%, Antofagasta (LON:ANTO) adiciona 2,9%, enquanto as gigantes BHP Group PLC (LON:BHPB) e Rio Tinto (LON:RIO sobem 1,1% e 1,7%, respectivamente. As produtoras de petróleo BP PLC (LON:BP) e Royal Dutch Shell (NYSE:RDSa) sobem 1,6% e 1,3%, respectivamente.

h2


EUA/h2

 Os contratos futuros dos índices de ações dos EUA sobem nas negociações matinais de quinta-feira, depois que o Federal Reserve sinalizou que seria agressivo na redução de seu programa de compras mensais para apoiar a economia em tempos de pandemia e prever três aumentos nas taxas de juros em 2022.

O Fed começará a reduzir o ritmo de suas compras de ativos em janeiro e comprará apenas US $ 60 bilhões em títulos por mês a partir de agora, em comparação com US $ 90 bilhões no mês de dezembro. A decisão segue dados recentes de inflação que mostram alta de 6,8% em novembro, maior do que o esperado e a taxa mais rápida desde 1982. O FED descartou a noção de que os níveis elevados de inflação fossem "transitórios".

As bolsas negociavam em território negativo durante a sessão regular de quarta-feira e iniciaram uma subida após conclusão da reunião de dois dias do FOMC e consolidaram após a conferência de imprensa do presidente do Fed, Jerome Powell, logo em seguida. O Dow subiu 1,08%, fechando em 35.927,43 pontos. O S&P 500 subiu 1,63% para 4.709,84 pontos e o Nasdaq Composite de alta tecnologia, avançou 2,15%, em 15.565,60 pontos.

Varejistas e outras empresas que dependem dos gastos dos consumidores recuperaram de um deslize antecipado. O setor afundou depois que o Departamento de Comércio disse na parte da manhã que as vendas subiram modestamente 0,3% em novembro, mas ficaram aquém das previsões dos economistas em meio às preocupações de que o aumento dos custos poderia reduzir os gastos dos consumidores.

Na agenda econômica desta quinta-feira, inclui a permissão para construção, o número de casas que começaram a ser construídas, índice de manufatura do FED de Filadélfia e pedidos de auxílio-desemprego às 10h30. A taxa de utilização da capacidade instalada e a produção industrial sairá às 11h15, enquanto o PMI flash de manufatura e serviços sairá às 11h45.

h2

Criptomoedas/h2

 As criptomoedas reagiram bem ao anúncio do Federal Reserve de acelerar a retirada de estímulos, em uma decisão já esperada pelo mercado.

Bitcoin: +1,34%, em US $ 49.141,20
Ethereum: +4,73%, em US $ 4.004,96
Cardano: +4,33%
Solana: +8,87%
Dogecoin: +1,41%
Shiba Inu: +0,88%
XRP: +2,66%
Litecoin: +2,51%

h2

Índices futuros - 7h30/h2

Dow Jones Futuros: +0,49%
S&P 500 Futuros: +0,54%
Nasdaq 100 Futuros: +0,61%

h2

Commodities/h2

MinFe Dailan: +2,75%
Brent: +1,08%
Petróleo WTI: +1,16%
Soja: +0,83%
Ouro: +1,03%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações