Mercados Mundiais Recuam após Novo Episódio na Guerra Comercial EUA-China

 | 24.09.2018 07:22

ÁSIA: Em dia de feriado no Japão, Coreia do Sul e China, as bolsas asiáticas que operaram, tiveram um dia ruim após a entrada em vigor das tarifas dos EUA sobre produtos chineses.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,62%, pesadas principalmente por empresas do setor financeiro e imobiliária. China Resources Land despencou 5,2% e China Life Insurance recuou 2,8%, enquanto as ações da Country Garden recuaram 6,2%.

O ASX 200 da Austrália recuperou parte de suas perdas iniciais, mas ainda se manteve fechou em baixa de 0,12%, em 6.186,9 pontos, com o setor financeiro altamente ponderado caindo 0,11%. Commonwealth Bank of Australia caiu 0,5%.

A produtora de terras raras Lynas encerrou o pregão em baixa de 18,33%, depois de anunciar de que estava ciente da especulação da mídia em torno de uma possível revisão de suas operações na Malásia. A produtora de metais preciosos Newcrest Mining recuou 1,5%, enquanto as grandes empresas petrolíferas beneficiaram de um ganho de cerca de 2% no Brent e WTI após uma reunião entre grandes produtores de petróleo, que manteve o "status quo" na produção global. Entre outras grandes do setor de mineração australiana, BHP, que também possui atividades no setor de energia, subiu 1,4%, enquanto a produtora exclusiva de minério de ferro Fortescue Metals recuou 2,8% e a gigante Rio Tinto (LON:RIO) fechou em baixa de 0,6%.

Na semana passada, as bolsas da Ásia tiveram um forte desempenho, com o Shanghai Composite subindo 2,50% e registrando sua melhor semana em mais de dois anos, em um rali que se estendeu aos mercados globais. Esses ganhos foram liderados pelos EUA em meio ao otimismo sobre a economia e uma visão mais calma da situação do comércio global, mas parte desse otimismo diminuiu na segunda-feira, com a entrada oficial de US $ 200 bilhões de taxações em produtos chineses, enquanto a China teria cancelado as reuniões planejadas com os americanos para os próximos dias. Pequim também retaliou com contribuições de US $ 60 bilhões em produtos americanos.

EUROPA: As bolsas europeias operam em baixa na manhã de segunda-feira, com os investidores se preparando para a entrada de outra rodada de tarifações entre as duas principais economias mundiais. O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,22% com quase todos os setores no vermelho.

Os setores de recursos básicos e automóveis registram os piores desempenhos nos primeiros negócios da manhã, após incerteza entre as relações comerciais EUA-China.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

DAX 30 da Alemanha cai 0,36%, CAC 40 da França recua 0,19% e FTSE 100 do Reino Unido cai 0,16%.

As ações da Randgold Resources (LON:RRS) sobem quase 4% nos primeiros acordos em Londres, depois que a empresa concordou em se fundir com a canadense Barrick Gold, em um negócio de US $ 18,3 bilhões, mas o dia não é dos melhores para o setor: Anglo American (LON:AAL) cai 1,5¨, Antofagasta (LON:ANTO) recua 2,3%, BHP cai 1% e Rio Tinto opera em baixa 0,8%.

Enquanto isso, o relacionamento do Reino Unido com a União Europeia permanece tenso entre os dois grupos e dentro do próprio sistema partidário britânico. No mais recente episódio, o Partido Trabalhista britânico, de oposição, viu seu líder Jeremy Corbyn afirmar que apoiaria um segundo referendo sobre o Brexit se seu partido decidisse prosseguir com este movimento. Ao mesmo tempo, o governo do Reino Unido negou reportagens do fim de semana de que planejava convocar uma nova eleição em novembro. A medida seria uma tentativa de aumentar o apoio à primeira-ministra e seus esforços para chegar a um acordo sobre o Brexit com a Europa.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam em território negativo antes da abertura da sessão de segunda-feira, após o Dow Jones Industrial Average e o S & P 500 baterem recordes durante a sessão de sexta-feira, com a guerra comercial entre os EUA e a China aumentando as preocupações dos investidores.

A última rodada de tarifações comerciais entre os EUA e a China entrou em vigor nesta segunda-feira, com Washington aplicando uma taxação de 10% sobre 200 bilhões de dólares em bens chineses; isso deve aumentar para 25% até o final do ano. A China retaliou, aplicando impostos sobre mais de 5.000 produtos americanos no valor de US $ 60 bilhões.

Na segunda-feira, a pesquisa do Texas Manufacturing Outlook do FED de Dallas está agendada para ser liberada às 11h30.

No espaço corporativo, os investidores provavelmente estarão digerindo a notícia de que a Comcast cobriu a oferta da Twenty-First Century Fox no sábado em uma aquisição de US $ 39 bilhões da emissora britânica Sky, em um leilão de três "rounds". Na segunda-feira, a emissora britânica recomendou aos seus acionistas que aceitassem a oferta da Comcast.

Nenhum membro do Federal Reserve dos EUA está programado para falar nesta segunda-feira. A reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto deve ocorrer na terça e quarta-feira e os analistas esperam que o banco central dos EUA anuncie sua decisão na quarta-feira e todos estarão prestando muita atenção ao evento para ver se o Fed fornece algum sinal para onde a política monetária está caminhando.


ÍNDICES FUTUROS - 7h10:
Dow: -0,16%
SP500: -0,18%
NASDAQ: -0,38%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações