Mercados Mundiais Seguem com Cautela Mediante Temores com Nova Cepa do Sars-Cov-2

 | 22.12.2020 08:09

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, após o nervosismo dos investidores com uma nova cepa do coronavírus no Reino Unido, levando vários países a bloquear e aumentar as restrições de viagens.

Na China Continental, o composto de Xangai caiu 1,86%, enquanto o Shenzhen Component caiu 1,78%. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,71%, fechando em 26.119,25 pontos.

No Japão, o Nikkei caiu 1,04% e o índice Topix caiu 1,56%.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 1,62%.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 caiu 1,05% para fechar em 6.599,60 pontos, com as ações do setor de recursos naturais em baixa. BHP caiu 1,9%, Fortescue Metals recuou 2,5% e Rio Tinto (LON:RIO) caiu 2,4%. Entre as produtoras de petróleo, Santos caiu 3,8% e Woodside Petroleum caiu 3,15.

As vendas no varejo da Austrália saltaram 7% em novembro em comparação com outubro em uma base com ajuste sazonal, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Bureau de Estatísticas do país.

O índice mais amplo do MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão caiu 0,87%.

EUROPA: As bolsas europeias operam em alta na manhã desta terça-feira, tentando se recuperar da liquidação na sessão anterior, com o sentimento dos investidores ainda abalado pela nova cepa de coronavírus no Reino Unido.

Os mercados europeus ficaram sob forte pressão de venda na segunda-feira, em meio à preocupações sobre uma mutação do Sars-Cov-2 que se espalha rapidamente e foi identificada pela primeira vez na Grã-Bretanha. A nova variante forçou o governo do Reino Unido a fechar Londres e outras partes do sudeste da Inglaterra e voltar atrás à respeito das medidas de proteção durante as férias de Natal.

A variante, que os cientistas dizem ser até 70% mais transmissível do que as cepas anteriores, identificadas no Reino Unido, também foi vista na Itália, Holanda, Bélgica, Dinamarca e Austrália. Isso fez com que vários países ao redor do mundo fechassem suas fronteiras com a Grã-Bretanha, interrompendo viagens e levantando preocupações sobre uma potencial escassez de alimentos à medida que o prazo de transição do Brexit se aproxima.

O Reino Unido e a UE permanecem em um impasse sobre as relações comerciais pós-Brexit conforme o prazo final de 31 de dezembro se aproxima. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson alertou na segunda-feira que o país ainda pode ficar sem um acordo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O pan-europeu Stoxx 600 negocia em alta de 1,01%, com as ações do setor bancário liderando os ganhos.

O alemão DAX 30 sobe 0,98%, o francês CAC 40 avança 0,82%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália operam em alta de 0,89% e 0,82%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,32%. Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American (LON:AAL) cai 0,4%, Rio Tinto recua 0,2%, enquanto Antofagasta (LON:ANTO) sobe 0,6% e BHP adiciona 0,1%. Entre as produtoras de petróleo e gás, BP soma 0,3% e Royal Dutch Shell avança 0,4%.

Dados oficiais mostraram que o PIB do Reino Unido cresceu 16% no terceiro trimestre, um recorde, mas isso ainda não compensou a queda de 18,8% no trimestre anterior, quando grande parte da economia ficou fechada.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam sem direção na manhã de terça-feira, após um dia volátil em Wall Street, em que viu o Dow Jones Industrial Average apagar uma diferença de 400 pontos.

Durante o horário regular do mercado de segunda-feira, as ações abriram em forte queda em meio à preocupações sobre uma nova variante do Covid-19 no Reino Unido. Muitos países europeus implementaram medidas de restrições de voos oriundas do Reino Unido, e o governador de Nova York, Andrew Cuomo, pediu que os Estados Unidos tomassem medidas semelhantes.

A aprovação do Congresso na noite de segunda-feira de um pacote de alívio do coronavírus e gastos do governo animou os investidores no período da tarde. A conta agora vai para a mesa do presidente Donald Trump.

O Dow Jones terminou com um ganho de 37 pontos, ou alta de 0,12%, graças em parte a um forte desempenho das ações de bancos. O S&P 500 terminou em baixa de 0,39%, com ações vinculadas ao setor de viagens terminando com fortes baixas na sessão. O Nasdaq composite fechou em baixa de 0,10%.

A sessão de segunda-feira também foi o primeiro dia de negociação em que a Tesla (NASDAQ:TSLA) se juntou ao S&P 500. A ação caiu 6,5%, com parte dessa perda ocorrendo depois que a Reuters informou que a Apple (NASDAQ:AAPL) tinha 2024 como meta para lançar seu próprio veículo de passageiros.

Na agenda econômica, o PIB final será divulgado às 10h30, enquanto às 12h00 sairá o CB Consumer Confidence, Vendas de imóveis existentes e o índice de manufatura de Richmond.

ÍNDICES FUTUROS - 7h45:

Dow: -0,17%

SP500: -0,01%

NASDAQ: +0,34%

COMMODITIES

MinFe Dailan: -2,96%

Brent: -0,98%

WTI: -1,07%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações