Mercados mundiais reagem frente à decisão "dovish" do Fed

 | 14.12.2023 08:04

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercado da Ásia terminaram sem direção na quinta-feira, com os investidores digerindo a decisão do Federal Reserve dos EUA de encerrar o seu ciclo de alta das taxas de juro e sinalizar cortes para o próximo ano.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 1,65% e fechou em 7.377,90 pontos, atingindo níveis não vistos desde 1º de agosto. Todos os 11 setores negociaram no verde, liderados pelos setores imobiliário e de tecnologia, sensíveis à taxa de juros. As mineradoras BHP, Fortescue Metals (ASX:FMG) e Rio Tinto (LON:RIO) avançaram 0,9%, 2,4% e 0,5%, respectivamente. Entre as produtoras de petróleo, Santos disparou 3,1% e Woodside Energy subiu 0,6%, seguindo a alta nos preços do petróleo.

O Kospi da Coreia do Sul saltou 1,34% para fechar em 2.544,18 pontos.

O Nikkei do Japão fechou em queda de 0,73%, em 32.686,25 pontos. O setor financeiro liderou as quedas, enquanto os investidores do Japão aguardavam a decisão política do Banco do Japão na próxima semana.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,74%, em 16.367,00 pontos.

Na China continental, o índice Shanghai Composite caiu 0,33%, em 2.958,99 pontos, enquanto o Shenzhen Component recuou 0,62%, em 9.417,97 pontos.

EUROPA: Os mercados europeus recuperam na quinta-feira, com os investidores reagindo positivamente o sinal do Federal Reserve dos EUA de que ocorrerão cortes nas taxas de juro no próximo ano, com investidores atentos às decisões de política monetária do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra.

O Banco Nacional Suíço manteve as taxas de juros estáveis ​​em 1,75%, em linha com as expectativas dos analistas, enquanto o banco central norueguês aumentou as taxas de juro em 25 pontos base, para 4,5%.

O índice pan-europeu Stoxx 600 subia 1,7% nas primeiras negociações, atingindo o seu ponto mais alto desde janeiro de 2022, com as ações do setor de mineração liderando os ganhos.

O DAX 30 da Alemanha chegou a ultrapassar a marca de 17.000 pontos pela primeira vez na quinta-feira, chegando a 17.003,28 pontos. Desde então, recua e fica próximo de 16.880 pontos, com alta de 0,7%. O índice está atualmente em alta de mais de 21% no acumulado do ano. A valorização ocorre apesar das dificuldades da economia alemã nos últimos meses. O país entrou em recessão técnica no primeiro trimestre de 2023 e espera-se que a economia contraia este ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O CAC 40 da França sobe 1,2%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 2,1%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) dispara 7%, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 5%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 3,2% e 4%, respectivamente. A petrolífera BP sobe 2,1%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na quarta-feira depois que o Federal Reserve indicou cortes nas taxas em 2024.

O Fed manteve as taxas de juro inalteradas num intervalo entre 5,25% e 5,5%, em linha com as expectativas de Wall Street. O sentimento do mercado melhorou depois que o FOMC apontou que três cortes nas taxas poderiam ser implementados no próximo ano. Esperam-se então novos cortes ao longo de 2025 e 2026, o que colocaria a taxa dos fundos federais na faixa de 2% a 2,25%.

O Fed também reduziu sua previsão de inflação para o próximo ano de 2,6% para 2,4%. No início da semana, o índice de preços ao consumidor mostrou que os preços tinham aumentado 3,1% numa base anual em Novembro.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse em entrevista coletiva após a reunião que “a inflação diminuiu de suas máximas e isso ocorre sem um aumento significativo no desemprego. Isso é uma notícia muito boa”.

Nas negociações regulares, o Dow saltou 1,40% durante o pregão regular, fechando em 37.090,24 pontos. Esta foi a primeira vez que o índice de 30 ações fechou acima de 37.000 pontos e quebrou sua máxima de fechamento anterior de janeiro de 2022. O S&P 500 adicionou 1,37%, terminando acima de 4.700 pontos pela primeira vez desde janeiro de 2022. O Nasdaq Composite ganhou 1,38%, em 14.733,96 pontos. Os três principais índices renovaram suas máximas de 52 semanas.

Os investidores estarão de olho nos dados econômicos na quinta-feira. Os números de pedidos semanais de seguro-desemprego serão divulgados às 10h30 horário do leste dos EUA. No mesmo horário será divulgado as vendas no varejo e importações de novembro. O relatório de estoques empresariais de outubro será divulgado às 12h00.

CRIPTOMOEDAS:
Btcoin: +4,31% em US $ 42.909,50
Ethereum: +4,95% em US $ 2.284,73

ÍNDICES FUTUROS - 7h40:
Dow: +0,32%
S&P 500: +0,34%
NASDAQ: +0,42%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -1,05%
Bent: +1,79%
WTI: +1,77%
Soja: -0,23%
Ouro: +2,65%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações