Mercados operam sem direção após o Fed elevar os juros

 | 17.03.2022 08:01

ÁSIA:

 As bolsas asiáticas subiram pelo segundo dia nesta quinta-feira, depois que o Federal Reserve anunciou sua primeira elevação da taxa de juros desde 2008 e a China prometeu apoio para seus setores imobiliário e de internet.

Na China continental, o composto de Xangai subiu 1,40%, para 3.215,04 pontos, enquanto o Shenzhen Component ganhou 2,41%, para 12.289,97 pontos. Na quarta-feira, os mercados da China se recuperaram depois que uma reportagem de uma estatal chinesa sinalizou apoio às ações chinesas. As ações chinesas listadas nos EUA seguiram o exemplo. O relatório disse que os reguladores de ambos os países estão trabalhando em um plano de cooperação de ações chinesas listadas nos EUA e também estarão trabalhando para estabilizar o setor imobiliário em dificuldades.

As ações imobiliárias chinesas em Hong Kong dispararam na quinta-feira, com a Country Garden subindo 28,41%, Sunac disparando 59,03 % e China Evergrande Group (HK:3333) subindo 17,83%. O índice Hang Seng Properties subiu 9,46%, para 29.555,58 pontos.

O índice Hang Seng de Hong Kong liderou os ganhos entre os principais mercados da região subindo 7,04% e fechar em 21.501,23 pontos e apagando pesadas perdas da semana. Na quarta-feira, o índice teve seu melhor desempenho diário desde outubro de 2008, com alta de 9,08%. O índice Hang Seng Tech subiu 7,76%, para 4.572,79 pontos, com Tencent subindo 6,27%, Alibaba (NYSE:BABA) saltando 12,46% e JD.com adicionando 15,85%.

O Nikkei do Japão fechou em alta de 3,46%, em 26.652,89 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul encerrou o pregão com alta de 1,33%, em 2.694,51 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 avançou 1,05%, fechando em 7.250,80 pontos, pelo segundo dia consecutivo, impulsionado pela notícia de que o desemprego caiu para 4%. O ASX suspendeu uma série de serviços de negociação a partir das 10h (horário local) desta quinta-feira, depois que um "problema relacionado ao hardware" fez com que as opções e negociações futuras parassem até as 14h. A mineradora de ouro Gold Road Resources teve a pior performance do dia, com queda de 3,28%. Entre outras empresas de mineração, BHP subiu 1%, Rio Tinto (LON:RIO) avançou 1,5% e Fortescue Metals (ASX:FMG) avançou 4,2%. Entre as produtoras de petróleo, Santos subiu 1,1% e Woodside Petroleum (ASX:WPL) caiu 0,9%.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão saltou 3,98%.

EUROPA: As principais bolsas europeias majoritariamente recuam nesta quinta-feira, com os investidores tendo a oportunidade de reagir ao primeiro aumento de juros do Federal Reserve dos EUA em anos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,35% no meio da manhã, com ações de petróleo e gás subindo, enquanto os bancos caiam.

O alemão DAX 30 cai 0,69%, o francês CAC 40 recua 0,12% e o FTSE MIB da Itãlia tomba 0,91%.

Na Península Ibérica, O IBEX 35 da Espanha cai 0,08% e o português PSI 20 sobe 0,69%.

As bolsas da Rússia permanecem suspensas.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,10%. Entre as mineradoras listadas em Londre, Anglo American (LON:AAL) cai 2,9%, Antogasta cai 0,1%, BHP recua 1,2%, enquanto Rio Tinto avança 1,2%. A produtora de petróleo BP sobe 1,6%.

Pelo segundo dia consecutivo, a Bolsa de Metal de Londres (LME) encontrou problemas para tentar abrir o mercado de níquel após ficar suspensa por mais de uma semana. A Bloomberg informou que as corretoras que tentavam vender o limite de preço diário de 8% às 8h00 (hora local), horário original para início, tiveram suas ordens canceladas, forçando o LME a atrasar o comércio eletrônico por mais 45 minutos. Às 8h45 (horário local), o sistema eletrônico do LME voltou a ter problemas técnicos. O LME havia estabelecido um limite diário, para cima ou para baixo, de 8% na quinta-feira, ampliando o limite até então de 5%. Quando o mercado finalmente abriu, os futuros caíram para o limite diário de 8%, em US$ 41.945 a tonelada, de acordo com a Bloomberg. A Bolsa de Metal de Londres suspendeu a negociação de níquel em 8 de março após o metal superar US $ 100.000 por tonelada. A bolsa também esboçou novas regras para evitar movimentos extremos de preços em níquel e outros metais. Por trás do aumento de preços estava a luta do magnata dos metais Xiang Guangda para pagar as chamadas de margem para seus bancos e corretoras, informou a Bloomberg. Informações são de que empresa de Xiang, Tsingshan Holding Group, teria acumulado bilhões de dólares em perdas de apostas erradas no níquel.

A taxa de inflação anual da zona do euro subiu 5,9% em fevereiro, após uma alta de 5,1% em janeiro, superando as previsões de 5,8% e marcando a maior impressão da história. Na base mensal, os preços ao consumidor em fevereiro subiram 0,9% em relação à janeiro, em linha com as previsões e confirmando a primeira estimativa. O núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui as categorias mais voláteis de alimentos e energia, subiu 2,7% em relação à janeiro, depois de subir 2,3% no mês anterior, em linha com as previsões e com a primeira estimativa.

A aceleração da taxa anual de inflação da zona do euro adiciona mais evidências a um acúmulo de pressões nos preços globalmente que está durando mais do que o esperado inicialmente em meio à forte demanda dos consumidores, aos altos preços da energia e às interrupções globais da cadeia de suprimentos. O ataque da Rússia à Ucrânia fará com que os preços da energia subam, levando a uma inflação ainda maior nos próximos meses, alertam economistas.

EUA: Os futuros das ações dos EUA lutam para definir uma direção nesta quinta-feira, enquanto os preços do petróleo engataram a segunda marcha, após a primeira alta da taxa de juros do Federal Reserve desde 2018 e sinalizou mais seis altas para este ano, estimulando um rali de alívio nas ações.

O Fed elevou sua taxa de empréstimos de curto prazo em 0,25 ponto percentual. O movimento era amplamente esperado, mas tranquilizou os investidores porque era menor do que a alta de 0,5 ponto percentual defendida por algumas autoridades. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que antes da invasão russa na Ucrânia esperava que a inflação se estabilizasse no primeiro trimestre deste ano e que agora acredita que a inflação vai começar a cair no segundo semestre.

Na quarta-feira, o Dow subiu 1,55%, para 34.063,10 pontos, em sua primeira sequência de três dias de altas em mais de um mês. O S&P 500 ganhou 2,24%, em 4.357,95 pontos, enquanto o Nasdaq Composite saltou 3,77%, para 13.436,55 pontos, sua melhor alta percentual de um dia desde 4 de novembro de 2020, segundo dados do Dow Jones Market Data.

As ações de tecnologia, que vinha enfrentando grandes dificuldades desde o final do ano passado, tiveram um forte desempenho na quarta-feira. As ações da Meta Platforms (NASDAQ:FB), controladora do Facebook, subiram 6%, enquanto as da Netflix (NASDAQ:NFLX) avançaram 4%.

Na agenda econômica, vários novos dados econômicos serão divulgados na manhã de quinta-feira, incluindo os números iniciais de pedidos de auxílio-desemprego da semana passada, permissões de construção de imóveis, dados de manufatura do Fed da Filadélfia e a produção industrial serão divulgados às 9h30. A produção industrial e a taxa de capacidade utilizada pelas fábricas estão programados para saírem às 10h15.

CRIPTOMOEDAS: Os mercados criptos avançam nesta quinta-feira depois que o Federal Reserve dos EUA elevou as taxas de juros pela primeira vez desde 2018. Segundo o site Coindesk, o Bitcoin caiu cerca de 3% imediatamente após o anúncio do Fed, mas rapidamente estabilizou as perdas no final do pregão de Nova York, com movimentos semelhantes vistos em Wall Street.

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky assinou uma lei sobre ativos virtuais, legalizando as criptomoedas no país.

Bitcoin: +0,94%, em US $ 40.713,30
Ethereum: +3,06%, em US $ 2.768,00
Cardano: +3,44%
Solana: +3,87%
Dogecoin: +1,98%
Shiba Inu: +2,60%
XRP: +2,65%
Litecoin: +1,77%

ÍNDICES FUTUROS - 7h55:
Dow: -0,33%
SP500: -0,40%
NASDAQ100: -0,54%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +4,65%
Brent: +4,98%
WTI: +4,45%
Soja: +0,58%
Ouro: +1,87%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações