Mercados Receosos com G-20; PIB Brasileiro e Dados Chineses

 | 30.11.2018 11:28

Atividade econômica

PIB brasileiro avançou em linha com as expectativas do mercado. Neste terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou variação de 0,8% na comparação trimestral e 1,3% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Em valores correntes, o PIB atingiu R$1,716 trilhão.

Pela ótica da produção, a contribuição dos setores foi a seguinte: Agropecuária (0,7%), Indústria (0,4%) e Serviços (0,5%). Já pela ótica da demanda: Despesa de consumo das famílias (0,6%), Despesa de consumo do governo (0,3%), FBCF (6,6%), Exportação de bens e serviços (6,7%) e Importação de bens e serviços (-10,2%).

Atividade econômica chinesa continua desacelerando. O índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) industrial da China registrou nova queda mensal, atingindo desta vez o patamar de 50,0 pontos — considerado neutro, visto que abaixo deste nível há retração da atividade econômica, por outro lado, acima há expansão da atividade econômica. Veja abaixo:
PMI industrial chinês

Mercados acionários
Os mercados acionários internacionais estão em queda nesta sexta-feira, contaminados pelo ceticismo dos agentes econômicos, horas antes da reunião do G-20 na Argentina. A reunião marcará o encontro entre D. Trump e Xi Jiping, o que pode definir o rumo das relações comerciais das duas maiores potencias econômicas do mundo. Há uma pressão baixista adicional devido aos indicadores econômicos da China, que desapontaram e se refletiram em baixas em diversos setores da economia, como o automotivo.

Os índices futuros dos EUA registram quedas de aproximadamente 0,5%. Na Europa, as bolsas operam em campo negativo. Na Ásia, o fechamento foi o índice composto da região apresentou um recuo, embora o fechamento de Tóquio e Xangai tenham sido positivos. O cenário doméstico se alinhou ao mercado internacional, e o Ibovespa recua. A tendência do dólar no mercado internacional é de alta. Já o mercado internacional de juros segue em tendência de baixa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Expectativas dos agentes
O foco dos investidores será a reunião do G-20. Antes disso, a agenda econômica contem o PMI de Chicago às 12h45, além da contagem de plataformas de extração de petróleo e gás em território norte-americano às 16h00. Ademais, Williams, dirigente do Fed com direito a voto, discursará às 12h00.

Pedro Paulo Silveira

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações