Mercados respiram após rendimentos de Treasuries estabilizarem, de olho no Payroll

 | 05.10.2023 07:34

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira, depois que os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA recuaram das máximas dos últimos 16 anos.

No Japão, o Nikkei negociou em alta de 1,69%, fechando em 31.052,50 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,09%, para terminar em 2.403,60 pontos, após o índice de preços ao consumidor do país para setembro ter subido 3,7% em comparação com o ano anterior e superior à previsão de um aumento de 3,4%.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 foi negociado em alta de 0,51%, fechando em 6.925,50 pontos, recuperando da mínima de 11 meses registrada na quarta-feira. As mineradoras de ouro Northern Star e Evolution lideraram os ganhos na bolsa local, com alta de 4,7% e 2,8%. O setor financeiro recuperou parte das perdas de quarta-feira, com todos os quatro grandes bancos negociando no verde. As empresas de energia estavam entre as mais fracas do índice, já que o preço do petróleo caiu durante o pregão ocidental. Os pesos-pesados Woodside e Santos caíram 0,8% e 0,4%, respectivamente, enquanto Ampol caiu 2,8%. As mineradoras também estavam mais fracas, com a mineradora de lítio IGO caindo 4%. As gigantes do minério de ferro Rio Tinto (LON:RIO) e BHP caíram 1,5% e 0,7%, após o preço do minério de ferro cair.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,23%, em 17.225,00 pontos. O setor privado de Hong Kong contraiu pelo terceiro mês consecutivo em Setembro. O PMI da S&P Global caiu para 49,6 em setembro, ante 49,8 em agosto, parcialmente atingido pelo tufão Saola no início do mês passado. A leitura também mostrou que as pressões sobre os preços diminuíram em Setembro, enquanto o emprego aumentou.

Os mercados da China permaneceram fechados devido feriado de uma semana.

EUROPA: A volatilidade impera nas bolsas europeias nesta quinta-feira, depois que os rendimentos do Tesouro dos EUA recuaram ontem, após dados de emprego mais fracos do que o esperado.

O Stoxx 600 abriu em alta de 0,3% na abertura, após três sessões negativas e opera em baixa de 0,1%.

As ações do Metro Bank do Reino Unido ficaram brevemente suspensas por duas vezes na manhã de quinta-feira, após um início de negociação volátil que viu as ações caírem mais de 29%. Relata-se que o banco estava tentando levantar £ 600 milhões (US$ 727 milhões) em dívida e patrimônio, segundo a Reuters. O banco, inaugurado em 2010, tem um valor de mercado inferior a £ 100 milhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As ações da fabricante francesa de trens Alstom (EPA:ALSO) despencam 35% ao abrirem após adiar o início das negociações nesta quinta-feira, colocando as ações no caminho para seu pior desempenho em pelo menos 20 anos, de acordo com dados do LSEG. Em uma atualização após o fechamento do mercado na quarta-feira, a Alstom divulgou resultados semestrais não auditados mostrando que seu fluxo de caixa livre caiu de 45 milhões de euros negativos (US $ 47 milhões de dólares) para 1,15 bilhão de euros negativos e agora espera que esteja em uma faixa negativa entre 500 a 750 milhões de euros para o ano inteiro, a partir de uma previsão anterior de “significativamente positiva”. A empresa atribuiu o desempenho a uma “aceleração acentuada do aumento da produção”, a um atraso num projeto no Reino Unido e a uma queda nos pagamentos iniciais em relação ao ano anterior.

O alemão DAX 30 e o francês CAC 40 cai 0,1% cada.

No Reino Unido, o FTSE 100 sobe 0,4%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 0,1%, Anglo American (JO:AGLJ) cai 0,7%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto caem 0,3% e 0,1%, respectivamente. A petrolífera BP cai 1,1%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem na manhã de quinta-feira, com os investidores aguardando dados importantes sobre o emprego.

No pregão regular de quarta-feira, as bolsas encerraram a sessão em alta. O S&P 500 adicionou 0,81%, fechando em 4.263,75 pontos, enquanto o Dow subiu 0,39%, em 33.129,55 pontos, quebrando uma sequência de três dias de quedas. O Nasdaq Composite registrou o melhor desempenho entre os três principais índices, saltando 1,35% e fechando em 13.236,01 pontos.

As ações foram ajudadas por um recuo nos rendimentos do Tesouro. A taxa da nota do Tesouro de 10 anos caiu em relação às máximas vistos pela última vez em 2007, depois que a empresa de processamento de folhas de pagamento ADP disse que o crescimento do emprego no setor privado totalizou 89 mil em setembro, número bem abaixo da estimativa de 160 mil e dos 180 mil de agosto e pareceu garantir aos investidores que o mercado de trabalho está se afrouxando.

Os rendimentos continuam a ser o foco dos investidores esta semana. O spread entre os rendimentos do Tesouro de 2 e 10 anos terminou a quarta-feira em cerca de 31 pontos base. A curva de rendimento de 2 e 10 anos está invertida desde março de 2022, o seja, ou seja, as taxas do Tesouro de curto prazo estão mais altas do que as taxas de longo prazo e isso significa que um sinal de uma recessão se aproxima.

Nesta quinta-feira, os rendimentos do Tesouro dos EUA pouco mudam, com os investidores considerando os dados económicos mais recentes, enquanto aguardam novas informações sobre o estado da economia, especialmente o mercado de trabalho. Muitos investidores interpretaram o relatório de emprego da ADP como um sinal de flexibilização do mercado de trabalho, despertando esperanças de que o ciclo de altas das taxas de juro do Federal Reserve possa terminar em breve. O banco central começou a aumentar as taxas em março de 2022, num esforço para arrefecer a economia e reduzir a inflação. Muitos investidores tem estado preocupados com o impacto das taxas elevadas sobre a economia e se isso resultará numa recessão.

Autoridades do Fed recentemente vem sugerindo que as taxas de juros provavelmente permanecerão mais altas por mais tempo do que o esperado anteriormente e que existe a possibilidade de um novo aumento das taxas.

Os próximos dados econômicos poderão afetar o processo de tomada de decisão da Fed. Os dados iniciais de pedidos de seguro-desemprego semanais são esperados para às 9h30 desta quinta-feira, antes do relatório de empregos de setembro na sexta-feira, que inclui folhas de pagamento não agrícolas e números de desemprego.

CRIPTOMOEDAS:
Btcoin: +0,57 em US $ 27.676,30
Ethereum: -0,78% em US $ 1.638,63

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,31%
S&P 500: -0,27%
NASDAQ: -0,20%

COMMODITIES:
MinFe Cingapura: -0,17%
Brent: -1,19%
WTI: -1,26%
Soja: -0,56%
Ouro: +0,09%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações