Mercados se disfarçam na folia

 | 07.02.2024 09:00

Apesar da incerteza sobre quando o Federal Reserve irá cortar os juros - se em maio ou em junho, agora que março não dá mais tempo - a temporada de balanços dita o ritmo dos mercados. Os resultados dos bancos negociados na B3 - hoje tem Bradesco - e das empresas listadas no S&P 500 animam os investidores.

 

Mas essa empolgação pode estar com os dias contados. Afinal, a bolsa brasileira entra na contagem regressiva para a pausa do carnaval, o que interrompe os negócios locais no início da semana que vem e deve esvaziar o pregão já a partir desta sexta-feira (9), quando começam os desfiles das escolas de samba no sambódromo do Anhembi. 

 

A folia deve continuar até o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas (14). Já a China, que ontem alegrou os ativos emergentes, sai de cena a partir de amanhã (8) para celebrar a chegada do ano 4722, que será regido pelo dragão. A Bolsa de Xangai permanecerá fechada por mais de uma semana, enquanto Hong Kong não funciona nos mesmos dias que a B3 (BVMF:B3SA3).

Agenda traz realidade/h2

 

Toda essa simbologia das fantasias e da figura mítica do animal que representa poder e vigor, deixando para trás o dócil coelho, esconde as dúvidas que pairam nos mercados. Afinal, o enredo dos dirigentes do Fed não empolga os foliões-investidores, com as marchinhas conduzidas por Jerome Powell sendo repetitivas. A vibração pode mudar só depois das férias de verão. 

 

Talvez, por isso, os investidores não dão ouvidos e seguem ao ritmo do samba de uma nota só para manter o bom humor, deixando os ajustes e a correção técnica para depois. Como se diz, o ano novo só começa depois do carnaval, mas do outro lado do mundo inicia já no sábado (10). E em algum momento o otimismo perde espaço para a dura realidade.

 

Aliás, nesta quarta-feira (7) mais Fed boys & girls sambam na avenida e devem repetir o refrão. Entre os balanços, aqui tem Klabin (BVMF:KLBN11), Alpargatas (BVMF:ALPA4) e Totvs (BVMF:TOTS3), além da Walt Disney (NYSE:DIS) lá fora. Também merecem atenção o desempenho das vendas no varejo nacional no mês do Natal (9h), além dos dados da balança comercial brasileira e norte-americana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações