Mercados seguem cautelosos à espera de novo dado de inflação dos EUA

 | 18.01.2023 08:19

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira.

O Nikkei do Japão saltou 2,5% para fechar em 26.791,12 pontos, liderando os ganhos na região. O Banco do Japão surpreendeu os mercados ao manter inalterada a faixa de tolerância da curva de rendimento e a taxa de juros "ultra-dovish" em -0,1%. O governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, disse em uma entrevista coletiva à tarde na quarta-feira que “não precisamos expandir mais a banda em torno de nossa meta de rendimento”. "Não faz muito tempo que decidimos sobre as medidas em dezembro. Provavelmente levará mais algum tempo para que as medidas comecem a surtir efeito no mercado”, disse ele. O iene japonês enfraqueceu 2,04% em relação ao dólar logo após o anúncio da decisão e foi negociado pela última vez a 130,84.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,47%, em 21.678,00 pontos e o índice Hang Seng Tech foi negociado estável. Na China continental, o Shanghai Composite caiu 0,01%, fechando em 3.224,41 pontos e o Shenzhen Component subiu 0,09% para terminar em 11.810,66 pontos. O Morgan Stanley (NYSE:MS) estima que o mercado acionário chinês emergirá como o de melhor desempenho em 2023. O índice MSCI China chegará a 80 e o índice Hang Seng subirá para 24.500 pontos até o final do ano, disse a estrategista-chefe de ações da China do Morgan Stanley, representando uma alta de cerca de 15% em relação ao mercado atual. A recomendação da estrategista é comprar ações de empresas de grande capitalização e alta liquidez na Internet. O setor de internet tem “correlação muito alta com o momento geral de retomada do consumo na China, especialmente na jornada de recuperação pós-Covid do país", disse ela.

O Kospi perdeu 0,47%, em 2.368,32 pontos.

O S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,1% para fechar em 1.934,93 pontos, impulsionado pelos setores de tecnologia da informação, saúde e consumo. Serviços públicos, imóveis e energia pesaram sobre o índice. O peso-pesado Woodside perdeu 1,1%. A maioria das mineradoras também sucumbiram. IGO, Newcrest Mining e Northern Star Resources perderam 2,8%, 1,8% e 1,7%, respectivamente. Entre as gigantes, BHP caiu 0,2%, depois que atingiu uma alta histórica, mas Fortescue Metals (ASX:FMG) e Rio Tinto (LON:RIO) avançaram 0,9% e 1,2%, respectivamente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice MSCI para a região Ásia-Pacífico, exceto Japão, subiu 0,36%.

EUROPA: Os mercados europeus tentam firmar em território positivo na manhã de quarta-feira, com a persistência das incertezas sobre as perspectivas econômicas, um tópico importante na agenda do Fórum Econômico Mundial em Davos nesta semana.

O índice pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,1% no final da sessão matinal. As ações de viagens e lazer sobem, enquanto as de produtos químicos caem.

O alemão DAX 30 cai 0,1%, enquanto o francês CAC 40 e o FTSE MIB da Itália sobem 0,2% cada.

Na Península Ibérica, o IBEX 35 sobe 0,7% e o português PSI 20 opera estável.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,2%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) sobe 1,2%, Antofagasta (LON:ANTO) sobe 2,5%, BHP adiciona 0,5% e Rio Tinto avança 0,8%.

A taxa anual de inflação no Reino Unido caiu em dezembro para 10,5%, ligeiramente abaixo das expectativas dos analistas, marcando o segundo mês de quedas, depois que a taxa caiu de uma alta de 41 anos para 10,7% em novembro. O Banco da Inglaterra elevou recentemente sua principal taxa de juros em 0,5 ponto percentual, para 3,5% em 15 de dezembro. O Reino Unido tem sido abalado por ondas de greve desde o final do ano passado, com professores, funcionários do transporte ferroviário, profissionais do serviço público e enfermeiras em greve neste mês e no início de fevereiro. O governo respondeu com uma proposta de lei anti-greve destinada a impor “regulamentação mínima de serviço”. O salário dos trabalhadores permanece achatado pelo ritmo da inflação, com os salários médios do Reino Unido registrando um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior no período de setembro a novembro de 2022, informou o ONS em 17 de janeiro.

O índice de preços ao consumidor da Zona do Euro desacelerou para 9,2% em dezembro ante o mesmo mês de 2021, de acordo com o Eurostat. Na comparação mensal, os preços caíram 0,4%. O dado aponta pra desaceleração, uma vez que a inflação em novembro estava em 10,1%. Em dezembro de 2021, a taxa anualizada foi de 5,0%. Os dados vieram em linha com as estimativas de mercado e com o dado preliminar divulgado no início do ano. O consenso da Refinitiv apontava para uma inflação de 9,2%. No mês, a queda veio um pouco mais forte do que o esperado: a estimativa era de -0,3%. Na União Europeia, o CPI ficou em 10,4% em dezembro, ante 11,1% em novembro. O núcleo da inflação, que exclui os preços de energia e de alimentos, ficou em 0,6% no mês e 5,2% na base anual, acima dos 5,0% de outubro e de novembro.

EUA: Os contratos futuros dos índices de ações dos EUA negociam sem direção na manhã de quarta-feira.

As ações da United Airlines (NASDAQ:UAL) subiram mais de 1% nas negociações estendidas depois que a empresa superou as estimativas no último trimestre, impulsionadas pela forte demanda por viagens, enquanto as ações da Moderna (NASDAQ:MRNA) saltaram mais de 6% no "after-market" depois que a farmacêutica disse que sua vacina contra o vírus sincicial respiratório, um vírus responsável pela maioria dos casos de infecções do trato respiratório inferior em bebês, pode prevenir a doença em adultos mais velhos.

Durante a sessão regular de terça-feira, o Dow caiu 1,14%, em 33.910,85 pontos. As ações do Goldman Sachs (NYSE:GS) caíram e se arrastaram no índice de 30 ações, depois que o banco divulgou uma queda nos lucros. O S&P 500 caiu 0,20%, fechando em 3.990,97 pontos. Enquanto isso, o Nasdaq Composite, pesado em tecnologia, foi o único entre os principais índices a contrariar a tendência, subindo 0,14%, em 11.095,11 pontos.

Os rendimentos do Tesouro dos EUA caem no início da manhã de quarta-feira, com a incerteza em torno das perspectivas para a política monetária e a economia, juntamente com alguns relatórios de lucros fracos das empresas de Wall Street, piorando o sentimento de risco.

O rendimento da nota do Tesouro de 10 anos caia pouco mais de 5 pontos percentuais para 3,4812%, enquanto o rendimento dos títulos do Tesouro de 30 anos
perdia cerca de 4 pontos percentuais para 3,6069%. Os rendimentos movem-se inversamente aos preços.

Os investidores aguardam uma série de dados econômicos na quarta-feira. A leitura do índice de preços ao produtor de dezembro, um indicador dos preços que as empresas americanas obtém pelos bens e serviços que produzem, pode traduzir em mais sinais de desaceleração da inflação. A impressão da inflação no atacado será publicada às 10h30 juntamente com os números das vendas no varejo de dezembro. Economistas esperam que o índice de preços ao produtor tenha caído 0,1% em dezembro, em comparação com um aumento de 0,3% no mês anterior, enquanto as vendas no varejo em dezembro devem cair 1%, de acordo com estimativas de consenso. A leitura anterior mostrou queda de 0,6%.

A incerteza aumentou entre os investidores nas últimas semanas se o Federal Reserve aumentará as taxas em 25 ou 50 pontos-base em sua próxima reunião em 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Muitos estão preocupados que o ritmo dos aumentos de juros implementados pelo Fed até agora em sua luta contra a alta inflação possa arrastar a economia dos EUA para uma recessão e esperam que o banco central seja capaz de desacelerar ainda mais, ou pausar completamente, o seu ciclo de caminhadas neste ano.

A produção industrial e a taxa da capacidade utilizada sairá às 11h15, enquanto o índice imobiliário da NAHB sairá às 12h00. Mais tarde, o Livro Bege será divulgada às 16h00.

Quatro autoridades do Federal Reserve devem fazer discursos na quarta-feira: o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard e a presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan.

A temporada de ganhos corporativos continuará com os relatórios trimestrais da JB Hunt Transport Services, Charles Schwab, PNC Financial Services Group e Discover na quarta-feira.

O índice S&P 500 subiu 3,95% até agora este ano, com esperanças de que o alívio da inflação permitirá que o Federal Reserve seja menos agressivo em seu ciclo de aperto monetário, tornando menos provável um pouso econômico forçado e assim, apoiando os lucros da empresa. Até agora, 33 empresas do S&P 500 relataram seus balanços, dentre elas, 67% superaram as previsões de lucro, de acordo com a Refinitiv. No entanto, decepções de empresas como o Goldman Sachs na terça-feira, estão dificultando que o S&P 500 se mova decisivamente acima do nível de 4.000 pontos.

CRIPTOMOEDAS: O Bitcoin mantém acima de US $ 21.000 pelo quarto dia consecutivo.

A maior criptomoeda por capitalização de mercado registra um aumento de 0,32% nas últimas 24 horas e é negociada a US $ 21.205. O Bitcoin sobe cerca de 25% nos últimos sete dias em meio à crescente confiança dos investidores de que a inflação está diminuindo e a economia pousará suavemente.

O Ethereum negocia a US $ 1.575, um ganho de 0,67% nas últimas 24 horas. Nos últimos sete dias, o token subiu 20%.

O CoinDesk Market Index, um índice que mede o desempenho das criptos, aumentou recentemente 0,97%.

Entre as empresas do setor cripto, o banco cripto Silvergate Capital relatou uma perda líquida de US $ 1 bilhão no quarto trimestre na terça-feira, em comparação com um lucro líquido de US $ 40,6 milhões no terceiro trimestre e lucro líquido de US $ 18 milhões no mesmo período do ano anterior.

Em nota, a Arcane Research, que fornece pesquisa e análise de criptomoedas, classificou as criptomoedas de "notavelmente forte e animada" na semana passada, mas acrescentou cautelosamente que "a curto prazo, o ímpeto parece estendido demais". A Arcane observou: "Na semana passada, houve sete dias consistentes de retornos positivos pela primeira vez desde março de 2022 e o indicador de impulso do RSI avançou para máximas extremas. O recente aumento foi predominantemente alimentado por um aperto das posições "short". O impulso do Bitcoin acima de US $ 20.000 sugere que os preços podem estabilizar no curto prazo.

Bitcoin: +0,19% em US $ 21.176,90
0Ethereum: +0,70% em US $ 1.573,37
Cardano: -1,91%
Solana: -4,79%
Terra Classic: -1,22%

ÍNDICES FUTUROS - 7h55:
Dow: +0,04%
SP500: +0,12%
NASDAQ: +0,13%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +0,90%
Brent: +1,55%
WTI: +1,85%
Soja: +0,34%
Ouro: +0,38%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações