Mercados Seguem Cautelosos Enquanto Aguardam Comentários de Powell em Jackson Hole

 | 24.08.2022 07:27

Bem-vindos à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados reagem ao redor do mundo.

ÁSIA: As bolsas asiáticas tiveram um fechamento misto nesta quarta-feira, após Wall Street cair pelo terceiro dia consecutivo.

Os mercados da China continental caíram. O Shenzhen Component liderou as perdas regionalmente ao cair 2,88% e encerrar a sessão em 12.096,39 pontos. O Shanghai Composite caiu 1,86%, fechando em 3.215,20 pontos.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,32%, em 19.246,00 pontos, com o índice Hang Seng Tech perdendo 2,72%. A fabricante de veículos elétricos Xpeng (NYSE:XPEV) despencou mais de 12% depois de reportar uma perda trimestral maior do que o esperado.

O Nikkei do Japão fechou em queda de 0,49%, a 28.313,47 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,50%, a 2.447,45 pontos.

O S&P/ASX 200 na Austrália ganhou 0,52%, a 6.998,10 pontos, a primeira alta nesta semana. O mercado acionário local foi em grande parte impulsionado por uma enxurrada de balanços corporativos. A exploradora de minerais Iluka subiu 10%, depois que a empresa disse que seu lucro líquido no primeiro semestre subiu 185,7%, para US$ 368,5 milhões. A mineradora mais do que dobrou seu dividendo intermediário de 12 centavos por ação no ano passado para 25 centavos. Entre as gigantes do setor, BHP e Fortescue Metals (ASX:FMG) avançaram 0,8% cada, enquanto Rio Tinto (LON:RIO) recuou 0,7%. As ações de energia também ganharam, com Santos subindo 2,2% e Woodside Energy fechando 3,4% mais alto.

EUROPA: Os mercados europeus operam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira.

Depois de atingir uma baixa de 20 anos na terça-feira, o Euro recupera ligeiramente, sendo negociado a US$ 0,9950 no meio da manhã.

O índice pan-europeu Stoxx 600 cai 0,03% no meio da manhã. Ações de recursos básicos caem enquanto os bens de consumo sobem.

O alemão DAX 30 cai 0,19%, o francês CAC 40 cai 0,03% e o FTSE MIB da Itália perde 0,19%.

Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha cai 0,22% e o português PSI 20 sobe 0,08%.

Em Londres, o FTSE 100 recua 0,34%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 1,9%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 2,2%, enquanto entre as gigantes, BHP cai 0,1% e a Rio Tinto perde 1,7%. A petrolífera British Petroleum cai 0,3%.

EUA: Os futuros dos índices de ações pairam próximo das mínimas de duas semanas na quarta-feira, com os investidores aguardando mais pistas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre o caminho de aperto do banco central.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na terça-feira, o Dow Jones caiu 0,47%, em 32.909,59 pontos e o S&P 500 caiu 0,22%, em 4.128,73 pontos. Tanto o Dow quanto o S&P 500 caíram pela terceira sessão consecutiva com volumes de negociação relativamente pequenos. O Nasdaq Composite terminou a terça-feira em 12.381,30 pontos, baixa de 0,03%. O S&P 500 está praticamente estável no mês após subir mais de 9% em julho, mas permanece em baixa de 13,4% no ano até agora.

Muitos esperam uma tom agressivo das autoridades do FED no final desta semana, o que pode desencadear uma venda de ativos de risco. Alguns temem que o aperto contínuo e agressivo do banco central leve uma economia em desaceleração a uma recessão.

O simpósio econômico de três dias em Jackson Hole começa na quinta-feira com Powell programado para falar na manhã de sexta-feira. Observadores esperam que ele reforce a meta do banco central de esmagar a inflação e manter as expectativas futuras sobre os preços sob controle. Segundo analista, a economia está claramente desacelerando, mas ainda é muito cedo para o FED sinalizar que será menos agressivo com a política de aperto.

O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, falando em um evento na Universidade da Pensilvânia na terça-feira, disse que seu maior temor é que os mercados estejam subestimando o quão alta a inflação irá ou quão persistente ela seria, acrescentando que o FED pode precisar ser mais agressivo do que o previsto. Kashkari é considerado o mais agressivo dos 19 formuladores de políticas do banco central dos EUA e espera que o FED precise elevar sua taxa básica, agora em uma faixa de 2,25% a 2,5%, mais dois pontos percentuais completos até o final do próximo ano.

No início desta manhã, o rendimento da nota do Tesouro de 10 anos de referência caia 1 ponto-base para 3,035%, o rendimento do título do Tesouro de 2 anos de curto prazo caia 3 pontos-base, para 3,3009%, mantendo a curva invertida, um sinal de inflação iminente. O rendimento do título do Tesouro de 30 anos recuava menos de um ponto-base para 3,2466%. Os rendimentos movem-se inversamente aos preços e um ponto base é igual a 0,01%.

Os investidores também seguem monitorando os dados econômicos para avaliar a saúde da economia. Os pedidos de bens duráveis ​​e vendas pendentes de casas estão programados para serem divulgados às 9h30 e 11h00, respectivamente.

CRIPTOMOEDAS: As principais criptomoedas negociam sem direção nesta quarta-feira, enquanto investidores também aguardam ansiosamente as declarações do presidente do Federal Reserve Jerome Powell na sexta-feira sobre a política monetária do banco central.

O Bitcoin cai 0,47% nas últimas 24 horas e negocia abaixo de US $ 21.500. A maior criptomoeda do mundo perde cerca de 10% na última semana, enquanto o Ethereum avança 1,59%, acima de US $ 1.600. A segunda maior cripto por valor de mercado caiu aproximadamente 12% em uma semana.

O Fundo Monetário Internacional, em seu blog IMFBlog, destacou a crescente sintonia entre os mercados criptos e as ações. Segundo o FMI, poucas partes do mundo adotaram ativos cripto como a Ásia, incluindo investidores individuais e institucionais principalmente da Índia ao Vietnã e Tailândia. Isso levanta a importante questão da extensão da integração das criptomoedas no sistema financeiro na Ásia, pois embora a digitalização possa ajudar na transição para um sistema de pagamento ambientalmente consciente e também promover a inclusão financeira, as criptos podem representar riscos de estabilidade financeira.

Antes da pandemia, a criptomoeda parecia isolada do sistema financeiro. A negociação de criptomoedas, no entanto, disparou à medida que milhões ficaram em casa e receberam ajuda do governo, enquanto as baixas taxas de juros e as condições fáceis de financiamento também ajudavam. O valor total de mercado dos ativos cripto do mundo aumentou 20 vezes em apenas um ano e meio para US $ 3 trilhões em dezembro. Em seguida, caiu para menos de US $ 1 trilhão em junho, à medida que a taxa de juros do banco central aumenta para conter a inflação acabou com o fácil acesso a empréstimos baratos.

Assim, as autoridades na Ásia estão cada vez mais preocupados com os riscos crescentes representados pelas criptomoedas à medida que a adoção continua a se espalhar e começa a aumentar seu foco na regulação cripto e os marcos regulatórios estão em andamento em vários países, incluindo Índia, Vietnã e Tailândia. Os marcos regulatórios para cripto na Ásia devem ser adaptados para a negociação desses ativos dentro dos países, estabelecendo diretrizes claras sobre as instituições financeiras regulamentadas e procurar informar e proteger os investidores de varejo. Finalmente, para ser totalmente eficaz, segundo o FMI, a regulação cripto deve ser estreitamente coordenada em todas as jurisdições.

Bitcoin: -0,47%, em US $ 21.329,70
Ethereum: +1,71%, em US $ 1.637,01
Cardano: -0,02%
Solana: -0,67%
Dogecoin: -0,79%
Terra Classic: +4,79%

ÍNDICES FUTUROS - 7h15:
Dow: -0,06%
SP500: -0,03%
NASDAQ: -0,03%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: +2,65%
Brent: +0,75%
WTI: +0,73%
Soja: +1,20%
Ouro: +0,01%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações