Mercados seguem em stand-by, aguardando dados de inflação previstos para amanhã

 | 28.02.2024 08:00

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados de ações da Ásia fecharam majoritariamente em baixa na quarta-feira.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,51%, em 16.536,85 pontos, enquanto o índice Hang Seng Property ficou negativo depois de saltar quase 2% no início da sessão. Hong Kong disse que iria acabar com as restrições imobiliárias num esforço para impulsionar o seu setor imobiliário. O secretário financeiro, Paul Chan, disse esperar que a economia cresça entre 2,5% e 3,5% este ano.

Na China continental, o índice CSI 300, que agrupa as maiores empresas listadas em Shanghai e Shenzhen, caiu 1,3%, fechando em 3.450,26 pontos.

O S&P/ASX 200 da Austrália terminou praticamente estável em baixa de 0,03%, em 7.660,40 pontos. As empresas de lítio estiveram entre os maiores avanços no índice, com a IGO e a Pilbara Minerals disparando mais de 7% cada, impulsionando o setor de mineração, que terminou o dia estável. Mineral Resources subiu 4,8%, Lynas Rare Earths subiu 5,3% e mineradores de carvão Yancoal e Whitehaven avançaram 3% e 2,6%. Entre as gigantes do setor, Fortescue Metals (ASX:FMG) caiu 5,5%, BHP caiu 0,3% e a rival Rio Tinto (LON:RIO) fechou estável.

O Banco Central da Nova Zelândia manteve a sua taxa monetária oficial em 5,50%, mantendo-a na máxima dos últimos 15 anos, ao mesmo tempo que alertou que a inflação permaneceu bem acima do seu intervalo-alvo. O índice de referência S&P/NZX 50 da Nova Zelândia fechou 0,6% mais alto em 11.763,32 pontos após a decisão do RBNZ.

O Nikkei do Japão terminou 0,08% mais baixo em 39.208,03 pontos. O benchmark atingiu um recorde no início da semana.

Em sentido contrário, o Kospi da Coreia do Sul encerrou ganhos de 1%, em 2.652,29 pontos, subindo após dois dias consecutivos de quedas.

EUROPA: As bolsas europeias operam sem direção na manhã de quarta-feira, dando continuidade ao sentimento global cauteloso visto esta semana.

O índice regional Stoxx 600 cai 0,15% na sessão matinal, com o setor mineração caindo, enquanto as ações de telecomunicações ganham.

Ações da Vodafone (LON:VOD) sobe 2,5% depois que a empresa confirmou negociações com a Swisscom sobre a venda de seus negócios italianos por 8 bilhões de euros (US$ 8,7 bilhões). As ações da Swisscom caiam 0,1%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O alemão DAX 30 sobe 0,2% e o francês CAC 40 recua 0,1%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,6%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) cai 2,1%, Antofagasta (LON:ANTO) perde 1%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto recuam 0,9% e 0,7%, respectivamente. A petrolífera BP cai 0,5%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA caem na quarta-feira, com os investidores aguardando um importante relatório de inflação, previsto para o final desta semana.

Na sessão regular de terça-feira, o S&P 500 e o Nasdaq Composite encerrou o dia com pequenos ganhos, com alta de 0,17% e 0,37%, respectivamente. O Dow caiu pelo segundo dia consecutivo, com queda de 0,25%.

O S&P 500 e o Dow recuam das máximas atingindas no final da semana passada.

O índice de preços de despesas de consumo pessoal será divulgado na quinta-feira e os investidores esperam que ele sinalize que a inflação está diminuindo. O PCE é um indicador de inflação fundamental para a Reserva Federal e as autoridades políticas do banco central afirmaram que procuram mais provas de que as pressões dos preços elevados estão a arrefecer antes de tomarem decisões sobre cortes nas taxas de juro.

Os índices de preços ao consumidor e ao produtor de Janeiro ficaram ambos acima das expectativas, levando os investidores a diminuir as expectativas sobre quando ocorrerá o primeiro corte nas taxas de juro. O primeiro corte nas taxas está sendo precificado para junho, vários meses depois de março, prazo que os investidores esperavam no início de janeiro..

Dados divulgados na terça-feira sugeriram que a confiança do consumidor está a diminuir à medida que se consolidam as preocupações com o arrefecimento do mercado de trabalho e um cenário político instável. Entretanto, o último relatório de encomendas de bens duradouros refletiu uma queda de 6,1%, resultado mais do que o esperado.

Na quarta-feira, os investidores estarão atentos aos resultados dos lucros da varejista TJX Cos e a empresa farmacêutica Viatris pela manhã. Salesforce publicará seus números trimestrais após o fechamento do mercado.

Na frente econômica, os investidores aguardam os números do PIB, estoques do atacado, bem como a balança comercial, às 10h30.

A leitura das despesas de consumo pessoal para janeiro será o principal evento na quinta-feira, uma vez que é a medida de inflação preferida do Federal Reserve.

Várias autoridades do Fed devem falar nesta quarta-feira. Raphael Bostic discursará às 14h00. John Williams falará às 14h45.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +4,63% em US $ 59.242,80
Ethereum: +2,66% em US $ 3.347,53

ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,31%
S&P 500: -0,30%
NASDAQ: -0,41%

COMMODITIES:
MinFe: +1,08%
Bent: -1,06%
WTI: -1,14%
Soja: -0,03%
Ouro: -0,41%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações