Mídia torce por cenário sem recessão, mas dados prospectivos indicam o contrário

 | 10.11.2023 13:19

O Índice Nacional de Atividade, divulgado pelo Federal Reserve de Chicago (CFNAI), é, sem dúvida, um dos indicadores econômicos mais importantes e subestimados dos EUA. A cada mês, economistas, a mídia e investidores analisam diversos índices econômicos, desde o PIB até o emprego e a inflação, a fim de determinar o que os mercados provavelmente farão a seguir.

BLACK FRIDAY Antecipada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

Enquanto números econômicos, como o PIB ou o relatório mensal de empregos urbanos, normalmente ganham as manchetes, a estatística mais crucial, na minha opinião, é o CFNAI. Investidores e a imprensa geralmente o ignoram, mas trata-se de um índice composto por 85 subcomponentes, fornecendo uma visão ampla da atividade econômica geral nos EUA.

Desde o início deste ano, os mercados dispararam até julho, quando o Federal Reserve interveio novamente para resgatar bancos regionais. Então, mesmo com o recuo do mercado em meados do ano, o crescimento econômico acelerou no 3º tri, de acordo com as manchetes, o que deveria se traduzir em um ressurgimento dos lucros corporativos. No entanto, se as leituras recentes do CFNAI servirem de base, talvez seja mais adequado que os investidores mudem suas suposições de crescimento para o próximo ano.

Enquanto a maioria dos dados econômicos são estatísticas retrospectivas, como o PIB, o CFNAI é uma métrica prospectiva que indica como a economia provavelmente se parecerá nos próximos meses.