Mimimi - Mercado em 5

 | 03.07.2014 22:56

Bifocal

A quinta-feira tem dois grandes núcleos:

1. Ações de estatais caindo e pressionando a Bolsa em resposta ao resultado da pesquisa eleitoral Datafolha
2. Dólar subindo em reflexo aos dados fortes do mercado de trabalho dos EUA

Não adianta...

1) o rali eleitoral tem hora para acabar (mas não foi um mês atrás, e não será agora)

2) economia forte tem moeda forte (o inverso também é válido)

O verdadeiro impacto

A pesquisa Datafolha trouxe uma informação positiva para o governo, com a Copa ajudando na percepção da economia e no crescimento das intenções de voto em Dilma.Por outro lado, reforçou a indicação que deve mesmo haver segundo turno.

Olhando um pouco além da “percepção”, porém, o real impacto da Copa sobre a economia agora está bastante claro...

Segundo a Serasa Experian, a forte diminuição no movimento de consumidores em supermercados, postos de gasolina e lojas de materiais para construção, pressionou a atividade do comércio varejista, que caiu 3,2% em junho. Excluem-se aqui, obviamente, Av. Atlântida, Praia do Futuro e Vila Madalena.

Depois da impressão desfavorável passada por executivos de importantes empresas (ex. Cielo e CVC, entre outros) o presidente da Fenabrave Flávio Meneghetti afirmou que a Copa vai tirar quase um mês de vendas de carros: “a gente imaginava que fosse afetar o mercado, mas não tão drasticamente como está acontecendo”.

Não adianta:

a) Com o PIB crescendo 0,2% no primeiro trimestre, com Copa no segundo e eleições no terceiro tri, o risco de recessão é real.
b) Quem ganha com a Copa é carne (BEEF3) e bebida (ABEV3), a comprovar na apresentação dos resultados do segundo trimestre.
PS: Você apostaria que uma dessas duas ações está entre as Cinco ações que você deve comprar AGORA?

Às moscas (e o palpite)

Lembrando que se “tem Copa” não tem M5M.

Amanhã os mercados novamente fecharão mais cedo por conta do jogo do Brasil. Agravante: além do jogo por aqui, tem feriado de Independência nos EUA.

Ou seja, as poucas horas de sessão brasileira prometem ser às moscas.

Mas enquanto você ignora os mercados e enche o grobo de álcool assistindo ao Olodum e ao Márcio Canuto à espera das quartas-de-final, não esqueça de enviar o seu palpite para o Bolão Empiricus, valendo somente resultado de bola rolando, incluindo eventual prorrogação (penalties serão ignorados).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O meu palpite?

Brasil 3 x 1

Apostas aqui, até 12h da sexta-feira, valendo um relatório de graça.

Lembra do Doutor Copper?

Ele está gritando: compra! compra! compra!

É algo que o colega Greg Guenthner, que escreve diariamente uma newsletter (“Daily Rockoning”) para o nosso parceiro americano alerta nesta quinta-feira.

O gráfico do cobre, tradicionalmente tomado como um parâmetro para o crescimento da economia global, chegou a este ponto: