Minha Aposta de Ação de Reabertura com História Positiva no Longo Prazo

 | 17.01.2022 16:02

O investimento ativo se tornou uma expressão indigesta nos últimos dez anos.

Cada vez mais estudos mostram que os fundos de gestão ativa tiveram desempenho bem abaixo dos seus índices de referência, principalmente com relação a ações.

Em 2021, não foi diferente. Noventa por cento dos fundos de ações com gestão ativa nos EUA tiveram retornos aquém do índice S&P 500. É por isso que a migração de recursos dos fundos ativos para os passivos, como ETFs, não mostra sinais de desaceleração.

Se ficou impossível superar o mercado, por que você daria ouvidos a mim ou a qualquer outra pessoa que se diz especialista em investimentos quanto à forma como você investe seu dinheiro?

Uma boa questão.

Talvez porque, no que se refere aos mercados, eu acerto com mais frequência do que erro.

Você pode pesquisar no Google (NASDAQ:GOOGL) os principais “calls” que dei ao longo dos meus 20 anos de carreira em Wall Street, mas, se eu fosse você, não perderia meu tempo com isso. A qualidade de um estrategista é medida por seus “calls” atuais. Retornos passados não são garantia de resultados futuros. No mercado, todo dia é um novo dia.

O mais importante é a qualidade dos “calls” mais recentes.

Há quatro meses, comecei a escrever neste site, além de publicar minhas recomendações em meu site pessoal .

Em 21 de outubro, recomendei a compra de Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34).

Em 12 de novembro, recomendei a compra do fundo iPath® Series B S&P 500® VIX Short-Term Futures™ ETN (NYSE:VXX) e a venda do iShares TIPS Bond ETF (NYSE:TIP), além de prever que o setor financeiro teria melhor desempenho que o de tecnologia.

Em 10 de dezembro, recomendei a compra de Exxon Mobil (NYSE:XOM) (SA:EXXO34).

Você pode facilmente constatar que essas operações deram certo e, em alguns casos, muito certo. Além disso, para mim, o mais importante é que elas deram certo pelas razões que previ.

h2 Temas macro, sólidos fundamentos, modelos objetivos de negócio/h2

Então qual é o meu diferencial, você pode estar pensando.

Isso nos faz voltar à questão de por que o alfa está desaparecendo da gestão ativa de investimentos, principalmente em ações.

Em minha visão, trata-se de uma falta de correspondência de habilidades. Enquanto a maioria dos gestores profissionais de fundos ativos concentra seus esforços na análise de empresas individuais em seu universo de investimento, o desempenho das suas ações é cada vez mais ditado por fatores macro, que pouco têm a ver com o que essas empresas estão fazendo em si.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Meu diferencial é que eu sou um economista-estrategista macro. Meu foco é prever temas macro que movem os mercados. Como eu não analiso as empresas muito de perto, minha tendência é escolher apenas ações de companhias com sólidos fundamentos e modelos de negócio fáceis de compreender para expressar minhas visões macro.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o meu processo, vamos falar sobre meu investimento favorito do momento, a Carnival Corporation (LON:CCL) (NYSE:CCL), operadora mundial de linhas de cruzeiro.