Minha Perspectiva para o Dólar no Brasil em 2022: Para Cima ou Para Baixo?

 | 23.12.2021 08:59

Com a última reunião do Federal Reserve em 2021 encerrada, a autoridade monetária  anunciou uma antecipação do fim de suas compras de títulos para março de 2022 (o que já era aguardado pelo mercado, visto as últimas declarações do presidente da instituição, Jerome Powell) . A previsão inicial era que as compras seguissem até meados de junho do próximo ano.

Contudo, não deixou muito claro aos investidores que os juros começarão a subir imediatamente após a finalização do tapering, mas sinalizou que deve promover  três altas de 0,25% em 2022  a fim de combater a inflação que já é a maior dos últimos 39 anos.

Lembro ao leitor que o aumento de juros nos EUA fortalece a divisa americana diante de seus pares, já que os títulos do tesouro norte-americano se tornam mais atrativos aos investidores . 

Na Europa, o Banco Central Europeu manteve os juros inalterados e anunciou uma redução gradual das compras dos ativos .

No Brasil, acredito que o dólar pode sair do patamar que se encontra para um mais baixo. Vai depender do Brasil conseguir  atrair o fluxo estrangeiro em relação a diferença de juros (carry trade). Nossa taxa básica de Juros (SELIC)  que já esta em 9,25% e poderá chegar em mais de 12% em 2022 . Nosso risco país (CDS 5 Anos ), que chegou a bater  mais de 262 pontos em novembro, tem recuado atingindo o patamar de 217 pontos .

Dependerá também do rumo político que tomarmos, já que a economia ainda se recupera a passos lentos (juros mais altos apesar de ser benéfico para o dólar, por outro lado afeta diretamente o consumo, os créditos e os financiamentos). Acompanharemos também os desdobramentos da crise no setor elétrico, que pode encarecer ainda mais os custos para a produção. Em relação a inflação, acredito que começará a ter uma queda por volta do segundo trimestre de 2022. 

Ademais, desejo sinceramente a todos que em 2022 Deus possa continuar nos protegendo e nos dando saúde para irmos atrás de nossos objetivos!  

Um grande agradecimento a todos os leitores  que dedicam alguns minutos do seu dia para ler  as análises. Muito obrigado!  

Até 2022!  


Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações