MLCX x SMLL - Qual a Diferença, Quais São os Principais Ativos e Algumas Análises

 | 15.06.2020 10:44

Muito Bem. Mas do que se trata? 
 
São Índices classificados em nossa Bolsa de Valores, a B3, como de Segmentos e Setoriais. 
 
Ambos são Índices compostos por uma carteira teórica de ativos conforme critérios estabelecidos pela B3.
 
São Índices de Retorno Total. Mas o que isso significa? Conforme disposto no Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3, isso significa que:
 
" É um indicador que procura refletir não apenas as variações nos preços dos Ativos integrantes do Índice no tempo, mas também o impacto que a distribuição de proventos por parte das companhias emissoras desses Ativos teria no retorno do Índice."**
** maiores esclarecimentos poderão ser visualizados nesse Manual no site da B3.
 
Ativos Elegíveis: 
 

"São compostos pelas ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios de inclusão descritos a seguir:

Não estão incluídos nesse universo BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem (ver Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3)."

Mas, então, onde está a diferença? No seu Objetivo!!

 
MCLX:  O objetivo do MLCX é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.
 
SMLL:  O objetivo do SMLL é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de menor capitalização.
 
Certo, entendi. Mas, e os principais Ativos de cada Índice?
 
A fim de não me alongar muito nesse Artigo/Análise, a metodologia escolhida para enumerar esses principais Ativos foi sua maior participação em cada um dos Índices, abaixo demonstrados.
 
Demonstrarei os 3 (três) primeiros Ativos de cada Índice considerando sua participação em sua carteira teórica .
 
MCLX
 
ITUB4 - ITAUUNIBANCO - 7,7825%
B3SA3 - B3 -                        6,412%
PETR4 - PETROBRAS -        5,974%
 
SMLL
 
VVAR3 - VIAVAREJO - 5,754%
ENEV3 - ENEVA -       4,187%
COGN3 - COGNA -     4,089%
 
Vale lembrar que a carteira teórica dos Índices da B3 tem vigência quadrimestral. Ou seja, a composição de cada Índice, assim como a participação dos Ativos poderá mudar a cada quadrimestre.
 
Após essa breve visão conceitual, seguem as análises.
 
ITUB4 - ITAUUNIBANCO
 
Ativo sofrendo correção em seu preço, aliás já esperada conforme pode ser observado nos pontos de número 1 no gráfico. Tudo bem para o Investidor que acreditou na continuidade da Alta, mas já era um aviso para colocarmos as "barbas de molho".
 
Prosseguindo. Pode ser que o ativo continue sua tendência baixista para fechar o GAP marcado pelo número 2. Caso isso venha acontecer o preço poderá buscar a região da Média Móvel (MM) de 20 dias, atualmente em 24,39. Nessa região poderá ocorrer Repique, mas cuidado. Muitas vezes um Repique é só um suspiro de esperança. Caso a MM não consiga segurar o preço seu próximo alvo será a região de 22,70. Essa região está na lembrança dos Investidores como um ponto onde começou a última perna de Alta. Pode ser que se repita...
 
Mas, caso o Preço venha a sofrer uma reação e consiga superar a MM de 8 dias, atualmente na região de 26,74, terá como seu primeiro alvo 28,70. Caso isso aconteça, serão renovadas as esperanças de que o Ativo venha completar o grande "U" e alcance a região dos 32,00.