Mubadala abrirá bolsa no Brasil: Benefícios e desafios

 | 02.03.2024 10:00

O estabelecimento de uma nova bolsa no Brasil tem o potencial de dinamizar o mercado financeiro nacional, que já possui solidez e um tamanho razoável, permitindo a acomodação de mais uma instituição de negociação. Resumindo, três benefícios seriam alcançados: maior competição, estimulando inovação; possivelmente, a B3 (BVMF:B3SA3) sentiria a necessidade de reduzir seus preços e simplificar o processo de entrada no mercado de capitais, fomentando, assim, o segmento de empresas médias no Brasil, atualmente pouco explorado.

Atualmente, o acesso a esse tipo de captação é predominantemente desfrutado por grandes empresas, resultando em IPOs significativamente dispendiosos no Brasil. Com a entrada de um novo concorrente, as empresas médias, até então pouco exploradas pela B3, teriam mais oportunidades no mercado de capitais, contribuindo para sua diversificação.

O mercado de capitais brasileiro, atualmente centrado em grandes empresas, limita as opções dos investidores em termos de acesso a boas ações e rentabilidades. Com a introdução de um novo participante, provavelmente impulsionando a competição, haveria um aumento nas opções de empresas e setores, como o mercado de tecnologia e startups. Diferentemente do mercado americano, atualmente as startups de porte médio não têm acesso a esse mercado.

Com a presença de um novo player, empresas com crescimento acelerado teriam um acesso facilitado a essa forma de captação, beneficiando os investidores ao potencializar a rentabilidade. Em última análise, o sentido econômico do movimento reside no crescimento econômico do país. Ao adicionar mais uma opção nesse setor, com um novo participante, haveria um aumento na quantidade de empresas e no potencial de crescimento, impulsionado pela competição e pela maior quantidade de investidores com acesso a esse mercado.

Desafios a serem superados

No entanto, enfrentamos diversos desafios. Cito três aqui. O primeiro é a liquidez inicial, exigindo um volume de investimento substancial, um desafio que pode ser superado pela Mubadala, dada sua considerável capitalização. A regulamentação é, provavelmente, o maior desafio para sua estabelecimento no Brasil, podendo retardar ou até desencorajar sua entrada no mercado brasileiro. A atração de grandes players para seu mercado e as migrações entre bolsas de valores são questões ainda pouco claras, especialmente no contexto brasileiro, onde não se vislumbra um processo de transição fácil para grandes players migrarem da B3 para a nova bolsa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

É um processo que requer análise cuidadosa para superar esses desafios. Em linhas gerais, concluindo, acredito que este é um movimento altamente positivo para o Brasil, com elevada probabilidade de sucesso, especialmente com a participação de um player global, detentor de potencial e histórico, capaz de explorar mercados ainda pouco desenvolvidos no país. Vejo com otimismo os próximos capítulos desse desenvolvimento.

Encontre dados avançados sobre a B3 e outras ações do mundo inteiro com o InvestingPro . Para um desconto especial, use o cupom INVESTIR para as assinaturas anuais e de 2 anos do Pro e Pro+

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações