Na Volta Presencial aos Escritórios, Fundos Imobiliários Podem Ser a Bola da Vez

 | 14.10.2021 15:47

O Brasil já aplicou 237 milhões de doses e atualmente quase 91 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas. Em São Paulo, por exemplo, de acordo com o vacinômetro da Prefeitura, 100% da população adulta já tomou a primeira dose da vacina, e 79% a segunda. E, com o aumento da população vacinada, principalmente nas grandes cidades, o mercado imobiliário começa a dar sinais de retomada.

Com a volta presencial das empresas - tema bastante discutido com o anúncio do home office permanente por grande parte dos negócios e que agora já é considerada a volta parcial, justificada pela integração das equipes -, o mercado de investimentos passa a olhar para os fundos imobiliários , que são a comunhão de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários, constituído sob a forma de um condomínio fechado, sendo dividido em cotas, que representam parcelas ideais do patrimônio.

Diante deste cenário, os imóveis têm tido valorização importante e o mercado imobiliário está bastante aquecido. No começo da pandemia, os fundos imobiliários que investem em galpões e logística continuaram entregando dividendos, e o preço dos papéis de lajes corporativas e shoppings teve uma redução marcante, representando uma oportunidade de entrada.

Segundo o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), o preço médio do metro quadrado de lajes corporativas está em R$ 18 mil em São Paulo e, se você checar o preço dos papéis na bolsa, ele está descontado por volta de R$ 12 mil o metro quadrado.

Quando as casas de análise montam as carteiras de fundos imobiliários, levam em consideração o que chamam de carteira valor (papéis que têm chances de ganho de capital, alta do preço, para saída no mercado secundário) e carteira dividendos (os papéis que, mesmo não tendo valorização significativa do preço do ativo, entregam dividendos mensais muito superiores ao que seria comprar um imóvel e alugar).

A questão inflacionária também terá impacto no preço dos papéis ao serem reajustados. Os fundos imobiliários cotam em bolsa, e são considerados renda variável, o que pode causar oscilações negativas e, como sempre falamos no mercado de investimentos, a diversificação é importantíssima. Considerar de acordo com seu perfil de risco um percentual da carteira para fundos imobiliários pode fazer muito sentido.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O IFIX, índice de fundos imobiliários, está negativo no acumulado do ano e, embora isto assuste um pouco alguns investidores, é o momento de comprar barato, enxergando uma janela de oportunidade. A média de rentabilidade mensal dos fundos imobiliários tem se mostrado ao redor de 0,7% - lembrando que estes dividendos não são tributados e que os fundos imobiliários precisam repassar 95% do lucro para os cotistas.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações