Não Deixe de Investir em Ações nos Próximos Meses

 | 27.04.2022 21:03

Movimentos de turbulência na Bolsa de Valores são bastante comuns, e a alta volatilidade atual causada pelo risco global, com o conflito entre Rússia e Ucrânia e o aumento da inflação, está assustando muitos investidores.

É tentador zerar sua posição em ações em momentos de instabilidade (sabemos bem), mas antes de desistir de um investimento, pense nisto:

As pressões inflacionárias continuam agudas e pressionam os bancos centrais, liderados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), a apertar fortemente suas políticas monetárias. Por ora, o mercado acionário global tem absorvido esse forte aumento das taxas de desconto, mas não sabemos até quando isso vai durar.

Por aqui, o mercado brasileiro está sendo levado por forças e fluxos macroeconômicos. A forte alta nos preços das commodities traz um enorme benefício para a nossa balança comercial e explica, em grande parte, a boa performance do Real e do Ibovespa. Por outro lado, a persistência inflacionária mantém as taxas de juro mais elevadas.

Além disso, as eleições devem movimentar os mercados em 2022. À medida que a fase aguda do ciclo eleitoral se avizinha, surgem os questionamentos: como investir com segurança neste momento? Qual postura adotar? Devo parar de investir para não perder mais dinheiro?

É fundamental para o investidor se manter alocado na bolsa, mesmo em momentos de instabilidade. Ficar mudando a sua alocação para procurar a classe da moda fará você perder as grandes oportunidades do mercado, pois o sucesso dos investimentos não está em acertar o momento de comprar ou vender, mas sim de manter seu capital alocado.

Nesse sentido, vemos que um erro comum dos investidores é fazer market timing (tentar adivinhar as mínimas e máximas do mercado) porque não dá para você saber ao certo quando a bolsa vai andar. O fato de você investir é simplesmente se manter alocado.

Se você ficou assustado com alguma brusca variação de seus investimentos, o que se pode fazer ao longo do tempo —  e é até saudável —  é ir alterando a composição da carteira marginalmente (aos poucos).

Por exemplo, se você considera que a bolsa está muito esticada, você pode ter menos de bolsa e mais de renda fixa ou multimercado, por exemplo. Mas nunca faça mudanças muito bruscas porque se manter alocado é onde está grande parte do retorno.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A seguir, vemos um gráfico que mostra exatamente isso. Quando excluímos os 10 melhores dias da bolsa, notamos que a “bolsa perde dinheiro”.