Não é Hora de Apostar no Longo Prazo

 | 09.03.2022 11:00

As perspectivas para a inflação global pioraram muito com a invasão russa à Ucrânia. Nas últimas três semanas, os preços do petróleo, gás natural, carvão e alumínio bateram máximas recordes. Commodities agrícolas como grãos e algodão também mostraram altas importantes. A alta nos preços das commodities e a pressão sobre a inflação corrente estão se mostrando mais persistentes e disseminadas. Nesse sentido, será mais difícil controlar o cenário inflacionário atual. Talvez o pior ainda não tenha passado.

Pedimos cautela para apostar nos títulos prefixados ou IPCA+ de longo prazo (acima de quatro anos). Lembrando que não gosto dos títulos de médio prazo (dois a quatro anos) porque, quando as taxas de juros sobem, esses títulos dão prejuízo de marcação a mercado.

Entendemos ainda que o FED, o banco central americano, não vai conseguir controlar o aumento de preços nos Estados Unidos com uma taxa de juros indo para +2 por cento, visto que a inflação no país já está em +7,5 por cento e vai continuar pressionada pelo forte aumento nos preços de algumas commodities.

Por esse motivo, reforçamos que trata-se de um momento delicado para o Brasil e para o mundo. É hora de sermos conservadores e de não correr riscos desnecessários.

Estamos cientes da atratividade das taxas de juros nas alturas, mas fiquem tranquilos. Com a Selic indo para +12,5 por cento (ou mais), vamos obter ganhos de aproximadamente +1 por cento ao mês nos títulos pós-fixados.

Mais uma vez, cuidado com os títulos prefixados e indexados à inflação de longo prazo. Em relação à inflação, o cenário está piorando.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações