"Não Manteu", Bolhas e Itaú

 | 06.08.2020 14:12

h2 "Não Manteu"

Ontem foi dia de reunião do COPOM e como se diz no jargão do mercado: “não manteu!”. Já são 9 cortes consecutivos neste ciclo, levando a taxa para históricos 2 por cento ao ano.

Abaixo segue a análise da Marilia e o que podemos esperar daqui para frente:

O Copom reduziu a taxa Selic em 25 pontos base, chegando em 2 por cento. O movimento já era esperado pelo mercado.

Porém, no comunicado da reunião, eles mantiveram o parágrafo que abria a porta para novas quedas, mas pediu gradualismo adicional:

O Copom entende que a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado, mas reconhece que, devido a questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno. Consequentemente, eventuais ajustes futuros no atual grau de estímulo ocorreriam com gradualismo adicional e dependerão da percepção sobre a trajetória fiscal, assim como de novas informações que alterem a atual avaliação do Copom sobre a inflação prospectiva.”

O que significa o gradualismo adicional? Geralmente a redução de passo, mas o BC nunca fez um ajuste menor do que 25 bps. Será que significa parar e seguir depois? Não sei! Ele vai ter que se explicar melhor.

Por fim, o Copom introduziu um novo conceito de “forward guidance” (orientação para frente), em linha com o que está fazendo o Banco Central americano:

Apesar de uma assimetria em seu balanço dos riscos, o Copom não antevê reduções no grau de estímulo monetário, a menos que as expectativas de inflação, assim como as projeções de inflação de seu cenário básico, estejam suficientemente próximas da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária, que atualmente inclui o ano-calendário de 2021 e, em grau menor, o de 2022.”

Aqui ele diz que não irá subir a Selic, a não ser que a projeção de inflação para 2021 esteja próxima da meta. E onde está a projeção?

Para 2021 o BC tem 3 por cento de expectativa (no cenário híbrido), enquanto a meta de inflação é 3,75 por cento. Ou seja, a expectativa está bem abaixo da meta. Para 2022, o BC espera 3,4 por cento, enquanto a meta é 3,5 por cento. Está bem mais próximo, mas 2022 ainda é distante e tem menor grau de importância nas decisões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Agora podemos dizer, oficialmente, que temos juros reais negativos no Brasil! A Selic é 2, enquanto o IPCA gira ao redor de 3 por cento. Ainda é melhor investir em Tesouro Selic do que colocar dinheiro embaixo do colchão.

Mas hoje, mais do que nunca, você tem que pensar em alternativas de crédito privado para a sua carteira de renda fixa!

Se precisar, eu posso te ajudar com isso.

Marilia Fontes

h2 Temporada de resultados/h2

Com a Petrobras (SA:PETR4) subindo mais 6 por cento no dia, seguindo a disparada no preço do petróleo, com resultados melhores do que o esperado de algumas companhias como Klabin (SA:KLBN11), Alpargatas (SA:ALPA4), Gerdau (SA:GGBR4), Iguatemi (SA:IGTA3) e Embraer (SA:EMBR3), o Ibovespa fechou ontem em alta de 1,57 por cento, aos 102.801 pontos.

É interessante notar o comportamento de alguns setores pós-resultados. Há exatamente uma semana, eu escrevia aqui como o Santander (SA:SANB11) tinha puxado o setor financeiro inteiro para cima depois que reportou um resultado melhor do que o esperado pelo mercado.

Logo vieram os resultados de Bradesco (SA:BBDC4) e Itaú (SA:ITUB4), seguidos de um noticiário ruim, com manchetes como o projeto do Senado que limita os juros do cheque especial.

Logo, os bancos foram para baixo.

Gráfico dos últimos 5 dias de ITUB4, BBDC4, BBAS3 (SA:BBAS3) e SANB11: