Não se emocione com os mercados

 | 25.01.2024 08:53

Nesta quinta-feira (25) de céu nublado e temperatura amena em São Paulo, o clima é misto nos mercados tal qual o da estação que marca as chuvas de verão. Pelo segundo ano consecutivo, a B3 estará aberta no dia em que a cidade fundada em 1554 celebra seu aniversário - desta vez, de 470 anos.

A expectativa é de que parques e museus estejam lotados. Mas se a previsão do tempo se confirmar, quem adotou a cidade como lar deve ir ao shopping ou maratonar na Netflix (NASDAQ:NFLX). Já as ruas devem ficar vazias e sem trânsito - inclusive a Faria Lima. Embora a bolsa brasileira funcione normalmente hoje, o dia é de folga para muitos, a começar pelos bancos.

Daí porque é melhor seguir o conselho de Gordon Gekko, o famoso personagem interpretado por Michael Douglas em 1987 e em 2010 no filme sobre Wall Street: “Não se emocione com as ações”. Afinal, a volatilidade deve reinar nesta sessão e a principal razão para o vaivém é técnica, mas liderada pelo cenário global.

Com a agenda doméstica esvaziada e as novidades fiscais transferidas para fevereiro, é o exterior quem dita o rumo dos mercados hoje. Por ora, o sinal positivo prevalece nos índices futuros das bolsas de Nova York, após mais uma sessão positiva na Ásia. O petróleo e o minério de ferro também avançam, enquanto dólar, Treasuries e o ouro estão de lado.

h2 Mercados sem razão/h2

Aos poucos, os investidores estão ajustando as apostas para o ciclo de cortes nos juros dos Estados Unidos. A manutenção da taxa no intervalo atual pelo Federal Reserve (Federal Reserve) em março já é majoritária, com pouco mais de 50% de chance. O início da queda foi adiado em apenas uma reunião, agora devendo começar em maio.

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA , que serão conhecidos hoje (10h30), devem continuar calibrando essas expectativas. A previsão é de que a economia americana cresceu a uma taxa anualizada de 2% no último trimestre de 2023, menos da metade do observado no período anterior (+4,9%) e no ritmo mais lento em seis trimestres.

No acumulado do ano passado, o PIB dos EUA deve ter expansão de 2,5%. Se confirmados, os números devem mostrar que a campanha de aperto do Fed atingiu a atividade econômica, mas de forma menos severa do que o esperado, à medida que o mercado de trabalho continua apoiando os gastos com consumo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Daí porque pode ser cedo para o Fed começar a afrouxar o custo do empréstimo, com a inflação ainda longe da zona de conforto ao redor de 2%. Já o Banco Central Europeu (BCE) enfrenta um problema diferente e deve ser obrigado a manter os juros em níveis recordes de alta, apesar do receio com uma recessão iminente.

O anúncio da decisão sai às 10h15. Enquanto aguardam, as bolsas da região estão no vermelho, à espera de pistas durante a entrevista coletiva da presidente do BCE, Christine Lagarde, sobre o momento em que começam os cortes na zona do euro, em meio aos sinais de acúmulo de pressão inflacionária e às incertezas geopolíticas. 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações