Neogrid (NGRD3): Um Case Para se Quebrar a Cabeça!

 | 09.08.2021 12:33

Fala turma! Depois de duas semanas olhando esse case, resolvi finalizar ele e postar. Sei que não é um case fácil, algumas pessoas com quem eu conversei gostam e eu achei muito bacana o que a companhia faz.

Mas confesso que o valuation me intrigou um pouco. Sei que sempre posso estar errado e essa é a graça de se analisar empresas e dar a “cara a tapa” para escrever sobre elas. Aprender, aprender e reaprender.

[PODCAST] Tese de Investimento - Neogrid: Crescimento exponencial… mas e a margem?

h2 Sobre a companhia/h2

A Neogrid (SA:NGRD3) nasceu em 1999, em Joinville-SC, a partir do ideal de Miguel Abuhab, seu fundador, de construir uma rede colaborativa para gerir o fluxo de informações e processos entre empresas, conectando a indústria e o varejo de bens de consumo.

Sendo assim, hoje ela é uma empresa de Software as a Service (“SaaS”), data e tecnologia que resolve os principais desafios da cadeia de suprimentos.

Com soluções que integram e sincronizam as operações de indústrias, distribuidores e varejistas, garante que os produtos sejam bem distribuídos, dimensionados e alocados, aumentando a eficiência dos clientes, reduzindo os altos custos com desperdícios e as faltas e excessos de estoque, liberando capital de giro.

Atualmente, são mais de 37 mil indústrias, 5 mil distribuidores e 230 grandes redes varejistas (que representam milhares de lojas físicas), distribuídos em todo o país e internacionalmente.

Basicamente toda cadeia de suprimentos pode participar da rede da Neogrid, desde fabricantes de matérias primas, manufaturas de bens de consumo, distribuidores, varejistas, comércios online, bancos e até mesmo o governo.

Mas como ela faz isso? A plataforma da companhia captura, organiza e analisa volumes massivos de dados dos milhares de participantes da rede Neogrid. Essas informações são traduzidas em interfaces user-friendly que suportam e automatizam de forma inteligente as tomadas de decisão das empresas.

Para que isso aconteça, a companhia utiliza “big data”, sistemas de “machine learning”, APIs de integração e uma infraestrutura 100% nuvem (Microsoft Azure).

Mas o que de fato ela soluciona para os seus clientes? A companhia possui um portfólio de soluções bem completo e modular, permitindo diversas opcionalidades para os seus clientes.

Primeiro, vamos comentar sobre soluções para indústrias: