Nikkei Supera os 19 mil Pontos; Europa Cai mas Segue pra Alta Semanal

 | 13.03.2015 08:53

ÁSIA: O Nikkei do Japão foi destaque regional, depois de ultrapassar a barreira dos 19.000 pontos, rastreando o sentimento positivo de Wall Street, que se recuperou de dois dias de perdas, devido dados econômicos fracos, ensejando expectativas de que o Federal Reserve está a caminho de aumentar suas taxas ainda este ano.

Destaque para a fabricante de robôs industriais Fanuc que fechou em alta de 13,2%, depois de dizer que planeja aumentar seus retornos para os acionistas, ajudando o benchmark japonês a subir 1,39%, marcando o terceiro ganho seguido. O enfraquecido iene também impulsionou a maioria dos exportadores. Analistas acreditam que o Nikkei pode subir próximo do nível de 20.000 pontos em 2015.

Bancos foram as estrelas da bolsa do Shanghai Composite da China que terminou em uma alta de 0,73%, com notícia de que a segunda maior economia do mundo pode permitir que as autoridades locais convertam parte da dívida em títulos municipais ou estaduais. A montadora SAIC Motor avançou 0,1% depois de ter dito na quinta-feira que unirá forças com a gigante do comércio eletrônico Alibaba Group e investir US$ 160 milhões para desenvolver carros conectados à Internet.

S&P/ASX 200 da Austrália fechou em baixa de 0,61%, destoando do sentimento regional, pesada pelos setores financeiro e de commodities. O dólar australiano recuperou das baixas de quinta-feira a US75.8 ¢ e foi negociado a US76.8 ¢ nesta sexta-feira.

Entre as grandes mineradoras, Rio Tinto (LONDON:RIO) e BHP Billiton fecharam em queda de 0,4 e 1,5% respectivamente, apesar dos preços do minério de ferro se recuperarem ligeiramente durante a noite. O conturbado produtor de terras raras Lynas Corp, atingido pela queda nos preços de suas commodities, alertou para a dificuldade em reembolsar seus credores, mesmo depois de ter remarcado o pagamento de alguns empréstimos. Ela cortou custos fechando grande parte de suas operações na Austrália, que foram transferidas para a Malásia, mas continua com dificuldades operacionais que ameaça a viabilidade financeira da empresa.

Ao longo da semana, BHP caiu 8,8%, em parte devido à negociação ex-dividendo e Rio Tinto caiu 5,12%. A produtora de minério de ferro Fortescue recuou 6,9% na semana

EUROPA: As principais bolsas europeias abriram em alta nos primeiros movimentos do dia, a caminho para a sexta semana seguida de alta, graças ao otimismo dos investidores com o início do programa de compra de títulos do Banco Central Europeu, mas perdem folego no decorrer do pregão desta manhã.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Stoxx Europe 600 recua 0,05%, liderado por uma queda de mais de 1% no setor de petróleo e gás, seguindo a queda nos preços do petróleo, depois que a Agência Internacional de Energia disse, nesta sexta-feira, que a recuperação dos preços do petróleo ainda é frágil. Peugeot registra um dos piores desempenhos no pan índice, caindo 4% após UBS cortar sua avaliação sobre a montadora francesa de "neutro" para "vender".

Entre os destaques do dia, o banco central da Rússia reduziu sua taxa básica de juros de 15% para 14%. O rublo russo se fortalece contra o dólar após a decisão.

A Grécia permanece no centro das atenções nesta sexta-feira. O primeiro ministro Alexis Tsipras se encontrou com o presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz e Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia. Tsipras descreveu a reunião como "produtiva" .

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, durante uma visita para conhecer o seu homólogo austríaco na quinta-feira, disse que a Grécia tinha que ajudar a si mesmo, mas "certamente não é um caso perdido."

Em Londres, o FTSE 100 recua e segue a caminho de uma perda semanal de 2,2%, o que seria a maior queda semanal desde dezembro. A fornecedora de energia SSE cai 1,82%, assim como a Centrica (LONDON:CNA) que recua 1,48%, depois que o líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, vencer as eleições de 07 maio e pressionará por uma legislação que permita o regulador de energia forçar as empresas a reduzir os preços em até 10%, se for comprovado que eles estão muito altos.

Entre as mineradoras, BHP Billiton cai 1,44%, Rio Tinto perde 0,49% e Anglo American (LONDON:AAL) perde 0,93%.

AGENDA ECONÔMICA: EUA
9h30 - PPI ( é um indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços, excluindo alimentos e energia) e de seu núcleo Core PPI de agosto (preços praticados por produtores);
11h00 - Prelim UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);
11h00 - Prelim UoM Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);

ÍNDICES MUNDIAIS (8h30):

ÁSIA
Nikkei: +1,39%
Austrália: -0,61%
Hong Kong: +0,11%
Shanghai Composite: +0,73%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,27%
London - FTSE: -0,21%
Paris CAC -0,19%
IBEX 35: +0,00%
FTSE MIB: +0,01%

COMMODITIES
BRENT: -0,53%
WTI: -0,94%
OURO: +0,23%
COBRE: -0,36%
NIQUEL: -0,44%
FERRO 62%: +0,20%
SOJA: -0,42%
ALGODÃO: +0,11%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: -0,09%
SP500: -0,08%
NASDAQ: +0,01%

Observação: Este material é um dados desse relatório .

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações