Dólar: No câmbio, é onda de aversão ao risco

 | 22.09.2023 06:00

Bom dia, mercado do câmbio! Agora estamos em uma onda de aversão ao risco. O dólar ganhou força após o Fed sinalizar uma política monetária restritiva por mais tempo e os bancos centrais das maiores economias do mundo avisarem que manterão as taxas de juros tão altas quanto acharem necessário para controlar a inflação. Sendo assim, o dólar à vista fechou o dia de ontem cotado a R$ 4,9358 para venda. 
 
Enquanto mundo a fora a inflação está longe de estar controlada de forma realmente significativa, por aqui, um país que tradicionalmente vive com a inflação e começou a subir os juros antes dos outros, iniciamos o ciclo de cortes, e mantivemos conforme já estava anunciado pelo BC, o corte de 0,5 pp, trazendo a Selic para 12,75% ao ano. Com esse corte e futuros cortes anunciados, o carry trade (diferencial de juros) vai aos poucos perdendo a atratividade.
 
Sobre dados da economia norte-americana, ontem os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram mais do que a expectativa dos economistas, e isso demonstra que o mercado de trabalho norte-americano segue aquecido, o que dá sustentação à inflação e reforça a expectativa de juros mais altos nos EUA por mais tempo. Mais força para o dólar. 
 
E olhando para China, que impacta demais aqui, o Banco Asiático de Desenvolvimento reduziu sua previsão de crescimento da China para 4,9%, de 5,0% em julho, devido à fraqueza do setor imobiliário. Eita, nós. Vamos aguardar o que o governo deles vai trazer de subsídios, para estimular o consumo e interromper uma desaceleração que deixou milhões de pessoas sem emprego, forçou a fuga de investidores e a queda do yuan. 
 
E não somos apenas nós do câmbio que estamos preocupados com a situação fiscal do Brasil. O próprio Banco Central, em comunicado, ressaltou a importância do cumprimento das metas fiscais para a ancoragem das expectativas de inflação. Vai ser ver para crer. 
 
Para hoje no calendário econômico teremos na Europa os PMI de setembro. Nos EUA, discurso de Cook, governador do Fed, e os PMI de setembro também. 
 
Bons negócios a todos, muito lucro e um final de semana abençoado!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações