Primeiras Impressões de Bolsonaro São Positivas

 | 05.11.2018 12:43

As primeiras impressões dos movimentos iniciais do presidente eleito Jair Bolsonaro são alvissareiras. Formou um ministério, já reduzido de 29 do ciclo Temer para algo entre 15 e 16, e várias pastas acabaram unidas. Uma foi a da Economia, reunindo agora Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio, embora esta última gerando alguma reação das categorias classistas da área empresarial. Tivemos também a junção da Cidade com Infraestrutura, incorporando também Transportes, Agricultura e Meio Ambiente, Educação com Esporte e Cultura e na Casa Civil, acabando com vários penduricalhos criados no ciclo petista. Outros ministérios acabaram extintos como da Pesca, Direitos Humanos, incorporado, Reforma Agrária

A tacada de mestre, no entanto, veio do convite a Sergio Moro, juiz símbolo do combate à corrupção e da Lava-Jato, para comandar o super ministério da Justiça. Muitos da oposição já trataram de chiar, por condenar o ato viesado da nomeação, mas tal acusação não se sustenta. Teríamos que citar absurdos como Eduardo Cardozo, enquanto ministro da Justiça da Dilma, atuando como advogado de defesa de Lula e da “presidenta”, não atuando como ministro de Estado. Não faz sentido também esta acusação de Moro ter atuado politicamente nas eleições. Ele apenas colocou os processos para andar e todos os outros trâmites, inclusive, na delação de Pallocci. Soma-se ao fato de que Lula e acusados da Lava-Jato são réus e não perseguidos políticos.

Sergio Moro foi convidado pela grande atuação como juiz na Lava-Jato, por ter conseguido destrinchar o maior caso de corrupção da história moderna. Foram 8,7 trilhões de reais surrupiados dos cofres públicos a da Petrobras. Uma vergonha! Isso sim um escândalo mundial e não a eleição de Jair Bolsonaro. Longe da prisão de Lula e seus asseclas ser perseguição política, visto que muitas das acusações acabaram urdidas de pessoas ligadas aos esquemas do partido. Os executores delataram seus mentores.

Moro assume a justiça com ampla autonomia de ação, já colocando em pauta o aprofundamento das operações de combate à corrupção. Incorpora a secretaria de Segurança, a Polícia Federal, e Política Rodoviária e o COAF. Brasília deve começar a colocar suas barbas de molho. Muitos consideram que a Lava-Jato pode perder espaço. Não achamos. Pelo contrário, quem devem assumir é a durona juíza substituta Gabriela Hardt.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Outra novidade veio do fortalecimento da área econômica, como Paulo Guedes como super ministro. Assertivo e firme nas suas posições liberais, Guedes, doutor por Chicago, deve colocar seu bloco na rua já este ano, encaminhando a independência do BACEN e a PEC da Previdência aprovada ao menos na Câmara. Agora faltam nomear os presidentes do BACEN, do BNDES, da CEF e do BB. Nomes devem ser sondados também para o Tesouro. Dizem que serão muitas secretarias sobre o seu chapéu. No BACEN, Ilan Goldfajn pode até continuar se esta independência sair mesmo. Que assim seja!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações