O Balanço do 4T21 da Oi SA (OIBR3) Foi Bom?

 | 06.05.2022 16:54

Após adiar por duas vezes, a Oi (SA:OIBR3) reportou seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2021. Os números vieram em linha com nossas expectativas e a companhia segue reduzindo seus custos e despesas operacionais de rotina, incluindo operações internacionais.h2 OIBR3: Analisando os resultados/h2

Embora a Oi continue avançando no processo de saída da recuperação judicial, os resultados financeiros ainda são fracos e sofrem com as operações descontinuadas, mas que, por outro lado, a companhia mostrou avanço operacional, principalmente no seu novo core business, a fibra.

Devido à forte expansão em fibra, a Oi detém 30 por cento de market share. Entre 2020 e 2021, as receitas em fibra (residencial e pequenas e médias empresas) mais do que dobraram, sendo o grande destaque no segmento residencial.

No ano, a receita da fibra representou 53 por cento do total do segmento, praticamente dobrando a representatividade versus 2020. No ano, as UGRs (unidades geradoras de receitas) cresceram +59 por cento.

No 4T21, a companhia cita que o número de casas passadas (HP) totalizou 14,6 milhões, sendo que só em 2021 foram 5,5 milhões de HPs, o que representa cerca de 457 mil HPs por mês.

O número de casas passadas convertidas em contratos (take-up rate) ficou em patamares elevados e encerrou o ano em 23 por cento.

Já no segmento para empresas (B2B), o trimestre foi um pouco melhor, mas o segmento ainda sofre com o legado. A receita cresceu +2 por cento no trimestre.

Assim como no residencial, a companhia apresentou bons números no B2B com a expansão de fibra ótica. No 4T21, as UGRs na fibra subiram +113 por cento.

Na Oi Soluções, o TI Core é a grande aposta da empresa no turnaround do segmento. As receitas do TI Core cresceram +54 por cento no trimestre. Já no PME (Pequena e Média Empresa) as receitas com a fibra avançaram +122 por cento refletindo a expansão comercial da companhia.

No nosso entendimento, o grande trunfo da Oi é a V.tal (estrutura de fibra), que na comparação com o 4T20 cresceu +60 por cento em número de casas passadas (HPs), atingindo mais de 14 milhões.

dívida bruta consolidada da Oi totalizou 35,8 bilhões de reais ao final do 4T21, uma elevação de +5,4 por cento em relação ao 3T21 e um aumento de +36,1 por cento no ano contra ano. A elevação no trimestre foi explicada, principalmente, pelo accrual de juros, pela amortização do ajuste a valor presente (AVP), além da desvalorização do real vs dólar de 2,59 por cento no trimestre, segundo o documento da Oi.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O endividamento ficou praticamente estável quando comparamos. A operadora conseguiu fazer o pagamento de algumas dívidas e eles têm se programado a fazer o pagamento de algumas outras, então de maneira geral a notícia sobre o endividamento não é uma grande preocupação.

No primeiro trimestre de 2022, com o closing da venda da Oi Móvel, a companhia conseguiu efetuar o pagamento do BNDES, Empréstimo ponte Oi Móvel e os Bonds 2026. As dívidas com bancos locais, ECAs e as debêntures da V.tal estão no cronograma de pagamentos da companhia com o closing das vendas da V.tal e Oi Móvel.