O Bitcoin em uma Crise do Dólar

 | 14.01.2019 08:05

Muitos seguidores do Bitcoin (BitfinexUSD) acreditam que uma outra crise financeira mundial irá causar a valorização da moeda e, em um caso mais extremo, a substituição do sistema monetário vigente.

Lançado logo após o débâcle da crise de 2008, a rede do Bitcoin propõe um sistema monetário alternativo ao atualmente controlado por governos e bancos centrais. A oferta monetária nesse novo sistema é pré-determinada de forma matemática, com regras que não podem ser mudadas, pois o controle é descentralizado. Inflação e política monetária irresponsável, problemas que afetam tanto economias em desenvolvimento quanto desenvolvidas, seriam problemas superados.

Soou como música para os ouvidos de alguns quando nomes como Ray Dalio começaram a alardear que uma crise da dívida nos EUA poderia causar desvalorização do dólar e outra crise de 2008 , fazendo parte de um seleto grupo de fundos que ganhou dinheiro no período.

Recentemente Dalio começou a tornar pública sua tese sobre o dólar, inclusive disponibilizando um livro gratuito onde detalha o framework que utiliza para pensar sobre crises de dívida soberana, analisando mais de 50 crises passadas.

A ideia básica é que eventualmente o nível de dívida dos Estados Unidos está se aproximando de um patamar onde a demanda dos investidores internacionais não será suficiente para suprir a necessidade de financiamento do governo americano. A única maneira de estimular essa demanda seria aumentando taxa de juros sobre a dívida. Porém o governo não estaria disposto a tomar essa medida contracionista, muito menos a fazer um ajuste fiscal politicamente doloroso. A única alternativa que resta seria imprimir mais moeda para pagar suas contas. “In the end, policy makers always print”, escreve Dalio. A monetização da dívida levaria à desvalorização do dólar. Isso poderia colocar em risco o seu papel de moeda de reserva mundial. Dalio estima desvalorização em cerca de 30%.

Mas voltemos ao Bitcoin. Deixo claro de antemão que Dalio é absolutamente descrente do uso do Bitcoin como reserva de valor – disse que sua volatilidade atual e falta de usabilidade o torna inviável como moeda.

Concordo com Dalio. No entanto, sua linha de raciocínio explica porque o Bitcoin não é uma moeda viável no momento – pois é um meio de troca ineficiente e uma reserva de valor extremamente volátil. Nada diz sobre o futuro. Não seria natural que uma moeda emergente se comporte de maneira volátil e seja pouco útil inicialmente?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A volatilidade do Bitcoin tem diminuído ao longo dos 10 anos que existe e, como meio de troca, ele é mais eficiente hoje do que era no início. Direcionalmente, então, os argumentos de Dalio caminham no sentido de validar a hipótese de moeda, mesmo que isso venha a acontecer em um futuro distante. De qualquer maneira, não vamos nos aprofundar nesse ponto, que vai além do escopo desse texto. A ideia aqui é analisar a seguinte situação: estando Dalio certo e havendo chance razoável de uma crise do dólar (e consequentemente mundial), nos próximos 2 anos, como o preço do Bitcoin se comportaria em tal cenário?

O argumento bullish é que o Bitcoin se comportaria basicamente como o Ouro ou o Franco Suíço - ativos de reserva que aumentam de valor num evento de crise mundial - correlacionados negativamente com preço de ações e títulos dos governos afetados. Dalio sugere que os investidores mantenham de 5% a 10% dos seus ativos em ouro contra os riscos de uma crise. Reservas de valor funcionam basicamente como um seguro nesses momentos.

O caso bull mais extremo chega a colocar que o Bitcoin se tornaria o padrão monetário mundial em um evento de crise do dólar.

Suportando a tese bullish há o fato de que os dados mostram que em alguns países onde há forte desvalorização da moeda, como os casos recentes da Argentina ,o volume negociado em corretoras locais aumentou significativamente, o que parece confirmar a tese de que a criptomoeda já está agindo como uma reserva de valor para indivíduos que não tem acesso às reservas de valor tradicionais, mesmo ainda tendo os problemas de altíssima volatilidade e uso limitado como meio de pagamento.

Já o argumento bearish vai no sentido de colocar que o Bitcoin ainda é um investimento altamente especulativo, que na verdade se beneficiou da liquidez exagerada dos últimos anos. Num evento de crise, o Bitcoin sofreria como um país emergente sofre – investidores no modo risk off tirariam liquidez do mercado de criptomoedas para cobrir perdas em seu portfólio principal. Os padrões de correlação atualmente exibidos do Bitcoin e demais criptomoedas com índices de ações e o ouro não exibem sinais de que ele aja como uma

Quem tem razão? Quando se trata de previsões, a resposta padrão é a mais correta: depende.

No timeline do cenário descrito por Ray Dalio, tendo a refutar de pronto a tese bullish mais extrema, onde o Bitcoin poderia se tornar de facto uma alternativa ao dólar. Explico, na próxima análise, a impossibilidade do bitcoin de ser a base do sistema monetário internacional e seu papel ante uma crise do dólar.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações