O cabo de guerra nos títulos de alto rendimento em 2024

 | 19.01.2024 14:00

Não é nenhuma novidade dizer que o crescimento económico em 2024 deverá ser lento. A opinião consensual entre os contribuidores das previsões económicas da Bloomberg é que a economia global crescerá menos do que cresceu em 2023 – cerca de 2,7% estão previstos para 2024, em comparação com cerca de 2,9% em 2023.1 À primeira vista, Isso pode parecer imaterial. , mas tenha em mente que estes são reais (valores ajustados pela inflação), portanto, com a queda da inflação, o crescimento nominal será mais fraco. O segundo ponto a salientar é que se espera que os mercados emergentes façam grande parte do trabalho pesado: espera-se que os EUA e a zona euro, em conjunto, cresçam cerca de 1% em termos reais. h2 Crescimento moderado/h2

Para obrigações empresariais de alto rendimento, o crescimento econômico lento está a um mundo de distância da ausência de crescimento económico. Deveria ser suficiente para permitir que a maioria das empresas com classificação de rendimento elevado continuassem a cumprir as suas obrigações de dívida. Os fundamentos empresariais parecem razoavelmente robustos nesta fase final do ciclo económico e uma recessão bem sinalizada significa que as empresas tiveram mais tempo para se prepararem. Na verdade, as expectativas para a economia europeia já são baixas, o que poderá oferecer margem para surpresas positivas, embora ainda pensemos que o mercado tem capacidade para ficar chocado com quaisquer dados fracos provenientes dos EUA.

Estamos conscientes de que o impacto desfasado do aperto monetário poderá ser sentido em 2024. Embora esperemos que os bancos centrais dos EUA e da Europa reduzam as taxas de juros nos próximos 12 meses, as empresas que necessitam de realizar refinanciamentos ainda enfrentam um salto no financiamento. custos, tendo em conta o nível baixo das taxas nos anos anteriores.

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

O impacto cumulativo disto poderá reduzir os lucros e encorajar as empresas a cortar custos. Dado que os mutuários de elevado rendimento tendem a ser mais fortemente representados por pequenas e médias empresas, bem como pelos sectores mais cíclicos, o crescimento mais lento será normalmente sentido de forma mais acentuada do que entre os mutuários com notação de investimento.

h2 Espalhe o movimento/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ao discutir a classe de ativos de alto rendimento, os comentadores falam muitas vezes sobre incumprimentos e, embora uma empresa que não cumpra as suas obrigações seja claramente indesejável, uma consideração mais ampla são os movimentos nos spreads (o rendimento adicional que uma obrigação de alto rendimento paga sobre uma obrigação governamental de valor semelhante). maturidade).

Juntamente com fatores empresariais individuais, os spreads das obrigações de elevado rendimento são fortemente influenciados pelo sentimento. No final de 2023, as expectativas de um cenário de aterragem suave concretizaram-se. Para que os spreads se contraiam (diminuam), é necessário que a inflação se comporte melhor e que as economias cresçam moderadamente. Isto aconteceu em meados da década de 1990, depois de o Fed ter aliviado as taxas, por isso não descartamos esta possibilidade. Contudo, qualquer evidência de recessão nos EUA e os spreads poderão aumentar (mais), potencialmente desfazendo qualquer efeito positivo do corte das taxas pelos bancos centrais.

Figura 1: As preocupações com a recessão precisam diminuir para que os spreads se contraiam ainda mais