O Cenário de Indefinição Política Reflete no IBOV

 | 25.08.2018 12:29

Em mais uma semana marcada por grande volatilidade causada por incertezas no cenário político interno, o IBOV andou e não saiu do lugar.

No diário segue respeitando a mm9 como guia do movimento, mas também respeita retração de 50% de fibo com importante suporte. Fechou sexta-feira deixando sombra superior após ter tocado a mm9, sinalizando falta de força para superar sua resistência.

No semanal, segue enrolado na região da mm9, fechando a semana com sombra inferior um pouco maior que a sombra superior, o que demonstra claramente o cenário de indecisão.

Abrindo o olhar para o cenário macro e levando em consideração a posição dos investidores estrangeiros que, historicamente, antecipam nossos movimentos (há quem diga que eles são o início do movimento) estando sempre posicionados no lado certo, notamos que desde o início do mês de agosto de 2018 os investidores estrangeiros vêm aumentando gradativamente suas posições compradas em contratos futuros do nosso IBOV, sendo que em 03/08/2018 estavam comprados em 86.110 contratos e no dia 23/08/2018, último dado informado pela B3, 172.953 contratos.

Fica claro que os investidores estrangeiros aproveitaram o período de correção do IBOV para dobrar sua posição comprada. Isso nos leva a crer, com base em dados históricos já mencionados anteriormente, que nosso IBOV deve ter, na próxima semana, um período de reação. Superando a máxima de sexta-feira e, por consequência, a resistência da mm9, abrirá espaço para um movimento mais acentuado em busca do teste da resistência da mm21 e, quiçá, mm200.

A manutenção do apetite comprador por parte do investidor estrangeiro, aliado com definições do cenário político interno, sendo um pouco otimista, podem levar nosso IBOV a um possível teste de topo na região de 81.750 pontos.