O Começo de Maio Será Decisivo para o Euro!

 | 30.04.2017 13:43

Assim como informado no meu artigo anterior: “Mais Volatilidade No Câmbio?”, a reta final de abril/ 2017 apresentou muita volatilidade, com destaque para a libra (GBP), o euro (EUR), e um pouco para o dólar (USD).

O fato que mexeu muito com o mercado de moedas foi a eleição presidencial na França, aonde que: Emmanuel Macron, e Marine Le Pen conseguiram avançar ao segundo turno.

Entre outros fatores, a força do resultado do candidato Macron no primeiro turno, ajudou o euro ganhar força, e se valorizar no final de abril.


Fatos Políticos e Econômicos

A aversão ao risco diminuiu no final de abril, principalmente devido aos discursos de Donald Trump que focaram mais na economia dos EUA, do que nos conflitos armados com a Síria, e com a Coréia do Norte.

O gráfico abaixo (que foi elaborado por mim) mostra uma correlação dos ativos mais procurados pelos investidores, em momentos de incertezas no mercado financeiro.

O índice VIX, o índice ZROZ, o índice DJMCMED, e o ouro demonstraram neste momento, um recuo na tendência de alta, que havia iniciada em meados de abril.

O índice VIX (que apresenta maior volatilidade entre todos os outros ativos nesse gráfico) mostrou uma queda mais acentuada no final do mês.


Gráfico Siuves COF