O Day After do Copom

 | 28.10.2021 06:00

Nada de novo para o mercado com essa taxa de juros já esperada após a questão do teto de gastos e inflação bem acima da meta.
 
A volatilidade vista recentemente no mercado brasileiro é compatível com a perda da âncora do teto de gastos.
 
O dólar subiu 3,5% na semana passada, fazendo do real a segunda pior moeda emergente no período, após o governo enviar ao Congresso a PEC dos precatórios com uma revisão da regra do teto de gastos para acomodar o novo programa social do governo, de R$ 400,00 por mês.
 
Além da deterioração fiscal em curso, pelo afrouxamento do “teto dos gastos”, temos também o IPCA-15 de outubro, o maior em 26 anos.
 
Ontem o mercado de câmbio acompanhou a queda do dólar no exterior à espera de um aumento de pelo menos 1,5 ponto porcentual na Selic. 
 
O dólar ontem fechou em queda de 0,31%, a R$ 5,555 na venda, depois de oscilar entre altas e baixas no decorrer de um pregão instável, pouco antes de uma das mais aguardadas decisões de política monetária dos últimos tempos.
 
Após fechamento do mercado o Copom aumentou a Selic em 1,5 ponto percentual, de 6,25% para 7,75%. Foi a sexta alta seguida da taxa Selic e a mais forte deste ciclo de aperto monetário. O Banco Central atuou para frear a elevação da expectativa de inflação para 2022.
 
Novos prolongamentos das políticas fiscais de resposta à pandemia que pressionem a demanda agregada e piorem a trajetória fiscal podem elevar os prêmios de risco do país.
 
No cenário externo, o ambiente tem se tornado menos favorável e a reação dos bancos centrais frente à maior persistência da inflação deve levar a um cenário mais desafiador para economias emergentes.
 
E para hoje decisão da taxa de juros na Europa com declaração da política monetária do BCE, PIB trimestral e pedidos iniciais de seguro desemprego nos EUA.
 
Agora é ver a questão dos precatórios para acompanhar a reação no câmbio a mais essa situação desconfortável para o mercado.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações