O Esquema Ponzi

 | 10.06.2020 10:21


Você assistiu àquele filme A Grande Aposta? Um amigo crítico de cinema disse que merecia Oscar. Eu concordo, embora não seja crítico de cinema. É um filme muito bom. Ainda melhor, a atuação do Christian Bale - claro, a Margot Robbie faz uma participação especial e também está muito bem, mas por outras razões.
 
Você deve se lembrar da história dos CDOs - instrumentos derivativos lastreados no mercado imobiliário americano e que só paravam em pé sob a premissa de que os ativos imobiliários iam seguir subindo pra sempre.
 
Bom... uma hora as casas pararam de valorizar, os mutuários pararam de pagar, o Lehman Brothers quebrou e a economia mundial colapsou.
 
Quem apostou contra o housing market americano quebrou a banca, mas, durante muitos meses (até anos, no caso do Michael Burry) quem estava vendido em CDOs sofreu e teve resultados abaixo do mercado, que vivia a exuberância irracional do mercado de subprime americano.
 
Eu quero chamar atenção para belíssima pirâmide financeira das “Startups”.
 
O esquema é disfarçado de grandes empreendimentos modernos, pessoas descoladas administrando os chamados Unicórnios, com cultura do "empreendedorismo" e da “economia colaborativa”
 
As empresas operam no prejuízo há anos. Até aí, um caminho natural para empresas de crescimento rápido. Uma empresa não deixa de existir em virtude de prejuízo contábil e sim por não gerar caixa.
 
Com um par de lentes projetado sobre a realidade para deixá-la com mais foco, é necessário enxergar o lucro, ainda que em um horizonte mais distante.
 
Entretanto, resultados financeiros  não apresentam nenhuma melhoria significativa.
 
Como conseguem operar? Simples: investidores injetam uma grande quantidade de capital na empresa anualmente, o que subsidia os custos.
 
Fundos de venture capital fazem aportes mais vultosos ainda na fase em que a empresa está começando a se desenvolver. Mais para frente entram os fundos de Private Equity.

Os fundos ganham dinheiro vendendo a participação na empresa, inclusive por meio da abertura de capital, quando ela passa a valer muito - e isso independe do fato de o negócio dar lucro ou não.
 
De onde vem o dinheiro?
 
A WeWork, por exemplo, não permite o consumo de carne bovina em seus escritórios devido à preocupação com o impacto ambiental. Mas não parece se importar com a origem do recurso injetado na empresa.
 
Boa parte dos anabolizantes vem da Arábia Saudita (do Mohammed bin Salman, aquele mesmo, que ordenou cortar em pedaços e dissolver no ácido o corpo do jornalista Jamal Khashoggi) que se tornou a maior fonte de capital para startups dos Estados Unidos.
 
O Softbank, administra U$ 100 bilhões com Vision Fund - fundo de investimento focado em tecnologia. Mais da metade é de origem Saudita, onde o fundo investe em aproximadamente 80 empresas, dentre elas, Uber (NYSE:UBER) e Wework.
 
Em algum momento teremos outro problema financeiro, já que bancos como Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley (NYSE:MS) não são apenas investidores destas Startups, mas também emprestam dinheiro à Arábia Saudita.
 
A maioria das Startups funcionam como um Esquema Ponzi, precisam de aporte anual para sobreviver.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em maio, o Softbank reportou o maior prejuízo de sua história, com perdas de 18 bilhões de dólares no Vision Fund.

O teatro, que já é pequeno e apertado, está ficando cada vez mais lotado.

E não tem saída de emergência.
 
O que temos para hoje?
 
Após uma tímida realização de lucros, mercados adotam tom de cautela à espera da decisão política monetária do Federal Reserve.
A atenção estará voltada ao comunicado e a possíveis revisões de projeção do PIB. O mercado espera manutenção de juros no intervalo de 0% e 0,25%.
 
No Brasil
 
O IPCA de maio será divulgado e pode definir o rumo das taxas futuras de juros logo na abertura do mercado. Para o Ibovespa, após uma realização de lucros na véspera, a abertura segue sem muita energia a priori, seguindo os pares internacionais.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações