O Fantasma Evergrande Volta a Assombrar as Bolsas Mundiais

 | 21.10.2021 07:46

h2 Ásia

As bolsas da região asiática encerraram seus pregões sem direção definida, com os investidores monitorando as ações da problemática incorporadora China Evergrande Group (HK:3333) China (OTC:EGRNY) em Hong Kong, que voltou a ser negociada após uma interrupção que durou mais de duas semanas.

A empresa endividada anunciou na noite de quarta-feira que o acordo para vender uma participação de 50,1% em seu negócio de serviços imobiliários para a rival Hopson Development Holdings havia fracassado. O acordo foi firmado em 1º de outubro e deveria ser concluído até 12 de outubro. O grupo Evergrande alegou que "tinha razões para acreditar que o comprador não tinha cumprido o pré-requisito para fazer uma oferta pelas ações da Evergrande Property Services". O negócio está listado na bolsa de Hong Kong e as regulamentações sobre valores mobiliários na cidade exigem que o comprador de 30% ou mais de uma empresa pública faça uma oferta de aquisição a todos os seus acionistas. A Hopson, em uma nota separada, refutou a versão da primeira e disse que estava pronto para comprar a participação, mas outras partes envolvidas no negócio tinham solicitado pedidos inaceitáveis para mudar os termos, incluindo uma demanda para que a Hopson destinasse os fundos integral diretamente para Evergrande, em vez de primeiro depositar o pagamento para a unidade de gestão imobiliária, como previsto no acordo prévio.

O conglomerado, que já ficou sem honrar vários títulos, também alertou “não há garantia de que o grupo será capaz de cumprir as suas obrigações financeiras”. Suas ações despencaram 12,54%. As ações do Evergrande Property Services Group, que também retomou as negociações nesta quinta-feira, despencaram 8,01%, enquanto as ações da Hopson saltaram 7,57%.

O índice Hang Seng, mais amplo, caiu 0,45%, para 26.017,53 pontos. Na China Continental, o Shanghai Composite subiu 0,22%, para 3.594,78 pontos, enquanto o Shenzhen Component caiu 0,05%, para 14.444,86 pontos.

No Japão, o Nikkei liderou as perdas entre os mercados da região ao cair 1,87%, fechando em 28.708,58 pontos, enquanto o índice Topix caiu 1,32%, para 2.000,81 pontos. O primeiro-ministro Fumio Kishida, deu mensagens mistas sobre suas políticas e medidas do "novo capitalismo", que incluem promessas de reduzir as disparidades de renda. Isso foi pouco para tranquilizar os mercados.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,19%, fechando em 3.007,33 pontos.

Após registrar ganhos ao longo do dia, o ASX200 mergulhou repentinamente pouco antes do fechamento e terminar apenas 1,7 pontos acima, alta de 0,02%, em 7.415,40 pontos, com ações de energia, saúde e consumo pesando sobre o benchmark.

Uma atualização trimestral para a empresa petrolífera Santos revelou que a empresa atingiu um recorde de US$ 1,5 bilhão em receitas nos três meses até setembro, após a alta dos preços das commodities, embora as ações tenham caído 1,1%, para US$ 7,20. Oil Search (ASX:OSH) caiu 1,1% e Woodside Petroleum (ASX:WPL) caiu 2,3%. As mineradoras também sucumbiram. BHP (ASX:BHP) caiu 0,5%, Fortescue Metals Group (ASX:FMG) recuoou 0,8% e Rio Tinto (ASX:RIO) (SA:RIOT34) fechou em baixa de 1,5%.

A Fitch Solutions divulgou um relatório dizendo que dólar australiano permanecerá sob pressão devido à incerteza da China.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 0,42%.

h2

Europa/h2

As bolsas europeias recuam nesta quinta-feira, conforme as preocupações com o setor imobiliário chinês voltaram à tona, enquanto os investidores também monitoraram uma grande quantidade de empresas divulgados lucros corporativos muito bem vindos.

O pan-europeu Stoxx 600 cai 0,26% na sessão matinal, com recursos básicos caindo, enquanto ações ligadas à bens domésticos sobem.

O alemão DAX 30 cai 0,20%, o francês CAC 40 cai 0,24% e o FTSE MIB da Itália perde 0,23%. Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha recua 0,73% e o PSI de Portugal cai 0,59%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,39%, puxado principalmente pelas mineradoras listadas na LSE. Anglo American (LON:AAL) despenca 4,4%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 1,9%, enquanto as gigantes BHP Group PLC (LON:BHPB) (SA:BHPG34) e Rio Tinto (LON:RIO) (SA:RIOT34) operam em baixa de 3,6% e 3,4%, respectivamente. As produtoras de petróleo BP (LON:BP) (NYSE:BP) e Royal Dutch Shell (AS:RDSa) (NYSE:RDSa) caem 1,2% e 0,9%, respectivamente.

h2
EUA/h2

Os futuros dos índices de ações caem nas negociações matinais de quinta-feira, depois que o Dow Jones Industrial Average retomou seu recorde de alta em meio à sólidos lucros corporativos.

O índice que agrupa 30 ações saltou cerca de 150 pontos para bater um recorde intradiário na quarta-feira, ultrapassando seu pico em meados de agosto fechando em 35.609,34 pontos, alta de 0,43%. O S&P 500 subiu 0,37%, o sexto dia positivo consecutivo, ficando apenas 0,2% abaixo de sua máxima histórica. O Nasdaq Composite, de alta tecnologia, fechou a sessão de quarta-feira em ligeira baixa de 0,05%, em 15.121,70 pontos.

Um início sólido da temporada de balanços no terceiro trimestre ajudou os investidores a deixar para trás o nervosismo de setembro, mesmo com as preocupações com a inflação, covid-19 e economia da China ainda persistindo. Os investidores tem monitorado a temporada de balanços do terceiro trimestre para avaliar o crescimento dos lucros, bem como sinais de pressões sobre os custos e interrupções na cadeia de suprimentos. Das aproximadamente 70 empresas do S&P 500 que relataram resultados até agora, 86% registraram lucros que superaram as expectativas dos analistas, de acordo com o Refinitiv.

Na frente dos resultados, a International Business Machines (NYSE:IBM) (SA:IBMB34) ou IBM viu suas ações caírem mais de 5% no "after-market", após perdas de receita no terceiro trimestre em seus dois principais segmentos, negócios em nuvem e software cognitivo, ficando aquém das estimativas, oferecendo uma perspectiva cautelosa, enquanto as ações da Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) caíram ligeiramente na sessão vespertina de quarta-feira, mesmo depois que a fabricante de carros elétricos registrou ganhos e receitas recordes no terceiro trimestre, que superaram as expectativas.

Algumas autoridades do Federal Reserve, incluindo os governadores do Fed Christopher Waller e Randal Quarles e a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, tem sugerido sugerindo nos últimos dias, bases para o aumento das taxas de juros no próximo ano, se a inflação alta persistir.

Na quarta-feira, a Food and Drug Administration autorizou doses de reforço das vacinas contra Covid-19 da Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) (SA:JNJB34) e Moderna (NASDAQ:MRNA) (SA:M1RN34), um passo crítico na distribuição de doses extras para dezenas de milhões de pessoas. Os reguladores dos EUA também aprovaram a “mistura e combinação” das vacinas.

No calendário econômico, o Fed de Filadélfia anuncia seu Índice de Atividade Industrial às 9h30, juntamente com os números de pedidos iniciais de seguro-desemprego. Às 11h00 teremos três dados a serem divulgados. O primeiro é Consumer Confidence, que mede o nível de confiança dos consumidores na atividade econômica. É um indicador importante, pois pode prever os gastos do consumidor, que é uma parte importante da atividade econômica. No mesmo horário, sairá o CB Leading Index ou Índice de Indicadores Antecedentes, relatório que compreende 10 índices já divulgados no país e que resumem a situação da economia americana e servem como prévia para o desempenho da economia e para finalizar, será divulgado os números de vendas de casas existentes.

h2

Criptomoedas/h2

O Bitcoin atingiu um novo recorde na quarta-feira, com os investidores aplaudindo o lançamento bem-sucedido do primeiro fundo negociado em bolsa de futuros de bitcoin dos EUA.

A maior criptomoeda do mundo subiu 3,9% para US $ 66.398,25 por volta das 17h00 (horário de Brasilia), de acordo com a Coin Metrics. A moeda ultrapassou o nível de US $ 66.900 na quarta-feira, batendo o recorde intradiário anterior de $ 64.899 estabelecido em meados de abril.

O Ethereum subiu 7,4% e ultrapassou o nível de US $ 4.000. A segunda maior criptomoeda do mundo foi negociada a US $ 4.104,61, aproximando-se de sua maior alta intradiária de todos os tempos de US $ 4.380 em maio.

O ETF ProShares Bitcoin Strategy, que rastreia contratos futuros de bitcoins atrelados ao preço futuro da criptomoeda, subiu quase 5% em seu primeiro dia de negociação na terça-feira.

Vários investidores em bitcoins querem agora um ETF que monitore os preços à vista, em vez de futuros.

Na manhã desta quinta-feira, o Bitcoin cai 0,49%, para US $ 66.111,00, o Ethereum sobe 4,17%, para US $ 4.279,55, enquanto o XRP e Litecoin sobe 0,59% e 1,17%, respectivamente.

h2

Índices futuros - 7h30/h2

Dow Jones Futuros: -0,33%
S&P 500 Futuros -0,28%
Nasdaq 100 Futuros: -0,16%

h2
Commodities/h2

MinFe Dailan: -8,70%
Brent: -1,12%
Petróleo WTI -0,65%
Soja: -0,44%
Ouro: +0,12%
Bitcoin: -0,49%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações