O Ibovespa Parou de Cair?

 | 10.11.2021 10:57

Faz 5 meses que o Ibovespa não para de cair! O Investidor já pode estar ficando incomodado e descrente com a descida do nosso principal índice acionário.

Foi um recuo de -21% aproximadamente. O movimento pode ter sido influenciado pelos ruídos políticos e econômicos.

Uma inflação que não para de acelerar, levou o Banco Central a iniciar uma escalada acentuada da taxa básica de juros nas últimas reuniões. Com a renda fixa pagando melhor, este pode ter sido um dos argumentos para o Investidor fazer a sua realocação com menos risco.

Brasília também não dá trégua! Ainda poderemos ter um cenário bastante tumultuado para o ano que vem, com as eleições polarizadas, por enquanto, entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário Jair Bolsonaro (sem partido), mas uma 3ª via poderá surgir e angariar mais eleitorado do que o subestimado pela crítica. Uma possível chapa entre o ex-juiz Sérgio Moro e o ex-procurador Deltan Dellagnol teria força?

Ontem, ainda foi aprovada em votação do 2º Turno no Congresso a PEC dos Precatórios. Uma manobra fiscal para não estourar o teto de gastos e abrir espaço para o Auxílio Brasil. Uma espécie de Bolsa Família remodelada e com a assinatura de Bolsonaro, visando aumentar a ajuda monetária para os mais necessitados.

O texto ainda precisa ser aprovado em 2 turnos também no Senado. O que pode criar uma dúvida na cabeça no investidor foi o “custo político” para que a PEC fosse aprovada com margem estreita. E também, este seria o último movimento para equilibrar as contas públicas ou teremos mais manobras daqui pra frente?

Se caso o cenário Fiscal parar com a aprovação desta PEC, o mercado poderá se acalmar.

Para tentar desenhar a Bolsa na sua cabeça, vamos dar uma olhada no Gráfico Semanal do IBOV.

Notamos como a cotação está neste momento em uma região de interesse do Mercado, entre os 107.100 pontos até os 105.800 pontos.