O Impacto da Posse de Biden Para o Bitcoin

 | 05.02.2021 11:25

A posse do presidente americano Joe Biden, junto com a tomada do Senado pelo Partido Democrata, deve gerar um grande fluxo de dinheiro para a economia americana. É notório que os Democratas são muito mais favoráveis às medidas econômicas mais expansionistas, e isso deve fazer com que as propostas com esse viés sejam aprovadas mais rapidamente. O grande ponto aqui é que esse dinheiro será injetado de maneira "artificial", ou seja, sem que de fato tenha gerado algum valor, algum produto ou serviço. Quando você cria dinheiro "do nada", é comum vermos uma perda no poder de compra, pois o dinheiro passa a valer menos.

Por outro lado, o governo parece não conhecer uma alternativa viável. Apesar da vacinação estar andando a passos largos nos EUA, o número de mortes diárias ainda está bem alto e os 10 meses de pandemia causaram um enorme rombo nas economias de milhões de famílias. Dezenas de milhões de pessoas perderam os seus empregos e milhares de empresas foram obrigadas a fechar. Esse efeito bola de neve pode ser devastador para o país. Por isso, injetar dinheiro, rapidamente, na economia parece ser um remédio que, apesar de causar efeitos colaterais, em um primeiro momento irá ajudar os americanos a se recuperar.

Além disso, a nomeação da Janet Yellen para a tesouraria do Governo está levando o mercado a ter confiança que políticas fiscais e monetárias mais "dovish" sejam adotadas para os próximos 4 anos. Tais políticas têm como objetivo fortalecer a economia do país, mantendo as taxas de juros baixas que tendem a estimular a economia. O lado negativo, nesse caso, é que existe uma forte tendência de aumento na inflação. Por isso, a expectativa é tão positiva para o mercado de criptomoedas . Falando, especificamente, do Bitcoin, uma das suas principais características é que a sua emissão é limitada e 100% previsível. Nele, não é possível acelerar ou aumentar a velocidade de "impressão". Na prática, isso torna o Bitcoin uma moeda deflacionária, indo de frente com o cenário americano atual. A tendência de preço, para longo prazo, é de valorização. É importante lembrar que correções são extremamente comuns e até saudáveis para o mercado. Nenhum ativo sobe direto sem passar por ajustes. Por isso é tão importante ter calma e calcular bem o percentual do seu portfólio que será alocado em criptomoedas.

Na parte regulatória, também existem boas notícias: a recente nomeação de Hary Gensler para o cargo de Chairman da SEC (equivalente à nossa CVM) foi muito bem vista pela comunidade cripto. Gensler é um entusiasta das criptomoedas e inclusive já deu aulas sobre blockchain no MIT, uma das mais respeitadas Universidades do país.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações